Doente pela vitória, Jesus Neto domina em Okayama

A Artesanarium BTCC Asian Series enfim chegou a VORC Series e com um grid de 18 carros teve duas boas corrida, para um grid que tinha de conhecer um carro novo para a temporada.
Com duas corridas muito disputadas, os contatos fizeram parte em muitos momentos, mas com bons pegas pelas posições ao logo da prova.
Jesus Neto mesmo doente, enfrentou o desafio e saiu bem da etapa japonesa.

QUALIFICAÇÃO.
Leonardo Iscaro (Racers4Fun) cravou a primeira pole dele na liga, com 53.881, enquanto Jesus Neto (BSP Racing) fez 53.922.
A segunda fila foi formada pelo estreante Bruno Castaldini (e-Sports Rake Team) e Jonatan Richart da Racers4Fun.
Emerson Czerkawski, Breno Ramos, Paulo Ribas, Alexandre Oliveira, Ricardo Prediger e Marcelo Vieira completaram o top 10 do grid.


CORRIDA 1.
A largada contou com relativa paz, enquanto Leonardo Iscaro liderava e via Jesus Neto o seguir de perto.
Até que na 2ª volta Jonatan Richart que havia pulado ao 3º lugar, acabou levando um toque de Breno Ramos (BR Grand Prix) o que acabou gerando um acidente que inclusive envolveu outros pilotos.
Após isso quem pulou para o terceiro lugar foi Emerson Czerkawski (Hola Viva Mexico).
Logo após isso na 6ª volta Jesus Neto assumia a liderança encima de Iscaro, num embate que vinha acontecendo a um bom tempo. a partir dai, Iscaro foi ficando, e quando Emerson Czerkawski tentou a ultrapassagem, acabou errando uma marcha e assim dando adeus a prova com problemas de motor.
E após 21 voltas de corrida, Jesus Neto sai como vencedor da corrida 1, com Paulo Ribas (Alliance Sim Racing) surgindo em segundo depois de largar em 7º e ultrapassar Bruno Castaldini no final. ambos foram ao podio após o acidente de Iscaro na ultima volta.
Alexandre Oliveira, Ernesto Brock, Jeferson Richart, Breno Ramos, Marco Parma, Jonatan Richart e Marcelo Vieira completaram o top 10.


CORRIDA 2.
Com Marcelo Vieira (Parma Motorsports) e Jonatan Richart iniciando na primeira fila por causa da inversão de grid, a prova começou quente.
Marcelo Vieira liderou a prova em seu começo que na segunda volta, viu um novo incidente entre Jonatan Richart e Breno Ramos, onde o piloto da Racers4Fun acabou espalhando e tocando o piloto da BR Grand Prix, ainda tendo mais pilotos se tocando na curva.
Mas quem dava o ar da graça era Jeferson Richart (Racers4Fun) que depois de uma recuperação na corrida 1 por ficar sem qualificação, largou em quinto e vinha em uma rapida evolução, até que na volta 3 assumiu a liderança da prova sobre Marcelo Vieira.
Jesus Neto vinha ileso a tudo isso, e subia ao segundo lugar na 10ª volta, e chegando a liderança na volta 14.
E depois de mais 21 voltas Jesus Neto vence novamente na noite, com Jeferson Richart em segundo, e mais uma vez no podio, Paulo Ribas fechando em terceiro em mais uma boa corrida de recuperação.
Ernesto Brock, Marcelo Vieira, Breno Ramos, Jonatan Richart, Pedro Nosaki, Emerson Czerkawski e Alexandre Oliveira completaram o top 10.


PROTESTOS E PUNIÇÕES.
N - B.Ramos > Jo.Richart [R1-05:10/05:38] Notificação de auto punição.
N - B.Ramos > Jo.Richart [R2-04:54/09:00] Notificação de bug.

CAMPEONATO DE PILOTOS.
Jesus Neto fez 35 pontos, saindo na liderança, contra 26 de Paulo Ribas que com dois podios, sai como vice lider.
Jeferson Richart apesar do percalço inicial, somou 20 pontos e é o terceiro colocado.


CAMPEONATO DE EQUIPES.
A BSP Racing é lider com 35 pontos, enquanto a Racers4Fun aparece na vice liderança com 28 e a Alliance Sim Racing no terceiro posto com 26 pontos somados.


PROXIMA ETAPA.
Agora a categoria vai a Malásia, onde disputará sua segunda etapa em Sepang.

VT DA ETAPA.