A VORC Series iniciou um dos mais campeonatos mais emblemáticos
da história da liga, com um cheio, chegou em terras americanas, mais
precisamente em Braselton, Geórgia, no espetacular autódromo Road Atlanta, para
a abertura de mais um campeonato, o Ford x Ferrari. A clássica disputa do
passado, agora com seus representantes modernos, colocados na pista o Ford GT
(LM GTE) com motor V6 contra a Ferrari 488 GT3 e seu V8. Um total de 30 pilotos
compareceram para essa primeira etapa, que teve uma hora de duração.
QUALIFICAÇÃO:
CORRIDA:
Na terceira volta um toque entre Marcelo Nunes (Ford) e
Thallisson Santos (Ferrari) foi o início de uma confusão que provocou a
primeira bandeira amarela da prova. Marcelo, com o carro avariado, acabou
ficando preso na caixa de britas com Emanuel Granja (Ferrari) que também tinha
danos após uma batida com Elisio Netto (Ford).
Alcides Ino (Ford), João Hebert (Ford), Elisio Netto (Ford),
Thallisson Santos (Ferrari), Emerson Czerkawski (Ferrari) e Emanuel Granja
(Ferrari) aproveitaram a bandeira amarela e pararam nos boxes, seja para
consertar o carro ou apenas para completar o combustível. Ainda na bandeira
amarela tivemos o primeiro abandono da prova, de Ernesto Brock e sua Ferrari.
A relargada aconteceu na oitava volta e mais uma vez
Fabricio Matheussi (Ford) disparou na frente sendo que às cinco primeiras
posições seguiam inalteradas. Em compensação no restante do grid as brigas e
ultrapassagens eram incensantes, tendo alguns toques e saídas de pista, mas
nada que comprometesse o bom andamento da corrida.
Na 13.ª volta
Cadu Maciel (Ford) ultrapassou John Martins (Ferrari) assumindo a terceira
posição enquanto Elisio Netto (Ford) abandonava nos boxes com problemas de
direção.
Na metade da prova, Marcelo Nunes (Ford) novamente ficou
preso fora da pista provocando a segunda bandeira amarela da corrida. A maioria
dos pilotos aproveitaram para fazer seus pit stop e o que se viu foi um grande
congestionamento nos boxes. Na confusão alguns pilotos foram mais prejudicados,
que foi o caso de John Martins (Ferrari) que era o 4.º colocado e saiu em 17.º, Tonga Guardia (Ferrari) que passou de 9.º para 21.º e
Gilson Rodrigues (Ford) que de 11.º foi
para 18.º. Durante o pit stop, Bruno Miranda (Ford)
acabou abandonando a prova.
Quem não fez parada foi Emerson Czerkawski (Ferrari) que foi
para a relargada na liderança, seguido de Fabricio Matheussi (Ford), Cadu
Maciel (Ford) que passou André de Carli (Ford) nos boxes, Jesus Neto (Ferrari)
e Alisson Borges (Ferrari).
As trocas de posições entre os competidores eram intensas e
quem se deu mal nesse reinicio foi Alisson Borges (Ferrari) que após um toque
com André de Carli (Ford) caiu de 3.º para a
8.ª posição. La
na frente Fabricio Matheussi (Ford) assumia a liderança numa polêmica ultrapassagem por fora da
pista em cima de Emerson Czerkawski (Ferrari).
Jesus Neto (Ferrari) ultrapassou Emerson Czerkawski
(Ferrari) assumindo a segunda posição. André de Carli (Ford) tentou fazer o
mesmo, perdeu o controle e saiu da pista sendo atingido também por Cadu Maciel
(Ford) que na sequência fez uma passagem pelos boxes para pagar um drive thru.
Mais para o meio do grid, tivemos uma forte batida entre
Vinicius Loyola (Ford), Martin Rossi (Ford) e Tonga Guardia (Ferrari), mas sem
maiores consequências.
La na frente Luciano Rocha (Ford) ultrapassava Emerson
Czerkawski (Ferrari) assumindo a terceira posição.
