A VORC Series voltou a ativa neste temporada depois das férias de final de ano, e, para um começo de ano, nada melhor que um campeonato icônico com os BTCC baseado nos carros do final dos anos 90, época de ouro da categoria inglesa, e assim nasceu a OLD BTCC abrindo a temporada em Donington Park.
QUALIFYING
Ao todo 21 carros dos 24 inscritos inicialmente (para segunda etapa já são 32) estiveram para a etapa inicial.
A Pole position ficou com Gustavo Frigotto correndo pela Paraguay Racing AV 2 que ficou logo a frente de Rodrigo Kbessa da BenKleR Racers. No geral os 8 primeiros andaram dentro do mesmo segundo.
BATERIA 1
A corrida começou movimentada e alguns pequenos toques foram acontecendo dentro da dificuldade de ultrapassagem do circuito inglês e alguns carros também saindo da pista na primeira volta.
Na volta 5 Rodrigo Kbessa cai posições após ficar na chicane da ultima curva.
Na sétima volta um incidente com Tonga Guardia que acabou se enroscando com Gilson Rodrigues após Tarso Marques rodar logo a frente deles.
Passando da metade da prova Frigotto seguia líder da prova, com Procópio (que substituía Enzo Sofiato) e Anderson brigando pela ponta na chicane, onde Procópio e Anderson se tocam, mas o piloto da Benkler leva a melhor, mas na sequencia na volta 14 Luciano Araujo e Procópio não se comunicam bem, e o companheiro de equipe de Procópio acaba fazendo com que Anderson Medeiros retome a segunda posição.
Gustavo Frigotto vence a primeira bateria da corrida, seguido de Procópio que conseguiu fazer a ultrapassagem em cima de Anderson Medeiros que fechou o pódio em terceiro lugar.
BATERIA 2
Com Emerson Czerkawsky da HVM Racing Team saindo da pole, dividindo a primeira fila com Tarso Marques da Chrome Racing.
Na primeira curva Emerson Czerkawsky pula para ponta da prova, após a primeira volta Czerkawsky seguia na ponta da prova, com Gilson Rodrigues que deu um pulo para segundo, com Rodrigo Kbessa em terceiro.
Na quinta passagem uma confusão generalizada entre Tarso Marques, Gilson Rodrigues e Jesus Neto e Tonga Guardia acabou virando um multiplo acidente com Jesus ficando na brita.
Na sétima volta, Rodrigo Kbessa partiu o ataque para cima de Czerkawsky em busca da primeira posição, quando um toque fez que Kbessa esperasse Czerkawsky e com isso Frigotto se aproxima e passar por Kbessa ainda com Gilson Rodrigues chegando junto na briga.
Na volta 9 Gustavo Frigotto assume a ponta em cima de Emerson Czerkawsky.
Na 11ª volta Kbessa consegue a ultrapassagem, mas leva um X de Emerson Czerkawsky.
Na volta 13 Kbessa leva outro X ao tentar ultrapassar Czerkawsky, enquanto Thiago Procopio se toca com Gilson Rodrigues, jogando o piloto da BSP Racing 2 para fora da pista.
No final, a briga pelo segundo lugar ficou intensa entre Emerson Czerkawsky, Rodrigo Kbessa e Ernesto Brock.
Ao final das 18 voltas Gustavo Frigotto vence sua segunda corrida na noite, seguido de Rodrigo Kbessa e Emerson Czerkawsky que fechou a corrida em uma batalha contra Ernesto Brock pelo terceiro lugar.
PUNIÇÕES
Não houve protestos.
CAMPEONATO DE PILOTOS
Gustavo Frigotto já inicia o campeonato na liderança com 21 pontos de vantagem sobre Ernesto Brock com Rodrigo Kbessa.
CAMPEONATO DE EQUIPES
A Paraguay Racing AV 2 pula para a ponta do campeonato com 45 pontos contra 38 pontos da BenKleR Racers e a terceira colocada BSP Racing 2.
PRÓXIMA ETAPA
A próxima etapa será no circuito de Brands Hartch na sua versão Indy.
VT DA ETAPA