Em pista complicada Jeferson Richart e Jesus Neto vencem em final esvaziada.


Em uma final com 10 carros presentes, os pilotos chegaram em Guangdong na China para a final da BTCC Asian Series, que já contava com Jesus Neto como campeão, mas a luta pelo titulo de equipes e as demais posições no campeonato ainda em aberto. Apesar dos 10 carros, a corrida teve uma boa movimentação nas duas baterias de 20 minutos.

QUALIFICAÇÃO.
Jesus Neto cravou a pole com a BSP Racing ao fazer 1:16.574, enquanto Jonatan Richart (Racers4Fun) foi o segundo colocado com 1:16.807.
A segunda fila foi formada por Ricardo Prediger (Team Schnell) e Jeferson Richart da Racers4Fun.
Alexandre Oliveira, Marcos Silveira, Ernesto Brock, Emerson Czerkawski, Pedro Nosaki e Marco de Andrade completaram o grid.


CORRIDA 1.
Na largada uma confusão gerou um caos quando Jesus Neto e Jonatan Richart acabaram se enroscando e Ricardo Prediger batendo na freada, com isso Jeferson Richart pulou para a dianteira de onde não saiu mais até o final das 16 voltas completadas nos 20 minutos de corrida,
Marcos Silveira (BSP Racing) veio ganhando varias posições e fechou no segundo lugar, e completando o podio, Ernesto Brock da Hola Viva México.
Jesus Neto, Alexandre Oliveira, Emerson Czerkawski, Jonatan Richart, Marco de Andrade e Ricardo Prediger completaram os 9 que foram até o final.


CORRIDA 2.
A segunda corrida contou com Pedro Nosaki (CTE Racing HVM) e Ricardo Prediger na primeira fila com a inversão do grid.
Com uma largada ruim, Pedro Nosaki acabou caindo muitas posições no começo, enquanto Ricardo Prediger liderou duas voltas, mas Jesus Neto que veio do 7º lugar, se aproveitou das confusões da largada e assumiu a liderança na volta 3.
Enquanto os irmãos Richart duelavam pela segunda posição, a luta pelo quinto lugar era intensa com Prediger, Brock e Emerson Czerkawski (Hola Viva México).
No final de mais 16 voltas, Jesus Neto foi o vencedor da corrida final para coroar o titulo do campeonato, com Jeferson Richart e Jonatan Richart no terceiro lugar.
Marcos Silveira, Ernesto Brock, Ricardo Prediger, Emerson Czerkawski e Pedro Nosaki terminaram a corrida no top 8.


PROTESTOS E PUNIÇÕES.
Não houve.

CARTEIRA PUNITIVA.
André Sutti > 2.00 pts
Fabio Oliveira > 2.00 pts
Ricardo Prediger > 2.00 pts

- 05 pontos: o piloto ficará sem qualificação.
- 06 pontos: o piloto largará dos boxes.
- 08 pontos: o piloto ficará suspenso por uma etapa.
- 10 pontos: o piloto será excluído do campeonato.

PONTUAÇÃO PILOTOS.
Jesus Neto já havia garantido o titulo, mas fechou a temporada com 152 pontos, contra 90 de Jeferson Richart e Jonatan Richart com 88 foi o terceiro colocado.


PONTUAÇÃO EQUIPES.
A BSP Racing saiu campeã de equipes com 229 pontos, com a Racers4Fun com 178 pontos, enquanto a Hola Viva México fechou em terceiro lugar com 111 pontos.


PROXIMA TEMPORADA.
A categoria continua na grade da VORC Series, porém desta vez será disputado em terreno europeu, e com os carros de tração traseira BMW e Infinity.
Serão 5 etapas com duas corridas de 20 minutos.


VT DA ETAPA