Com três categorias dentro de uma única corrida, a Porsche Super Challenge trouxe um novo campeonato temático com um grid de 28 carros.
O palco da primeira etapa foi o traçado de Road América, com seu extenso traçado conhecida pelas corridas da CART, Indy, IMSA e NASCAR, fora as outras categorias.
QUALIFICAÇÃO.
GT2:
Elisio Netto (Cisco Air Racing) foi o pole com o tempo de 1:57.424, enquanto Elvis Reis da Scuderia Hydra foi o segundo a 0.8 segundo atrás.
GT3
Bruno Strauss (Scuderia Hydra 3) fez a pole com 2:02.066 contra 2:02.484 da CTE Racing HVM de Alexandre Oliveira.
GT4
Vinicius de Oliveira (Cisco Air Racing 3) foi quem fez a pole na classe menor com o tempo de 2:12,105, enquanto John Martins da #268 Racing foi o segundo colocado.
CORRIDA:
O inicio de prova com largada de sugurança parecia que traria uma corrida calma, mas o inicio da prova as disputas foram muito intensas com trocas de posições o tempo todo, destaque para os duelos da GT2, entre Ernesto Brock (HVM Racing Team) e Paulo Rodrigues (Time XtraBe), assim como Brock com Vinicius Gonçalves (BMRS E-Sports) que disputaram por um bom tempo.
A corrida ia seguindo bem até a volta 14, com Elisio Netto liderando na GT2, Edgar Horst Jr na GT3 e John Martins da #268 Racing.
Elvis Reis aproveitou as paradas para assumir a liderança da prova na GT2.
Na GT3 Felipe Reus (Scuderia Hydra 2) assumiu a liderança entre as voltas 17 e 28.
Enquanto isso na GT4 John Martins seguia liderando a prova, enquanto seu companheiro de equipe Michel Oliveira acabou ficando para trás após um incidente.
Na 30ª volta uma bandeira amarela colocou todo mundo andando próximo novamente.
Na GT2 Elvis Reis vinha com problemas técnicos com Lag e acabou instruído a ir nos boxes para estabelecer de volta uma boa conexão com sua internet. Com isso Vinicius Gonçalves assumiu a liderança, mas perdendo logo na sequência para Elisio Netto.
Na GT3, Bruno Strauss chegou a liderar a prova, mas Edgar Horst Jr conseguiu de volta na sequência. Até o momento que um incidente com Marcio Rocha (Cisco Air Racing) o jogou ao guard-rail.
Ao final de 90 minutos de corrida e 39 voltas na GT2, Elisio Netto vence a corrida na classe GT2, com Vinicius Oliveira e Paulo Rodrigues completaram o pódio, mas com as punições e Paulo Rodrigues, e Marco de Andrade o quarto colocado, com isso Ernesto Brock fecha a prova na terceira posição.
Na GT3 Alexandre Oliveira que se aproveitou do momento certo para assumir a liderança e vencer a etapa de abertura, com Felipe Reus em segundo e João Gabriel da CTE Racing HVM fechando o pódio.
Na GT4 a vitória ficou com John Martins que liderou toda a prova praticamente e com duas voltas em cima de Luan Hott (Scuderia Hydra 4) e Michel Oliveira foi o terceiro colocado fechando o pódio na pista americana.
PROTESTOS E PUNIÇÕES.
ADV- Elisio Netto (piloto não seguiu as recomendações da bandeira amarela, reincidindo fato na sequência, foi punido em pista, mas receberá 1 ponto na carteira por desatenção a regra.
J.Gabriel > E.Horst Jr - +30s, N3 – Retorno Perigoso causando incidente.
E.Horst Jr > M.Rocha - +30s, N3 – Acidente ultrapassagem retardatário.
H.Vamberto > M.de Andrade - +20s, N2 – Incidente em pista
H.Vamberto > P.Rodrigues - +20s, N2 – Incidente em pista
Notificações.
H.Vamberto > J.Hebert – O Reclamante #80 diz que o #28 fez defesa de posição perigosa, mas quem estava na frente era o mesmo... tendo ele tocado a dianteira do carro #28, fica a analise ao próprio #80 ver sua conduta em defesa de posição, ainda mais sobre um piloto volta atrás, talvez sendo desnecessário uma defesa de posição naquela situação.
Elisio Netto - 1 ponto na carteira
Edgar Horst Jr – 3 pontos na carteira
Marcio Rocha – 3 pontos na carteira
Marco de Andrade – 2 pontos na carteira
Paulo Rodrigues – 2 pontos na carteira
COMO FICOU?
GT2:
Elisio Netto sai de Road América como líder com 10 pontos, enquanto Vinicius Gonçalves vem com 8 e Ernesto Brock com 6 pontos.
No campeonato de equipes a Cisco Air Racing é a líder do campeonato com 12 pontos, a BMRS vem com 8 e a HVM com 6.
GT3:
Alexandre Oliveira sai como líder da categoria, com 10 pontos, Felipe Reus tem 8 e João Gabriel fechando com 6
A CTE Racing HVM começa a temporada como líder, com 16 pontos conquistados, a Scuderia Hydra 2 tem 9 e a Cisco Air Racing 2 fechando o top 3 com 9 também.
GT4:
John Martins começa como líder do campeonato, com Luan Hott em segundo, Michel Oliveira começa a temporada como terceiro colocado.
A #268 Racing assume a liderança com 16 pontos, com a Scuderia Hydra 4 com 13 pontos. A Cisco Air Racing 3 começa em terceiro com 5 pontos.
PROXIMA ETAPA:
Saindo dos Estados Unidos, agora a categoria vai a Europa para a Bélgica onde
Spa Francorchamps será o palco da segunda etapa, no lendário mítico.
VT DA ETAPA.