Ao melhor estilo Monza!!! ultrapassagem atrás de ultrapassagem.



O autódromo virtual de Monza, Itália, tradicional circuito italiano, de alta velocidade, recebeu a segunda etapa da VTCC pela VORC Series. 24 pilotos largaram na primeira corrida.

CLASSIFICAÇÃO
Na classificação o líder do campeonato, Gustavo Frigotto, mostrou que não é líder por acaso e cravou a pole da etapa. Felipe Granado, até então terceiro colocado no campeonato, fecha a primeira fila da Paraguay Racing AV.


BATERIA 1
O grande medo da freada na curva 1, uma apertada chicane, foi em vão. A freada da segunda chicane, então, seria o problema, certo? Não!

 O primeiro incidente de maiores proporções da corrida aconteceu entre as duas chicanes, na grande curva que as liga. Kleber Stippi, da BenKleR, ao tentar buscar um inexistente espaço por fora de Anderson Medeiros, piloto da BSP Racing, tocou a grama e ficou de lado na pista, obrigando vários pilotos a buscarem um espaço para escapar de um segundo acidente. Nem todos conseguiram e tiveram mais pilotos dando toques ou escapadas da pista para evitar o acidente. Dentre eles o, naquele momento, vice-líder do campeonato, Neto Silva, também da BSP Racing. Porém todos conseguem voltar e buscar um bom posicionamento para a largada 2 da noite.

Mais à frente disputas acirradas, principalmente pela última posição da inversão de grid, a 8ª, que daria ao piloto a posição de honra na segunda bateria.
E foi de Werner Marote a conquista! Após muita disputa, a principal delas com Emerson Czerkawsky, o piloto fechou a bateria na posição de número 8 e garantiu a largada na posição 1 na bateria 2.
Frigotto fez corrida sólida e, mesmo após perder a ponta na largada, ainda na primeira volta reconquistou-a e levou até o fim assim. Fechando a trinca da Paraguay Racing AV, Rodrigo Zanga e Felipe Granado subiram ao pódio.


BATERIA 2
Largada também conturbada, com alguns incidentes na parte final do pelotão, mas novamente os pilotos seguindo a tônica da VORC e tendo poucos abandonos durante a bateria.
Na frente, Frigotto assume a ponta ainda no início da corrida e não mais foi incomodado, garantindo mais uma vez duas vitórias em duas baterias. Foi a quarta vitória dele em quatro etapas do campeonato, deixando-o líder isoladíssimo na classificação.
Se Neto teve problemas na primeira bateria, na segunda foi a vez de Granado ter problemas. O piloto se envolveu em um pequeno toque em disputa com Bento Rosato, porém mesmo pequeno foi suficiente para desequilibrar o carro e o piloto “se explodiu” na barreira de pneus, sendo forçado a abandonar a prova e deixando novamente a disputa nas posições principais da tabela de classificação indefinida.

A pista de Monza proporcionou disputas em todas as posições do grid, visto grande proximidade dos tempos. Porém o piloto que mais se destacou, sendo inclusive levado à cabine de transmissão após a corrida, foi Werner Marote, que fez sua estreia no campeonato com duas atuações incríveis! Na segunda bateria o piloto foi responsável por deixar a disputa do pódio absurdamente estonteante, por cerca de 20 minutos com Bento Rosato, que ultrapassou para garantir a segunda posição do pódio, depois por mais algumas voltas com Neto Silva (que conseguiu, também, garantir o pódio após se recuperar do incidente da bateria 1 e sair da décima-quinta posição na bateria 2 para conquistar a terceira posição) e no final da bateria com Ernesto Brock, que fez duas boas baterias, garantindo bons pontos para a sequência do campeonato. 

CAMPEONATO DE PILOTOS
Gustavo Frigotto segue soberano após vencer as quatro baterias do campeonato, abrindo 46 pontos de vantagem para Neto Silva que vem na vice liderança do campeonato.
Ernesto Brock vem com 76 pontos em terceiro no campeonato.



CAMPEONATO DE EQUIPES
A BSP Racing é a lider do campeonato com 149 pontos, contra 131 da Paraguay Racing AV 4, em terceiro também vem uma das equipes da Paraguay porém sendo o time principal, com 103 pontos em 4 baterias.


PRÓXIMA ETAPA
O Campeonato segue na Italia, desta vez no circuito de Enna Pergusa, um circuito localizado em volta de um lago, circuito rapido, porém com bastante chicanes.

VT DA ETAPA