A terceira etapa da Cisco Air GT Series Canadá foi ao difícil traçado de Mont Tremblant, com suas subidas e descidas e curvas rápidas aliadas a bumps e trechos estreitos trouxe uma baita surpresa inicial com a primeira bandeira amarela acontecendo quase na metade da prova.Tudo isso proporcionou um duelo interessante tanto nas estratégias quanto em desempenho dos pilotos, com isso dá para dizer que os 27 carros deram um show na etapa.
QUALIFICAÇÃO.
Fabricio Matheussi da 4EverBr e-Sports cravou a pole com 1:33.444 de tempo, a mais de meio segundo a frente de John Martins da 268 Racing que ficou com 1:34.019.
Renan Mello (4EverBr e-Sports) fez 1:34.050, com Gabriel Pecly da Bravo SnowSchatten fechando o quarto lugar com 1:34.257.
Leonardo de Souza, Jesus Neto, Pedro de Oliveira, Ernesto Brock, Luciano Rocha e Alexandre Oliveira completaram o top 10 dos 13 carros da GTE.
Já na GT3, a pole foi de Henrique de Oliveira (Bravo SnowSchatten 2) que fez o tempo de 1:36.739.
Pedro Santos da VOLTZ e-Racing Team foi o segundo colocado com 1:36.875.
André Brito (4EverBr Motorsports) e Renato Roveda (Bravo SnowSchatten 3) ficaram em terceiro e quarto na sequencia.
Jeferson Brito, Renato Roveda, Martin Rossi, Rian Gustavo, Cyro Sant'Ana e Gustavo Brusdzenski completaram o top 10 dos 13 carros da GT3 que estiveram no grid.
CORRIDA.
A corrida começou com um ritmo muito forte das duas classes, onde se esperava bandeiras amarelas, a prova foi acontecendo
A primeira amarela foi de Pedro de Oliveira da BSP Racing que acabou tendo um forte acidente na chicane, ali foi onde abriu a primeira janela de pits para vários pilotos irem aos boxes e onde outros puderam descontar a suas voltas atrás dos lideres.
John Martins e Matheussi passaram a brigar pela ponta, onde o piloto da 268 acabou passando de um toque entre eles, mas quem tentou algo novo depois que os pilotos foram aos boxes novamente após o acidente de Fabricio Matheussi e Leo de Souza (Kemba Racing) era Ernesto Brock (HVM Racing Team).
O mesmo aconteceu na GT3, onde Pedro Santos não foi aos boxes, e ficou antes do lider Brock da GTE ou sejá pode passar o grid e ficou a frente praticamente uma volta de seus concorrentes de classe.
Porém Ernesto Brock não conseguiu segurar John Martins, e Gabriel Pecly que vinham com equipamento mais economizado.
Ao final de 42 voltas John Martins volta a vencer, a sua terceira em pista, mas a segunda oficial! Gabriel Pecly se colocou num bom segundo lugar e Ernesto Brock ainda segurou um ótimo pódio.
Alexandre Oliveira, Luciano Rocha, Renan Mello, Jesus Neto, Leonardo de Souza, Cristiano Gomes e Dani Gomes completaram o top 10 dos 11 carros da GTE que completaram a prova.
na GT3 Pedro Santos vem em franca recuperação após perder a primeira etapa e vence a sua segunda corrida seguida, com Henrique Oliveira fechando no segundo lugar, e Jeferson Brito ainda conseguiu um terceiro lugar!
Martin Rossi, Pedro de Souza, Cyro Sant'Ana, Rodrigo Volek, André Brito, Renato Roveda e Gustavo Brusdzenski completaram o top 10 que terminaram a etapa.
PROTESTOS E PUNIÇÕES.
