Fontana reabre temporada da IMSA com corrida em alto nível.



Depois de uma longa espera de duas mini temporadas, a IMSA Series voltou a VORC Series no ultimo dia 15, depois de 36 horas de inscrições as vagas já haviam acabado e alguns pilotos ficado de fora.
O Gp de Fontana em seu traçado Road Course também conhecido como Roval, trouxe a pista 33 dos 34 pilotos inscritos no campeonato. Para um desafio de duas horas.

QUALIFICAÇÃO
Contando com 3 categorias, na DPI, Felipe Lima foi o pole position, seguido de Bruno Fernandes, enquanto na GTLM, Thiago Procópio foi o mais rápido, com João Hebert em segundo lugar. E fechando a terceira classe na GTD, Edgar Horst Jr foi o pole position, em uma dobradinha da MTech Academy, já que Sidney Santos foi o segundo colocado.

DPI


GTLM 


GTD 


CORRIDA
A etapa começou com 33 carros, mas logo de cara com problemas, os pilotos Paulo Tempera e Marco de Andrade foram os primeiros a cair com problemas técnicos.
A corrida foi seguindo de forma bem tranquila, porém as disputas foram acontecendo ao longo da prova, com excessão da GTLM onde Thiago Procopio foi dominante, na DPI, a corrida chegou a ter 5 pilotos na liderança, de 10 que compõem a catogoria, já na GTD, outros 3 pilotos foram lideres com a maioria das voltas indo a Edgar Horst Jr.
Pouco antes da metade da prova uma amarela, foi de suma importância para as mudanças de estratégia na corrida, mas o ritimo de prova era tão bom entre os pilotos, que só foi haver uma nova amarela bem no final da corrida, onde a mesma terminou em amarela.
Ao final da corrida, as analises de cortes no trecho final da pista, caiu severamente encima dos pilotos e com isso mudou bastante coisa nos resultados.
Com isso na DPI, Bruno Fernandes da Fitness Snow Schatten foi o vencedor da prova, com Ernesto Brock (HVM Racing Team) herdando o segundo lugar e Cristiano Gomes (Calango Racing) fechando o pódio.
Na GTLM, Thiago Procopio (Fitness Snow Schatten), Wendel George (CTE Racing HVM), e Luciano Rocha (#268 Racing) concluíram a corrida entre os 3 primeiros.
Enquanto isso na GTD, John Martins (Herdez Competition) foi o vencedor, com Edgar Horst Jr (Mtech Academy) foi o segundo colocado, enquanto Cadu Maciel
 foi o terceiro colocado da etapa americana.

DPI 


GTLM 

GTD 

PROTESTOS E PUNIÇÕES
W.Marote > F.Lima – Indeferido, o piloto do #87 foi considerado culpado pelo toque, por fazer o traçado em linha reta de forma desnecessária enquanto se via um protótipo fazendo a linha da esquerda querendo passar.

F.Lima > W.Marote – N2, +20s 2 pts carteira, - O piloto acaba batendo na traseira do carro #7

F.Lima > W.Marote – N1, +10s 1 pts carteira, - Apesar da não obrigatoriedade da bandeira azul, o piloto do #87 faz um traçado em linha reta ao invés do bom senso de facilitar a ultrapassagem ao #7, lembrando que o numero 7 é de uma classe maior, e não haveria a necessidade de “defender” a posição. A punição fica validada pela consideração do não bom senso em facilitar num trecho de reta e causar um toque desnecessário, espremendo o DPI para fora da pista.

C.Santana > K.Bregonci – N3, +30s 3 pts na carteira – O piloto ao tentar aplicar uma ultrapassagem no GTD, se coloca de lado do piloto num trecho complicado do circuito, o que acabar gerando um toque, ainda que não intencional, o toque faz o piloto #64, ir de encontro a barreira de pneus e com isso causando um acidente, com consequência a outros carros e o abandono do #64.

S.Santos > V.Loyola – N2, +20s 2 pts na carteira – O piloto do #2 acaba batendo na traseira do carro #41 em um ponto de frenagem.

R.Prediger > R.Kbessa – N3, +30s 3 pts na carteira – O piloto ao entrar nos boxes se depara com o piloto do #87 nos boxes, devido a um bug de compartilhamento de boxes do simulador, o piloto ao invés de esperar o outro piloto sair, ou se colocar na lateral do outro, fica empurrando o carro #87 do seu lugar nos boxes assumindo um risco desnecessário de causar um acidente ou mesmo danificar o carro a frente.

R.Prediger > J.Bregonci – Indeferido – Foi considerado um toque normal, ambos os carros estavam em disputa por posição em meios aos GTLM e GTD e acabou havendo um toque lateral, tendo em vista que nenhum dos carros se acidentou ou mesmo foi nitidamente danificado, tendo ainda na sequencia o #87 Ultrapassado o #30 ao final da reta e ganho a ultrapassagem, não foi visto um motivo para aplicar punição ao #30.

FEEDBACKS
T.Tomey > J.Bregonci – O piloto solicita ao #30 cuidar um pouco mais aos mergulhos em trechos lentos, onde os GTLM e GTD tem mais dificuldade, para evitar possíveis danos a ambos.

T.Tomey > F.Santos – O Piloto solicita ao #84, se atentar a mudanças de linhas no momento que for ser ultrapassado mesmo em caso de vários carros, por acidente o piloto acabou mudando de linha para dar passagem a um DPI, mas com isso entrou na frente do GTLM, o fazendo uma fechada, e causando da perda de uma posição.

PUNIÇÕES CORTES APLICADOS NO ULTIMO SETOR (já descontados os 6 permitidos)
Lembrando que por regulamento se um piloto excede 60s de punição, ele é eliminado da corrida.
DPI
Dani Gomes, 3x = 15s
João Bregonci, 13x = 65s (Eliminado por exceder 60s)
Emerson Czerkawsky, 9x = 45s
Cristiano Gomes, 12x = 60s
Rodrigo Kbessa, 4x = 20s

GTLM
Renzo Sanchez, 33x = 165s (Eliminado por exceder 60s)
Tito Tomey, 27x = 135s (Eliminado por exceder 60s)
Vinicius Loyola, 9x = 45s
Wendel George, 1x =5s
Vinicius Gonçalves, 4x = 20s
Werner Marote, 2x = 10s
Thiago Procopio, 2x = 10s

GTD
Edgar Hortst Jr, 9x = 45s
Cyro Santana, 1x = 5s
Jonatan Brochier, 7x = 35s
Diego Moreira, 18x = 90s (Eliminado por exceder 60s)
Alisson Borges, 10x = 50s
Michel Oliveira, 11x = 55s
Cadu Maciel, 2x = 10s

*Devido ao alto numero de pilotos punidos que teriam a perda de posição adicionada, a liga opta por não aplicar excepcionalmente esta punição para a etapa de Barber, pela complexidade que seria fazer todo o calculo pelo fato de praticamente todos os pilotos terem essa punição por posições.
CARTEIRA DE PONTOS:


CAMPEONATOS:
DPI
Pilotos


Equipes 


GTLM
Pilotos 


Equipes 



GTD
Pilotos 


Equipes 



PRÓXIMA ETAPA:
A categoria agora parte para a segunda etapa, que contará com uma corrida de 1 hora e 45 minutos, disputada em Barber Motorsports Park no Alabama.





VT DA ETAPA: