Entramos na reta final! A Vorc realizou
nesta última quarta feira a penúltima etapa da T2/2017 do campeonato da Cart
Series. Com as duas últimas corridas sendo disputadas em território norte-americano
o palco da vez foi o circuito misto de Mid Ohio e suas sinuosas curvas em S e
asfalto recheado de bumps. Na disputa pelo título Bruno Miranda e Diego Said
chegaram para esta etapa com 13 pontos separando os dois pilotos. Quem será que
levou a melhor? Confira abaixo no relato da corrida.
Classificação
Durante a
sessão de classificação destaque absoluto para a volta voadora de Diego Said, o
piloto foi o único a baixar da casa de um minuto e oito segundos e cravou a
pole position com o incrível tempo de (1:07.818). Bruno Miranda, o líder do
campeonato, foi o piloto que mais se aproximou e completou a primeira fila com
excelente volta em (1:08.278), em terceiro Yannes Zola com o tempo de
(1:08.820), seguido por Ricardo Prediger (1:08.858) e Pedro Ulisses (1:09.861).
Rafael Gonçalves abriu a terceira fila largando na sexta posição registrando
(1:09.975), tendo ao seu lado o piloto Wendel George (1:10.139). Fechando o top
10 Neto Silva (1:10.737) e Anderson Medeiros (1:10.958).
Nota: Levi
Ávila, que havia registrado seu melhor tempo em (1:09.916), excedeu o limite
máximo de voltas no qualy e foi penalizado, com isso o piloto largou na 18º e
última posição.
Corrida
Por motivos
de segurança a largada lançada foi deslocada para a reta oposta e quando o
safety car recolheu as bandeiras verdes foram agitadas dando início aos 50
minutos de prova. Os pilotos fizeram uma boa largada completando as duas
primeiras curvas sem maiores incidentes, o único toque registrado na largada
envolveu o piloto Wendel George, que foi atingido, acabou indo para a grama,
mas conseguiu retornar à prova.
Diego Said e
Bruno Miranda largaram muito bem e conseguiram manter suas posições. Yannes
Zola e Ricardo Prediger completavam os quatro primeiros. Boa largada foi a de
Neto Silva, o piloto ganhou três posições e agora ocupava a quinta colocação.
Raphael Arqueti também conseguiu fazer várias ultrapassagens nos primeiros
metros e conquistou seis posições na primeira volta.
Felipe
Granado vinha na oitava colocação seguindo de perto Rafael Gonçalves e Ernesto
Brock quando num pequeno erro acabou abrindo demais uma curva e acabou
escapando para fora da pista, retornando na décima segunda posição.
O elevado
nível de dificuldade para domar os carros de extrema potência entre as curvas
de S e os bumps da pista ocasionavam alguns erros individuais. Sabedores de que estavam andando na corda
bamba os pilotos adotavam paciência e cautela ao tentar fazer ultrapassagens.
O primeiro
abandono da noite foi registrado pelo piloto Wendel George, o piloto que vinha
tendo dificuldades após um incidente na largada sofreu uma quebra de motor ao
efetuar uma troca de marchas errada.
Nos primeiros
oito minutos de prova Diego Said conseguiu construir uma vantagem de dois
segundos e meio sobre Bruno Miranda, que por sua vez já tinha uma confortável
vantagem de cinco segundos sobre Yannes Zola. Enquanto isso Rafael Gonçalves e
Emerson Czerkawsky continuavam travando uma bela batalha pela quinta posição.
Outro que se dava bem na prova era Levi Ávila, o piloto da Team Schnell, após
ser punido e largar em último vinha fazendo excelente corrida de recuperação
conquistando várias posições, chegando a ocupar a sétima colocação após bela
manobra de ultrapassagem sob Ernesto Brock.
Ricardo
Prediger também vinha se aproximando consideravelmente de Yannes Zola e agora
passava a ameaçar seriamente o terceiro colocado.