Quase ao mesmo tempo, Alexandre Oliveira (Ferrari) roda e
bate após se tocar com Alisson Borges (Ferrari). E ai vem o segundo lance
polemico da prova quando Alexandre Oliveira volta para a pista e no final da
reta principal passa reto, acelerando, batendo de frente na barreira de pneus
numa nítida tentativa de suicídio.
Mais uma bandeira amarela agitada e dessa vez Emerson
Czerkawski (Ferrari) aproveitou para fazer sua parada.
Nova relargada faltando 13 minutos para o final e a ordem
era Fabricio Matheussi (Ford), Jesus Neto (Ferrari), Luciano Rocha (Ford),
Alisson Borges (Ferrari), Ricardo Prediger (Ford), André de Carli (Ford), Paulo
Rodrigues (Ferrari), John Martin (Ferrari), Gilson Rodrigues (Ford) e Dani
Gomes (Ferrari) fechando os 10 primeiros.
André de Carli (Ford) conseguiu subir para a quarta posição
enquanto Alisson Borges (Ferrari)caiu para sexto. Mas a bandeira verde não
durou muito já que Fernando Paredes (Ford) teve problemas e não conseguiu relargar,
tendo ficado parado na reta principal.
Nova relargada faltando 4 minutos para o final, André de
Carli (Ford) ultrapassou Luciano Rocha (Ford) assumindo a terceira posição e na
volta seguinte foi a vez de Ricardo Prediger (Ford) assumir o quarto posto.
John Martins (Ferrari) depois de um toque com Alisson Borges (Ferrari) desistiu
da prova.
Ricardo Prediger (Ford), Luciano Rocha (Ford) e Alisson
Borges (Ferrari) vieram num 3 wide sensacional na reta oposta, onde Luciano
levou a melhor recuperando a quarta posição. Mas logo a seguir Ricardo Prediger
(Ford) rodou e bateu no muro após um toque com Alisson Borges (Ferrari), ficou
atravessado no meio da pista e foi violentamente atingido por Gilson Rodrigues
(Ford).
Depois de 37 voltas completadas, a Ford saiu na frente
vencendo com Fabricio Matheussi e tendo André de Carli na segunda posição
depois de uma bela ultrapassagem na última volta, por fora, na Ferrari de Jesus
Neto que foi o terceiro. Na sequência vieram Luciano Rocha (Ford), Alisson
Borges (Ferrari). João Hebert (Ford), Cristiano Gomes (Ford), Cadu Maciel
(Ford), Tonga Guardia (Ferrari) e Dani Gomes (Ferrari) fechando os 10 primeiros
dos 22 que completaram a prova.
P.Rodrigues > J.Hebert [Indeferido e revertido] [+20s, N2] o piloto sai da pista e retorna de forma perigosa.
J.Hebert > P.Rodrigues [+30s, N2] O piloto bate na traseira de #28 em plena amarela.
Direção > P.Rodrigues [+20s, N2] O piloto retorna a pista e causa mais incidentes, poderia ter esperado parado o pelotão passar e retornar depois, já que estava em amarela.
Direção > A.Oliveira [N3x2] O piloto causa um acidentes desnecessario para abandonar e acaba causando uma amarela desnecessária.
O piloto Paulo Rodrigues foi desclassificado da etapa por atingir mais de 60s de punição acumulado e o mesmo deverá largar dos boxes na próxima etapa por atingir 7 pontos na carteira.
O piloto Alexandre Oliveira largará dos boxes na próxima etapa por punição em Road Atlanta.
CARTEIRA DE PUNIÇÕES:
PRÓXIMA ETAPA:
Agora a categoria vai a Elkhart Lake, para a segunda etapa no traçado de Road America, conhecido como a Spa Americana, o traçado consiste em boas retas, mas trechos de alto downforce onde os pilotos irão ter trabalho para definir os setups.
VT da ETAPA:
https://www.facebook.com/xtrtv/videos/2495921360738355/
em breve youtube