Em etapa tão aguardada após a pausa forçada de 2 semanas na VORC Series, Houston chegou ao certame, uma corrida começando no fim de tarde, e com grande expectativa, será que seria uma corrida acidentada ou seria um show a parte? Pista estreita, curta e travada, nas no final a realidade foi outra.
QUALIFICAÇÃO:
DPI
A Pole da categoria ficou com Bruno Fernandes, o piloto da Fitness Snow Schatten, fez o tempo de 1:00,684, com Ricardo Prediger (Team Schnell) com o segundo lugar feito com o tempo de 1:00,889.
Ernesto Brock (HVM Racing) e Dani Gomes (Chrome Racing) ficaram na sequencia, com os dois restante no grid de 6 carros sendo Emerson Czerkawsky e o estreiante Carlos Eduardo Maciel pela Team Schnell.
GTLM
Thiago Procopio (Fitness Snow Schatten) foi o pole position da categoria com o tempo de 1:04,355, enquanto João Hebert da MTech Sports fez 1:04,542, o peruano Tito Tomey (Owl Racing) passou em terceiro e Luciano Rocha com a #268 Racing em quarto lugar, ainda completaram o top 10: Renzo Sanchez, Vinicius Gonçalves, Vinicius Loyola, Fabio Santos, Werner Marote e Marco de Andrade.
GTD
John Martins (Herdez Competition) foi o pole position com 1:06,269, enquanto Edgar Horst Jr (M Tech Academy) foi o segundo com 1:06,580, Alisson Borges (4EverBr) largou em terceiro, Antonio Vieira da TonySpeed retornando ao AV, largou em quarto lugar, o top 9 ainda foi composto por Jonatan Brochier, Lino Palladino, Alisson Bullet, Cadu Maciel e Michel Oliveira.
CORRIDA:
Começando em um belo entardecer as 17:00h, a corrida começou com sua tradicional largada de segurança, Bruno Fernandes saltava a frente, Ricardo Prediger tentou andar próximo o máximo que pode, com isso a briga entre eles foi intensa, com a bandeira amarela no começo da prova pelo acidente de Jonatan Brochier, a bandeira amarela foi agitada, a sorte estava lançada para quem fosse fazer ou modificar sua estratégia dos DPI, apenas Ernesto Brock foi aos boxes o deixando numa estratégia nova.
Com isso Fernandes, Predger e Czerkawsky tiveram de parar nos boxes, com Isso Brock assumiu a ponta da corrida por alguns momentos.
Na GTLM as coisas foram intensas, em um campeonato que já vem muito movimentado, a troca de lideranças foi intensa, Procopio era líder, depois perdeu a ponta para João Hebert, A categoria ainda foi liderada por Tito Tomey e Wendel George.
Na GTD, a corrida também foi movimentada, John Martins liderou até a volta 27, perdendo a ponta para Edgar Horst Jr, enquanto posteriormente Lino Palladino, que vem fazendo uma temporada regular muito boa, chegou a liderar quatro voltas, Cadu Maciel foi outro a curtir a crista da onda da liderança.
Restando em torno de 15 minutos para o final da prova, uma nova amarela, Alisson Borges acabou ficando na ultima curva, e com isso o safety car voltou a prova, as estratégias de quem podia estar tendo uma pane seca poderiam ser revistas e ai se veria quem levaria a melhor no final.
Ao final de 76 voltas, na classe DPI, Bruno Fernandes foi o vencedor da prova, com Ricardo Prediger em segundo, Ernesto Brock depois de uma intensa disputa com seu companheiro de equipe, fechou o pódio após ambos baterem sozinhos na mesma volta e fazem o final de corrida literalmente se arrastando na pista.
A GTLM teve corrida épica, com Wendel George levando enfim sua vitória na categoria, mesmo depois de largar dos boxes, O peruano Tito Tomey fazendo uma forte temporada, conquistou novo pódio na classe, e Luciano Rocha também em boa corrida fechou o pódio da classe.
John Martins continua soberano na GTD, conquistando sua quarta vitória na temporada e podendo sair de Sonoma com o titulo, Cadu Maciel da BSP Racing colocou sua Mercedes mais uma vez no pódio e Lino Palladino também vem curtindo a boa fase com um novo pódio.
Ao todo de 27 pilotos que largaram para a corrida 16 terminaram a corrida mais complicada da temporada.
PROTESTOS E PUNIÇÕES:
Não houve protestos
CARTEIRA:
PONTUAÇÃO DE PILOTOS:
DPI
GTLM
GTD
PONTUAÇÃO DE EQUIPES:
DPI
GTLM
GTD
PROXIMA ETAPA:
A proxima etapa da categoria será no traçado de Sonoma onde os pilotos terão de enfrentar as subidas e descidas do traçado, sendo um dos mais técnicos da temporada.
VT DA ETAPA