A etapa inaugural da T4 pela TCR Oceania Series começou com um desafio pra lá de insano, o traçado australiano mostraria aos pilotos um desafio enorme em um traçado de rua apertado, difícil e cheio de obstáculos o que faz de Macau parecer fácil. O grid contando com 17 carros em uma inversão de 15 para as baterias seguintes mostrou que o desafio seria enorme a todos os pilotos.
QUALIFICAÇÃO:
Leonardo Lopes (Black Wings FSW) colocou o estreante Citroen Elysee na ponta com o tempo de 1:40.794, seguido de perto por Pedro de Oliveira da BSP Racing 2 que ficou com o tempo de 1:40.929.
Cadu Maciel da BSP Racing e Gilson Rodrigues da BSP Racing 2 formaram a segunda fila, com o português Paulo Rodrigues, fazendo sua estréia pela Black Wings FSW em quinto com Marcelo Vieira (Parma Motorsports) fechando a terceira fila.
Completaram a qualificação: Givaldo Spindola, Marco Parma, Cyro Santana, Cesar Bergesch, Emerson Czerkawsky, André Sutti, Emerson Barina, Dani Gomes, Alexandre Emanuel e Tarso Marques.
BATERIA 1:
A corrida começou com Leonardo Lopes largando mal, e com isso Pedro de Oliveira e Gilson Rodrigues subindo ao primeiro e segundo lugar tendo ainda Cadu Maciel em terceiro.
Com Pedro de Oliveira tendo problemas, Gilson Rodrigues assumiu a ponta da prova.
Em meio aos acidentes do difícil traçado de Canberra Gilson Rodrigues venceu a bateria com 11 voltas completadas, mas um problema com o LOG o fez perde a vitória sendo desclassificado, com isso Leonardo Lopes foi o vencedor da prova, com Paulo Rodrigues em segundo fechando uma dobradinha da Black Wings FSW, Marcelo Vieira fechou em terceiro conquistando um belo pódio para a Parma Motorsports.
Ao todo apenas 7 pilotos terminaram a bateria.
BATERIA 2:
A segunda bateria contou pela primeira vez com a inversão de 15 posições, com isso Tarso Marques (Chrome Racing) foi quem saiu da ponta, com Cesar Bergesch (Black Wings RT) fechando a primeira fila.
Com uma etapa mais mais acidentada, Tarso Marques com problemas de volante, não conseguiu segurar a ponta, passando para Emerson Czerkawsky (HVM Racing Team) que acabou batendo, com isso Pedro de Oliveira foi para a ponta.
Pedro de Oliveira levou até o final e venceu a bateria 2, com Leonardo Lopes saindo de 14º para segundo, e Paulo Rodrigues novamente indo ao pódio tendo seu melhor inicio de temporada na VORC Series.
A corrida contou com 8 carros terminando a bateria dos 17 que largaram.
BATERIA 3:
A bateria final contou com 16 carros, com Felipe Granado (CTE Racing HVM) que chegou na segunda bateria, e Givaldo Spindola (Black Wings RT) fecharam a primeira fila.
Granado bem que tentou, mas segurou a ponta por apenas uma volta, com Givaldo Spindola pulando a ponta e sofrendo ataques de Emerson Czerkawsky, até que Givaldo bate e com isso o piloto da HVM Racing Team assumiu a ponta, por onde se manteve por mais 3 voltas até que Pedro de Oliveira tenta por fora na curva 1 e consegue a ultrapassagem e Emerson ainda foi ultrapassado por Leonardo Lopes.
Na sequência Pedro é mais um a bater e com isso Leonardo Lopes assumiu a ponta de vez até o final.
A vitória foi de Leonardo Lopes que dominou o pódio com duas vitórias e um segundo lugar, Emerson Czerkawsky se recuperando dos abandonos nas duas primeiras, fechou em segundo lugar, com Cadu Maciel em terceiro lugar na terceira bateria, ao todo 7 carros completaram a terceira bateria.
LOG 3 PRIMEIROS DE CADA BATERIA
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PROTESTOS E PUNIÇÕES:
BATERIA 1:
Direção > G.Rodrigues – [DQ] Log em versão fora da solicitada.
BATERIA 2:
G.Rodrigues > E.Barina – [N3, +30s] Acidente causando abandono.
C.Maciel > C.Santana – [N2, +20s] Acidente.
Direção > A.Emanuel [DQ] Log em versão fora da solicitada.
BATERIA 3:
G.Rodrigues > A.Emanuel [N3, +30s] Acidente causando abandono, mas pelo abandono é convertido os 30s em 15 posições no próximo grid.
C.Maciel > E.Barina [N2, +20s] Acidente.
CARTEIRA DE PONTOS PUNITIVOS:
PONTUAÇÃO PILOTOS:
PONTUAÇÃO EQUIPES:
PRÓXIMO EVENTOS:
VT DA ETAPA: