A terceira e penultima etapa da Mazda MX5 Cup Japan chegou ao traçado West de Suzuka, versão que usa os boxes alternativos antes da 130R, com um grid de 16 carros, a prova se mostrou muito pegada com momentos onde os 4 primeiros disputavam de forma intensiva demais.
QUALIFICAÇÃO.
Ricardo Prediger (Team Schnell) cravou a pole com 1:29.719, seguido por Ernesto Brock da Hola Viva México que fez 1:29.882.
A segunda fila foi formada por André Verdani da AM2PM e Jesus Neto da BSP Racing.
Cassio Zpointer, Alexandre Oliveira, Emerson Czerkawski, Moacyr Silva, Fernando Esquitino e Cleisson Cordeiro completaram o top 10.
CORRIDA 1.
A corrida começou bem disputada com Ernesto Brock conseguindo se aproveitar de um erro de Prediger e pular a ponta, com Jesus Neto em segundo.
Porém o piloto da Schnell foi se recuperando e retomou a liderança na volta 3.
Brock, Neto e Emerson Czerkawski (Hola Viva México) começaram a duelar pelo podio, até que num 3wide Czerkawski e Neto se tocaram e acabaram perdendo espaço.
No final de 14 voltas, Ricardo Prediger venceu mais uma bateria no campeonato, com Ernesto Brock no segundo lugar e Jesus Neto ainda completou o podio no terceiro lugar.
Emerson Czerkawski, André Verdani, Fernando Esquitino, Cassio Zpointer, Vicente Maciel, Alexandre Oliveira e Fabio Augusto completaram o top 10.
CORRIDA 2.
Com Fabio Augusto (Dubla Racing) e Alexandre Oliveira (CTE Racing HVM) largando da primeira fila por causa da inversão de grid, os pilotos foram para os 20 minutos finais.
Logo na largada uma confusão, após Alexandre Oliveira tocar Jesus Neto e acabar empurrando ele para cima de Czerkawski que por fim foi empurrado encima de Vicente Maciel, o que acabou gerando um acidente na curva 1.
Com isso quem pulou para a liderança foi Jesus Neto que via Emerson Czerkawski no segundo lugar o atacando.
As trocas de posições entre eles iam acontecendo, e mesmo quando tentaram não duelar, Ernesto Brock foi se aproximando deles.
Até que na 9ª volta, os quatro primeiros fizeram a 130R lado a lado em cada fileira, com Emerson Czerkawski e Jesus Neto fazendo a frente e Ernesto Brock com o Fernando Esquitino (Branca Sport Team) onde no final de tudo isso, Emerson Czerkawski e Jesus Neto se tocaram com o piloto da BSP levando a pior.
Emerson Czerkawski até liderou uma da voltas, mas Ernesto Brock e Fernando Esquitino conseguiram a ultrapassagem e enquanto Czerkawski duelava com Esquitino o piloto gaucho abria vantagem.
E mais 14 voltas de corrida, e Ernesto Brock venceu a segunda corrida da noite, com Emerson Czerkawski em segundo e o argentino Fernando Esquitino no terceiro lugar.
André Verdani, Jesus Neto, Cesar Emilio, Ricardo Prediger, Alexandre Oliveira, Gustavo Lacerda e Vicente Maciel completaram o top 10.
PROTESTOS E ANALISES.
P - V.Maciel > E.Czerkawski [R2 03:54] +20s, N2 *
P - V.Maciel > M.Rossi [R2 17:53] Mudança de linha - indeferido.
P - V.Maciel > C.Notaro [R2 04:54] Notificação Auto Punição - Indeferido.
*O Piloto protestado foi de forma errada, pois o causador do acidente foi o #43 A.Oliveira, não se pode protestar quem não causou o acidente. Com isso a punição foi aplicada ao #43.
ANALISE > AQUIAQUI.
CARTEIRA PUNITIVA
Hélio Vamberto > 3.00 pts
Alexandre Oliveira > 2.25 pts
Emerson Czerkawski > 2.03 pts
Alexandre Paumgartten > 2.00 pts
Elvis Lima > 2.00 pts
Leonardo Ferreira > 2.00 pts
Leonardo Iscaro > 2.00 pts
Rodrigo Cascaes > 2.00 pts
Tarso Marques > 1.50 pts
Gustavo Frigotto > 1.25 pts
Fabricio Matheussi > 1.01 pts
Gabriel Pecly > 0,77 pts
Martin Rossi > 0.56 pts
Cassio Zpointer > 0.50 pts
Cristiano Possobon > 0.50 pts
Rodrigo Vieira > 0.50 pts
Leonardo de Souza > 0.38 pts
Alex Pereira > 0.25 pts
Jackson de Souza > 0.25 pts
Ernesto Brock > 0.21 pts
Gefferson Pereira > 0.19 pts
Gilson Rodrigues > 0.13 pts
Lucas Moraes > 0.13 pts
Thiago de Battisti > 0.11 pts
Bruno Póvoa > 0.07 pts
Rodrigo Volek > 0.03 pts
Gustavo Alves > 0.02 pts
Marco Parma > 0.02 pts
Vinicius Ritter > 0.01 pts
- 05 pontos: o piloto ficará sem qualificação.
- 06 pontos: o piloto largará dos boxes.
- 08 pontos: o piloto ficará suspenso por uma etapa.
- 10 pontos: o piloto será excluído do campeonato.
PONTUAÇÃO PILOTOS.
Ricardo Prediger sai como lider com 75 pontos conquistados, com Jesus Neto na vice liderança, tem 70 pontos, enquanto Ernesto Brock é o terceiro colocado com 66 pontos.
PONTUAÇÃO EQUIPES.
A Hola Viva México sai com 128 pontos até aqui, contra 76 da Team Schnell que tem a vice liderança e fechando o terceiro lugar a BSP Racing tem 70 pontos.
PROXIMA ETAPA.
Agora a grande final do campeonato será em Tsukuba onde os pilotos terão o trabalho na curta pista japonesa.
VT DA ETAPA.