Em uma final caótica no que tange a acidentes, Tsukuba foi uma grande final, e que colocou a disputa pelo titulo com uma briga intensa entre os pilotos, e com um a mais que foi a leve chuva na pista niponica.
QUALIFICAÇÃO.
Ernesto Brock (Hola Viva México) cravou a pole com 1:03.856, tendo Ricardo Prediger da Team Schnell que fez 1:04.376.
A segunda fila foi formada por Cassio Zpointer (Garagem Dubla) e o argentino Martin Rossi da Rossi Competicione.
Fernando Esquitino, André Verdani, Alexandre Oliveira, Moacyr Silva, Fabio Augusto e Emerson Czerkawski completaram o top 10.
CORRIDA 1.
A primeira corrida começou com um embolo, quando Martin Rossi varreu seu compatriota argentino Fernando Esquitino (Branca Sport Team) da pista.
As disputas do top 5 para trás era forte sempre com troca de posições.
No final de 19 voltas, Ernesto Brock segurou os ataques de Ricardo Prediger, enquanto no terceiro lugar, Emerson Czerkawski (Hola Viva México) foi o terceiro colocado.
Martin Rossi, André Verdani, Cassio Zpointer, César Emilio, Pedro Nosaki, Fernando Esquitino e Fabio Augusto completou o top 10 da corrida 1.
CORRIDA 2.
Com Fabio Augusto (Dubla Racing) e Fernando Esquitino largando na primeira fila pela inversão do grid.
Na largada a chuva subiu a intensidade, e ai na largada um verdadeiro caos, com muitos carros se envolvendo em acidentes, inclusive o postulante a campeão Ricardo Prediger, Jesus Neto e Ernesto Brock.
Mas quem não queria saber disse, era Fernando Esquitino que liderou até a volta 3, quando Cassio Zpointer foi lá e assumiu a ponta.
Enquanto isso depois de um toque entre Brock e Prediger, os pilotos foram aos boxes, e vinham em pista tentando sobreviver até o final da corrida e marcar os maximos de pontos possiveis.
Depois de 18 voltas de corrida, Cassio Zpointer vence a bateria final da temporada, com Alexandre Oliveira (CTE Racing HVM) em segundo lugar, e um bravissimo Fabio Augusto que mesmo sem tempo de treino, conseguiu uma redenção no final com o podio.
Pedro Nosaki, Moacyr Silva, Martin Rossi, Jesus Neto, André Verdani, Fernando Esquitino e Ricardo Prediger completaram o top 10. Com esse resultado Ricardo Prediger saiu campeão da temporada.
PROTESTOS E PUNIÇÕES.
Não houve.
CARTEIRA PUNITIVA.
Hélio Vamberto > 3.00 pts
Alexandre Oliveira > 2.25 pts
Emerson Czerkawski > 2.03 pts
Alexandre Paumgartten > 2.00 pts
Elvis Lima > 2.00 pts
Leonardo Ferreira > 2.00 pts
Leonardo Iscaro > 2.00 pts
Rodrigo Cascaes > 2.00 pts
Tarso Marques > 1.50 pts
Gustavo Frigotto > 1.25 pts
Fabricio Matheussi > 1.01 pts
Gabriel Pecly > 0,77 pts
Martin Rossi > 0.56 pts
Cassio Zpointer > 0.50 pts
Cristiano Possobon > 0.50 pts
Rodrigo Vieira > 0.50 pts
Leonardo de Souza > 0.38 pts
Alex Pereira > 0.25 pts
Jackson de Souza > 0.25 pts
Ernesto Brock > 0.21 pts
Gefferson Pereira > 0.19 pts
Gilson Rodrigues > 0.13 pts
Lucas Moraes > 0.13 pts
Thiago de Battisti > 0.11 pts
Bruno Póvoa > 0.07 pts
Rodrigo Volek > 0.03 pts
Gustavo Alves > 0.02 pts
Marco Parma > 0.02 pts
Vinicius Ritter > 0.01 pts
- 05 pontos: o piloto ficará sem qualificação.
- 06 pontos: o piloto largará dos boxes.
- 08 pontos: o piloto ficará suspenso por uma etapa.
- 10 pontos: o piloto será excluído do campeonato.
PONTUAÇÃO PILOTOS.
Ricardo Prediger garantiu o titulo com 92 pontos conquistados, com Ernesto Brock sendo vice com 87 e Jesus Neto concluindo em terceiro com 76 pontos.
PONTUAÇÃO EQUIPES.
A Hola Viva México saiu campeã de equipes com 163 pontos, tendo a Team Schnell feito 94 na vice liderança e a BSP Racing concluiu com 76 pontos conquistados.
PROXIMA TEMPORADA.
A categoria segue, com uma temporada feita para ser realizada na Flórida com uma grande novidade, que será duas etapas sendo realizadas com 50 minutos de corrida.
VT DA ETAPA.