P - J.Brito > G.Brusdzenski [67:33] +10s, N1
P - J.Brito > G.Brusdzenski [72:19] +10s, N1
P - A.Brito > R.Roveda [73:55] +20s, N2
P - F.Matheussi > J.Martins [38:59] Indeferido
P - F.Matheussi > L.de Souza [65:34] Indeferido
P - F.Matheussi > L.de Souza [65:07] Indeferido
P - F.Matheussi > J.Martins [33:13] Indeferido
P - H.Oliveira > F.Matheussi [48:33] +20s, N2
P - L.Rocha > G.Pecly [57:23] Indeferido*
*Porém o lance com múltiplos carros foi causado pelo #02 Gustavo Brusdzenski e a punição foi atribuída a ele com +10s, N2. (Explicação detalhada no vídeo)
*Fabricio Matheussi perderia 10 posições no grid, porém também atingiu 6.29 pontos na carteira, com isso o piloto terá como punição na etapa de Vancouver, largará dos boxes por exceder os 6 pontos na carteira e fará um drive thru já que não será possível aplicar a punição de 10 posições no grid como exercemos em caso de punição duplicada nestes casos.
VIDEO ANALISE > AQUI
CARTEIRA PUNITIVA.
Fabricio Matheussi > 6,29 pts
Gustavo Brusdzenski > 3,00 pts
Gabriel Pecly > 2,22 pts
Guilherme Semi > 1,13 pts
John Martins > 1,00 pts
Renato Roveda > 3,00 pts
Rian Gustavo > 1.00 pts
Victor Angel > 1.00 pts
Emerson Czerkawski > 0,97 pts
Henrique Oliveira > 0,88 pts
Paulo Willami < 0,88 pts
Cyro Sant'Ana > 0,85 pts
Fabio Minski > 0,82 pts
André Brito > 0,75 pts
Filipe Barreto > 0,75 pts
Vinicius Ritter > 0,75 pts
Martin Rossi > 0,75 pts
Leonardo de Souza > 0,72 pts
Alisson Borges > 0,63 pts
Márcio Rocha > 0,56 pts
Dani Gomes > 0,41 pts
Alex Dance > 0,38 pts
Fernando Esquitino > 0,38 pts
Lucas Murno > 0,38 pts
Marco de Andrade > 0,38 pts
Pedro Santos > 0,38 pts
Thiago de Battisti > 0,38 pts
Ernesto Brock > 0,35 pts
Thallisson Santos > 0,32 pts
John Palauro > 0,29 pts
Paulo Rodrigues > 0,29 pts
Carlos Vinicius > 0,25 pts
Jeferson Brito > 0,25 pts
Vinicius Gonçalves > 0,22 pts
André Sutti > 0,16 pts
Elisio Netto > 0,16 pts
Gustavo Alves > 0,16 pts
Jonatan Brochier > 0,13 pts
Julio Rodrigues > 0,13 pts
Renan Mello > 0,13 pts
PONTUAÇÃO CAMPEONATO.
GTE PILOTOS.
John Martins sai como líder com 49 pontos, colocando uma importante vantagem de 10 pontos sobre Leonardo de Souza que vem com 39 pontos conquistados.
Luciano Rocha é o terceiro colocado com 38 pontos conquistados.
GTE EQUIPES.
A 268 Racing é a líder isolada com 87 pontos, com 36 pontos a mais que a 4EverBr e-Sports que tem 51.
A Kemba Racing aparece no terceiro posto com 39 pontos até o momento.
GT3 PILOTOS.
Jeferson Brito é o líder do campeonato com 45 pontos conquistados com três bons resultados, em seguida vem Pedro Santos mesmo com uma etapa a penas vem com 40 pontos após duas vitórias até aqui.
Henrique Oliveira também com uma etapa a menos ainda é terceiro colocado com 7 pontos a menos com 38 pontos.
GT3 EQUIPES.
A Bravo SnowSchatten é a líder da categoria com 75 pontos, enquanto a 4EverBr Team tem 69 pontos até aqui, e na terceira posição vem a VOLTZ e-Racing Team com 48 pontos até aqui.
PROXIMA ETAPA.
Agora a categoria vai a Vancouver para mais um desafio de rua, em uma pista que foi muito usada na CART com todo o trabalho numa pista levemente rápida, mas com certo espaço.
VT DA ETAPA.