A principal categoria de carros dianteiros da VORC Series voltou com tudo, a TCR Ásiatica chegou, com ela a pista de Buriram na Tailândia fez sua estreia na liga, o traçado que já foi utilizado pelo WTCC, com um grid de 26 dos 29 pilotos inscritos.
As disputas intensas mostraram o total equilíbrio que a temporada terá.
QUALIFICAÇÃO:
John Martins (CTE Racing HVM) fez a primeira pole position da temporada com o tempo de 1:45,500, com Dani Gomes (Chrome Racing) fazendo o segundo tempo, Ernesto Brock da HVM Racing, estreando com o Audi RS3 LMS, fez o terceiro tempo e fechando a segunda fila com o atual campeão Leonardo Lopes da Black Wings RT.
Ainda completaram o top10: Alexandre Emanuel, Alexandre Oliveira, Cadu Maciel, Gilson Rodrigues, Anderson Medeiros e Felipe Granado.
BATERIA 1:
John Martins não teve o inicio que planejava, mas a perda da liderança foi compensada no final, Ernesto Brock assumiu a ponta da prova de cara da quinta em diante as posições iam sendo trocadas com as disputas, na volta 9 John Martin da o bote preciso, e ganha a liderança da prova, com Brock ficando para o segundo lugar.
Ao final de 11 voltas, John Martins dá a CTE Racing HVM a vitória da primeira bateria de Buriram, Brock passou em segundo e fechando o pódio com Alexandre Oliveira cravando um pódio totalmente das equipes do grupo HVM.
BATERIA 2:
Com Dani Gomes e Cesar Bergesch (CBR Team) saindo da primeira fila. A segundo bateria começou com tudo, Novamente Dani Gomes não conseguiu segurar a ponta e Jesus Neto (BSP Racing) assumiu a ponta de cara. Cadu Maciel por muito tempo andou em segundo, enquanto John Martins chegou a duelar com o português Paulo Tempera (Portugal Racing) pelo pódio. Na sexta volta John Martins conquista o segundo lugar, e deixa Cadu Maciel tendo de segurar o português Tempera que chegou a assumir o terceiro lugar, mas perdendo logo em seguida.
Ao final de mais 11 voltas Jesus Neto vence a segunda bateria do campeonato, com John Martins em segundo e Cadu Maciel ainda cruzando em terceiro lugar.
Destaques para a corrida de Cesar Bergesch que mostrava uma constância no campeonato e Givaldo Spindola que saiu de 26º cruzou a linha de chegada em 8º.
BATERIA 3:
A primeira fila com a inversão ficou entre Dani Gomes largando pela terceira vez na primeira fila, e Givaldo Spindola saindo de segundo depois da boa corrida da bateria 2.
Givaldo Spindola logo na largada deu um mergulho para cima de Dani Gomes, concluindo a ultrapassagem pela parte de fora da pista, o que deu pano pra manda depois no resultado final.
Dani Gomes tentou se manter em segundo, mas perdeu a posição na volta 4, na sequencia Dani ainda perderia posições para Jesus Neto e Alexandre Oliveira.
Após 11 voltas, Givaldo Spindola foi o vencedor na pista, mas uma punição de 10 segundos em virtude da ultrapassagem da largada o fez cair para o quinto lugar, com isso Cadu Maciel pulou para o primeiro lugar da prova, com Jesus Neto fechando a dobradinha da BSP Racing, Alexandre Oliveira levou o segundo pódio da noite.
Ainda fecharam o top 10 da ultima bateria, Dani Gomes, Givaldi Spindola com a punição, Leonardo Lopes, Paulo Tempera, Felipe Granado, o novato da SUB Racing Alexandre Emanuel conquistando um top 10 e fechando Emerson Czerkawsky da HVM Racing.
PROTESTOS E PUNIÇÕES:
BATERIA 1:
D.Gomes > P.Tempera - +20s +N2 – Ultrapassagem empurrando lateralmente adversário
NAP/NAD > C.Santana – Notificação auto drive thru em virtude do acidente com Marco Parma na largada.
BATERIA 2:
D.Gomes > P.Tempera - +20s +N2 – Toque em disputa causando rodada/acidente.
L.Lopes > G.Rodrigues - +20s +N2 – Toque em disputa causando rodada/acidente.
O piloto Gilson Rodrigues abandonou a bateria, com isso perderá 10 posições no grid de Shanghai.
BATERIA 3:
D.Gomes > G.Spindola - +10s +N2 – Ultrapassagem irregular usando área de escape e não fazendo fair-play no momento.
D.Gomes > P.Tempera – Indeferido
CARTEIRA DE PILOTOS:
PONTUAÇÃO PILOTOS:
PONTUAÇÃO EQUIPES:
PONTUAÇÃO PAÍSES:
PONTUAÇÃO MARCAS:
PRÓXIMA ETAPA:
Agora a categoria chega a China, para a corrida em Shanghai, onde a etapa promete muito em virtude das grandes retas e os trechos de lenta e até muito difíceis para esse tipo de carro.
VT DA ETAPA: