A Clio Cup
Portugal desembarcou na cidade de Porto, em Portugal, para a sua segunda etapa,
no desafiador circuito da Boa Vista. O traçado de 4.772 metros e 17 curvas
contou com a presença de 20 pilotos em duas baterias muito emocionantes e
acidentadas, onde tivemos dois novos vencedores na temporada.
CLASSIFICAÇÃO:
John
Martins (#268 Racing), estreiando no campeonato, fez a pole com o tempo de
2:08.181 ficando 0.441s a frente de Alexandre Oliveira da CTE Racing. A segunda
fila contou com Gilson Rodrigues (BSP Racing) e Ernesto Brock (HVM Racing). Na
sequencia vieram Luciano Rocha, Paulo Rodrigues, Marcelo Vieira, Givaldo
Spindola, Marco Parma e Thallisson Santos fechando o top 10. Seis carros não
marcaram tempo sendo cinco deles devido a acidente, incluindo nessa lista o até
então lider do campeonato Cadu Maciel (BSP Racing).
BATERIA 1:
Ao
contrário do que muitos imaginavam, a primeira volta foi tranquila, menos para
Michel Oliveira (#268 Racing) que escapou numa curva, tocou nos pneus e
estourou o motor. John Martins manteve a liderança na largada e não tomou
conhecimento dos adversários, liderando de ponta a ponta.
Alexandre
Oliveira manteve a segunda posição enquanto Gilson Rodrigues era superado por
Ernesto Brock e Paulo Rodrigues.
A partit da
segunda volta a tranquilidade começou a dar lugar ao caos. Em meio a muitos
toques nos muros, Emerson Barina (Herdez Competition) erra o ponto de frenagem
na primeira curva, bate na barreira de pneus e abandona. Alexandre Emanuel (Sub
Racing) com pneu furado bate nos pneus e também desiste da prova. Givaldo
Spindola (Husky Racing Team) vem trocando tinta com Cadu Maciel na disputa pela
decima primeira posição, até que um toque faz Cadu rodar e bater no guard-rail.
Um
engavetamento envolvendo Jesus Neto (BSP Racing), Thallisson Santos (Herdez
Competition) e Felipe Granado (CTE Racing HVM) provoca furo de pneu nos dois
primeiros. Neto conseguiu ir para os boxes mas Thalisson com o pneu furado
perdeu o controle, bateu no muro e capotou dando adeus a prova.
Ao final da
terceira volta os dez primeiros eram: John Martin, Alexandre Oliveira, Ernesto
Brock, Paulo Rodrigues, Gilson Rodrigues, Luciano Rocha, Marco Parma, Emerson
Czerkawski, Givaldo Spindola e Cadu Maciel.
Na quarta
volta Marcelo Vieira, que era retardatário, perde o controle e roda na frente
de Ernesto Brock que o acerta. Paulo Rodrigues na tentativa de evitar o toque
acaba acertando o muro.
No final da
volta Luciano Rocha raspa no muro, fura um pneu e sem controle bate na entrada
dos boxes. Ainda conseguiu entrar para consertar o carro. Marcelo Vieira
novamente perde o controle, capota e dessa vez abandona a prova.
Quinta
volta: Emerson Czerkawski ultrapassa Marco Parma assumindo a sexta posição e
Cadu Maciel passa Givaldo Spindola assumindo a oitava colocação.
Dani Gomes
(Chrome Racing) bate na ultima curva dando adeus a prova e na volta seguinte
Gilson Rodrigues sofre queda de conexão quando vinha na quinta posição.
Na sétima
volta Emerson Czerkawski bate violentamente na ultima curva e abandona. Cadu
Maciel supera Marco Parma e assume a quinta posição.
Após forte
perseguição Felipe Granado supera Givaldo Spindola numa bela ultrapassando por
fora.
Ao final de
10 voltas John Martins vence a primeira bateria com Alexandre Oliveira em
segundo e Ernesto Brock em terceiro. Paulo Rodrigues vinha numa forte
perseguição a Brock pela ultima vaga no pódio mas acabou batendo na ultima
volta e abandonou. Mesmo assim ainda conseguiu garantir a quarta posição. Cadu
Maciel após ótima recuperação terminou em quinto, Marco Parma em sexto, Felipe
Granado em sétimo, Givaldo Spindola em oitavo e Luciano Rocha em nono após
ultrapassar Wagner Antonelo na ultima curva.
Dos 20
carros que largaram, 11 cruzaram a linha de chegada.
BATERIA 2:
A segunda
bateria contou com a inversão do grid entre os dez primeiros e teve Wagner
Antonelo e Luciano Rocha na primeira fila. Se na bateria anterior a primeira
volta foi tranquila, não se pode dizer o mesmo dessa.
Ainda na
reta principal Ernesto Brock e Marco Parma fizeram um sanduíche de Paulo
Rodrigues que acabou capotando de maneira espetacular.
Luciano Rocha
assumiu a ponta enquanto Wagner Antonelo foi perdendo posições e fechou a
primeira volta em sexto. Na primeira chicane Jesus Neto perdeu o ponto de
frenagem e atingiuGivaldo Spindola. Sobrou ainda para Ernesto Brock, Paulo
Rodrigues (sim, ele sobreviveu a capotagem) e John Martins.
Vale
destacar Alexandre Oliveira que largou em nono e completou a primeira volta na
quarta posição.
Na segunda
volta Cadu Maciel ultrapassa Felipe Granado, assumindo a segunda posição e
partindo para o ataque a Luciano Rocha. Marco Parma abandona com o motor
estourado.
Repetindo a
bateria anterior, Emerson Czerkawski destrói mais um chassi na última curva e
abandona a prova. Na volta seguinte, Jesus Neto abandona no mesmo lugar.
Cadu Maciel
vinha numa perseguição sensacional pra cima de Luciano Rocha, mas na quinta
volta após dar um toque na primeira chicane acabou com um pneu furado e passou
reto na curva seguinte, batendo nos pneus e desistindo da prova.
A última
curva fez mais uma vítima, dessa vez Dani Gomes que deu adeus a corrida. Logo
em seguido Marcelo Vieira capota e também abandona. Givaldo Spindola é outro
que se retira com o motor estourado.
Quem estava
feliz com esses abandonos era Michel Oliveira que após largar na última posição
nesse momento já era o quinto colocado.
Com o
abandono do Cadu Maciel, agora era a vez de Alexandre Oliveira partir para cima
de Luciano Rocha numa bela disputa pela vitória. Faltando menos de três minutos
para o final Alexandre conseguiu colocar por dentro, ouve um porta a porta e
Luciano acabou levando a pior. Logo em seguida, Luciano foi mais uma vítima da
última curva dando adeus a prova.
Ao final de
10 voltas tivemos uma dobradinha da CTE Racing HVM com Alexandre Oliveira em
primeiro e Felipe Granado na segunda posição e Gilson Rodrigues da BSP Racing
fechando o pódio.
Michel
Oliveira conseguiu uma ótima quarta posição e ainda viu pelo retrovisor Ernesto
Brock e Thallisson Santos destruírem seus carros na última curva da última
volta. Com isso, Paulo Rodrigues que capotou na largada e vinha se arrastando
pela pista com seu carro todo avariado, acabou subindo duas posições terminando
em quinto. Na sequência tivemos Brock em sexto, Thallisson em sétimo, John
Martins em oitavo, Emerson Barina em nono e Luciano Rocha em décimo.
De 19
carros que largaram apenas 7 cruzaram a linha de chegada.
PROTESTOS E PUNIÇÕES:
G.Spindola > J.Neto [+20s, +N2] Acidente causando danos a adversários.
E.Brock > J.Neto [+20s, N2] Acidente causando danos a adversários.
G.Spindola > J.Neto [+20s, +N2] Acidente causando danos a adversários.
E.Brock > J.Neto [+20s, N2] Acidente causando danos a adversários.
*Com o abandono Jesus Neto além dos pontos na carteira, perderá 20 posições no próximo grid.
CARTEIRA DE PONTOS:
CARTEIRA DE PONTOS:
PONTUAÇÃO PILOTOS:
Alexandre Oliveira se colocou muito bem no campeonato assumindo a liderança e abrindo 26 pontos de vantagem encima de Cadu Maciel e 30 pontos para Luciano Rocha que é o terceiro no campeonato.
PONTUAÇÃO EQUIPES:
A CTE Racing HVM, vem agora na lideança com 76 pontos, enquanto a #268 Racing subu ao segundo lugar no campeonato, e a BSP Racing com a etapa cheia de azares caiu da liderança para o terceiro lugar no campeonato.
PRÓXIMA ETAPA:
VT DA ETAPA: