Felipe Lima domina etapa de Gotemburgo pela Formula E


A VORC Series estreou um novo dia em sua grade de competições, agora com a terça-feira, e a Formula E chegou com os novos Gen 2 para o campeonato. Foram 19 carros nas ruas de Gotemburgo na Suécia onde a categoria fez sua estréia nesta T1.

QUALIFICAÇÃO:
Felipe Lima foi o grande destaque com sua MS-2, fazendo o tempo de 41,575 na pole position, Sidney Santos foi o segundo com 41,978, o peruano Renzo Sanchez cravou o terceiro lugar, com Cristiano Gomes no quarto posto, completaram o TOP 10, Cyro Santana, Tito Tomey, Emerson Czerkawsky, Vinicius Gonçalves, Leonardo Ferreira e Thiago Rodrigues.




CORRIDA:
Já na volta de apresentação as bizarrices começaram, Thiago Rodrigues conseguiu a façanha de bater o carro, com isso Alexandre Oliveira também tocou outro carro que ficou lento por causa de Thiago.
Felipe Lima larga bem, consegue fazer bem a curva 1 e foge da confusão, Renzo Sanchez foi um que até parecia ter queimado a largada de tão bem que saiu, mas foi cautelo-so e se manteve em terceiro,  Cyro Santana se toca com Sidney Santos e o piloto da 4EverBr perde a asa dianteira de seu carro, Achylles Junior vem feito um pombo sem asa e acerta os carros de Cristiano Gomes e Leonardo Ferreira.
A etapa parecia ser um show de horrores por parte dos pilotos da MTech, Achylles Junior conseguiu bater na entrada dos boxes e fechar a entrada, travando Alexandre Oliveira, Rodrigo Yoshihara e Thiago Rodrigues na entrada dos boxes.
Felipe Lima relargou bem, mas foi necessário uma amarela técnica por causa de um problema técnico, mas logo voltando para a relargada para a sequência.
Thiago Rodrigues bate forte e causa a terceira amarela da etapa.
Vinicius Golçalves erra e acaba perdendo o quarto lugar para Emerson Czerkawsky e na sequencia teve de duela com Cristiano Gomes.
Restando 27 minutos mais uma amarela, gerada por Alexandre Oliveira que ao tentar passar por Rogerio Reis rodou e se enroscou com Jesus Neto.
Restando 20 minutos Tito Tomey acabou relando no muro e rodando ficando ao contrario na pista e causando a quinta amarela da noite.
Faltando 10 minutos em nova amarela, Lima era o líder, com Sanchez, Czerkawsky, Gomes e Santana formando o TOP 5.
Na relargada Cyro Santana ao melhor estilo Michael Phelps mergulha jogando a corrida de Emerson Czerkawsky ao lixo por uma manobra do piloto da 4EverBr totalmente equivocada. Tendo o piloto ainda prejudicado Vinicius Gonçalves por causa do carro engatado.
A briga pelo quarto lugar vinha boa a 3 minutos do fim, Tito Tomey vinha se defendendo dos ataques de Paulo Rodrigues, com o português levando a melhor sobre o peruano da OWL Racing.
Tito Tomey que vinha em quinto, bate e perde a roda do carro, fim de prova.
No final da prova o peruano Renzo Sanchez começa a perder rendimento e acaba caindo ao quarto lugar na prova.
Ao final de 45 minutos, Felipe Lima que não vou ninguém na sua frente e depois de 6 bandeiras amarelas, vence a primeira etapa da Formula E Gen 2, com Cristiano Gomes fechando no segundo lugar e Paulo Rodrigues conquistando o seu primeiro pódio na VORC Series em terceiro.




PROTESTOS E PUNIÇÕES:
Protestos:
E.Czerkawsky > S.Santos - +10s, +1pt carteira, não respeitar a sinalização de bandeira azul.
E.Czerkawsky > C.Santana - +20s, +2 pts na carteira, causar acidente
J.Neto > S.Santos - +30s, +3 pts na carteira, Desrespeitar procedimento geral previsto no Briefing (Fechou saoda dos boxes em bandeira amarela)
Direção > S.Santos - +10s, +1 pt na carteira, corte da linha de saída dos boxes.
Direção > R.Sanches - +10s, 0pt na carteira, Analise de corte da curva 1.
Direção > V.Gonçalves - +30s, 0pt na carteira, Analise de corte da curva 1.
Direção > P.Rodrigues - +5s, 0pt na carteira, Analise de corte da curva 1.
Direção > C.Santana - +20s, 0pt na carteira, Analise de corte da curva 1.





CAMPEONATO DE PILOTOS:
Felipe Lima inicia o campeonato com a liderança, com 25 pontos, Cristiano Gomes fez 20 pontos, e Paulo Rodrigues começa o campeonato em terceiro com 16 pontos.




CAMPEONATO DE EQUIPES:
Com a vitória de Lima, a MS-2 Motorsports começa a temporada com 25 pontos, tendo a Calango Racing 20 pontos, e a Time XtraBe iniciando com 16 pontos.




VT DA ETAPA:
Confira na integra o vt da transmissão da XtremeTV




PROXIMA ETAPA:
Na segunda etapa, uma etapa nostálgica na categoria, Phoenix será o palco da etapa, no circuito de rua onde a F1 correu entre 89 e 91, circuito de grandes disputas e corridas, com isso a única etapa sem ser em solo europeu da Formula E da VORC Series será esta.