E a final da BTCC Series Europe chegou a Monza para a grande final, Até antes do Briefing o tempo seco tomava conta dos treinos, mas ao final, quando foi começar a qualificação uma chuva torrencial chegou, e fez a corrida dos pilotos se tornar um desafio de sobrevivencia em uma pista super molhada.
QUALIFICAÇÃO.
Ricky Esteves (BSP Racing) cravou a pole position com 2:08.263, com João Regatieri (Team Schnell) vindo no segundo lugar com 2:08.503.
Dinomar Redfield (Los Chucros) e Jonatan Richart (Racers4Fun) completaram a segunda fila.
Ricardo Prediger, Jeferson Richart, André Verdani, Fabricio Matheussi, Luiz Felipe Lordeiro e Cesar Emilio completaram o top 10.
CORRIDA 1.
Com uma chuva intensa, os pilotos fizeram uma primeira volta até que segura, com excessão de Emerson Czerkawski (Hola Viva México) que ao levar um toque rodou e foi para ultimo.
Dinomar Redfield saltou a liderança, e passou a ser pressionado por João Regatieri.
Três pilotos tentaram arriscar e largaram com pneus de pista seca, Christian Rudnick (BSP Racing 2), e os irmãos Richart, Jeferson e Jonatan.
E no final da segunda volta, o então lider do campeonato Jeferson Richart (Racers4Fun) se deu mal em sua aposta e acabou batendo e abandonando a segunda corrida.
No final da terceira volta, João Regatieri pulou a liderança de onde não saiu mais e venceu após 10 voltas, com 11 segundos de vantagem a Dinomar Redfield que ficou em segundo. Ricky Esteves completou o terceiro lugar no podio.
A vitória somada ao abandono de Jeferson Richart, deu o titulo antecipado em uma bateria para o piloto da Schnell.
Ricardo Prediger, Alexandre Paumgartten, Jesus Neto, Luiz Felipe Lordeiro, Marcos Silveira, John Martins e André Verdani completaram os 10 primeiros.
CORRIDA 2.
Com a inversão de grid, André Verdani (Herdez Competition) e John Martins (Melissa Competições) formaram a primeira fila após a corrida 1.
A chuva dobrou de força e a pista ficou com muita agua, o que fez os pilotos terem de ter um cuidado redobrado.
André Verdani errou na largada e perdeu a ponta para John Martins, vindo na sequencia Jesus Neto (BSP Racing) pulou de 5º para 2º.
Enquanto isso um nome se destacava Alexandre Paumgartten, que na primeira corrida havia largado de 21º e vinha de um 5º lugar,
Após intenso duelo, Paumgartten alcança o segundo lugar ao ultrapassar Jesus Neto.
Na 9ª volta Alexandre Paumgartten assumiu a liderança, vendo do retrovisor seu companheiro de equipe John Martins lutando com Jesus Neto pelo segundo lugar.
No final de mais 10 voltas de corrida, Alexandre Paumgartten fecha a temporada com mais uma vitória, com Jesus Neto conseguindo a ultrapassagem na ultima volta e completando em segundo lugar, John Martins em uma temporada de recuperação e reorganização fecha a temporada com um ótimo podio.
Ricky Esteves, João Regatieri, André Verdani, Luiz Felipe Lordeiro, Marcos Silveira, Jonatan Richart e Emerson Czerkawski completaram o top 10.
PROTESTOS E PUNIÇÕES.
Não houve.
CARTEIRA PUNITIVA.
Fabricio Matheussi > 4.00 pts
João Regatieri > 3.00 pts
Jesus Neto > 2.00 pts
Marcos Silveira > 2.00 pts
André Sutti > 1.00 pts
Fabio Oliveira > 1.00 pts
Jeferson Richart > 1.00 pts
Ricardo Prediger > 1.00 pts
- 05 pontos: o piloto ficará sem qualificação.
- 06 pontos: o piloto largará dos boxes.
- 08 pontos: o piloto ficará suspenso por uma etapa.
- 10 pontos: o piloto será excluído do campeonato.
PONTUAÇÃO PILOTOS.
João Regatieri saiu com o titulo da temporada, com 110 pontos, com Jeferson Richart somando 86 pontos no segundo lugar, e Jonatan Richart completa no terceiro lugar com 84 pontos.
PONTUAÇÃO EQUIPES.
A Racers4Fun já tinha o titulo de equipes garantido, com a BSP Racing no segundo lugar fazendo 143 tentos.
A Team Schnell 2 fechou a temporada com 110 pontos completados.
PROXIMA TEMPORADA.
Agora a BTCC sará uma pausa, com a Megane Cup vindo no lugar. Vindo em uma temporada também europeia, em corridas com duas baterias de 25 minutos.
VT DA ETAPA.