Restando 36
minutos para o fim da prova, Levi Ávila cometeu um erro ao tentar atacar o
sexto colocado e acabou causando uma colisão lateral. Com a batida o carro da
Schnell ficou rodado na pista e foi acertado por outro piloto, perdendo o bico
de seu carro e jogando assim fora todo progresso que havia conquistado.
Aos 34
minutos de prova a bandeira amarela foi agitada em todo o circuito e o safety
car foi para a pista em virtude de um acidente envolvendo o piloto Paulo Maeda
que ficou com seu carro parado em local perigoso na reta principal. Os pilotos
aproveitaram o momento para antecipar as paradas de pit para reabastecimento e
troca de pneus. Como optou por não parar durante a bandeira amarela Bruno
Miranda assumiu a liderança.
A relargada
se deu quando o cronômetro marcava 28 minutos para o fim da prova e, mais uma
vez, os pilotos deram exemplo de respeito mútuo e retomaram o ritmo de prova
sem provocar acidentes. Enquanto Diego Said imprimia forte ritmo para alcançar
Bruno Miranda e não demorou muito para que o vice líder do campeonato
reassumisse a ponta da corrida. Miranda, aliás teve uma estratégia de pits
diferente dos demais pilotos e perdeu algumas posições, contudo o piloto voltou
em bom ritmo e conseguiu se restabelecer em quarto, logo atrás de Emerson
Czerkawsky.
Enquanto isso
a disputa seguia quente na quinta colocação entre Raphael Arqueti, que havia
acabado de ultrapassar Rafael Gonçalves e que agora era atacado por Yannes
Zola. Gonçalves, até tentou uma manobra para retomar a quinta colocação, mas
destracionou seu carro na parte suja da pista e acabou dando um leve toque no
muro, entretanto foi o suficiente para que ele danificasse a suspensão de seu
carro e precisasse se dirigir aos boxes para efetuar reparos. Mas o alívio de
Arqueti não durou muito tempo, o piloto se viu pressionado por seu companheiro
de equipe, Felipe Granado, e na tentativa de se defender dos ataques destracionou
seu carro e precisou tirar o pé para não sair da pista. Granado, que vinha
fazendo excelente corrida, se aproveitou do momento para assumir a quinta
colocação e abrir vantagem.
A corrida
seguiu para seu fim com a vitória de Diego Said, deixando viva a luta pelo
título da categoria até a última etapa. Completando o pódio, em excelente
corrida, apareceu Ricardo Prediger. Em terceiro Bruno Miranda, que conseguiu
ultrapassar Emerson Czerkawsky nos momentos finais da corrida.
Na quinta
colocação completou Yannes Zola, acompanhado de Felipe Granado, Ernesto Brock e
Raphael Arqueti. Levi Ávila e Neto Silva completaram os dez melhores colocados.
Diego Said
ainda levou os pontos extras pelo maior número de voltas lideradas (34) e pela
volta mais rápida da corrida (1:09.212). O ponto extra para o top climber da
corrida foi para Raphael Arqueti e Levi Ávila, ambos conquistaram 11 posições
no transcorrer da prova.
Abandonaram
em virtude de acidentes: Anderson Medeiros, Wendel George, Paulo Maeda, Wagner
Antonelo, Lucas Berti, Pedro Ulisses e Rafael Gonçalves.
No campeonato de equipes, Bruno Miranda continua na liderança porém Diego Said conseguiu ficar a apenas 4 pontos deixando a briga em total aberto para a ultima etapa.
Ricardo Prediger ainda continua com chances de titulos, mas precisa de uma combinação muito forte de resultados para sair com o titulo.
Já no de equipes, a Black Wings RT pula para ponta, em uma briga que vai ser bem acirrada, já que a Team Schnell é vice lider apenas 3 pontos atrás e a BMRS Motorsports vem com 8 pontos de desvantagem.
A Cart Series
volta no dia 07/06 para a última etapa do campeonato, no circuito oval de Fontana,
Estados Unidos.
VT da Etapa