Mar de carros!!!


A espera acabou! Foi dada a largada para a T1/2017 da Vorc Series Clio Cup e o palco da etapa inaugural foi o seletivo circuito australiano de Eastern Creek, que em seus 3.930m possui o traçado mais longo da temporada. A etapa marcou ainda o início dos trabalhos da liga no simulador Automobilista e contou com um excepcional grid de 32 pilotos.

Classificação

A sessão de classificação apenas escancarou a já conhecida competitividade da categoria. Gustavo Frigotto mostrou força e estabeleceu a pole position com o tempo de 1:39.741, seguido no mesmo décimo de segundo pelos pilotos Anderson Medeiros (1:39.745) e Caio Russi  (1:39.793). Por sua vez Samuel Pontes (1:39.917) e o atual campeão Neto Silva (1:39.935) fecharam o grupo dos cinco primeiros ficando apenas a dois décimos da pole position.


1ª Bateria
Mesmo com grid cheio e a tensão natural que se faz presente no inicio de qualquer campeonato os pilotos deram um exemplo de maturidade e fizeram uma largada sem incidentes. A corrida foi marcada pelo baixo número de abandonos e acirradas disputas por posições em todos os pontos da pista.
Gustavo Frigotto demonstrou excelente desempenho, ditou o ritmo da 1ª Bateria liderando o maior número de voltas (16) e acabou ficando com a vitória, seguido de perto por Anderson Medeiros, segundo colocado, dono da melhor volta da corrida (1:39.453). Neto Silva também subiu ao pódio fechando a bateria na terceira posição, enquanto Emerson Czerkawsky, Felipe Porto, Caio Russi, Ricardo Senior e Kleber Stippi completaram o grupo dos oito primeiros que são afetados pela regra de inversão de grid para a 2ª Bateria.  
No meio do pelotão, destaque para a excelente corrida de recuperação de Samuel Pontes (9º), a segura atuação de Tarso Marques (11º) e para o top climber da etapa, Raphael Arqueti (15º) que optou por não registrar tempo na classificação e subiu 18 posições durante a corrida.


2ª Bateria
A 2ª Bateria foi ainda mais emocionante que a primeira. Na largada Kleber Stippi aproveitou-se da falta de tração do carro de Ricardo Senior e não encontrou dificuldades para contornar as primeiras curvas liderando o pelotão, contudo o piloto não resistiu aos ataques de Caio Russi e foi ultrapassado pelo piloto da Racer Clube ainda na primeira volta. Enquanto isso, Neto Silva e Gustavo Frigotto travavam, curva a curva, uma linda batalha pela segunda posição.
Já pelo meio do grid a emoção também estava garantida e muitas disputas também ferviam, o tráfego era intenso e dez pilotos ficaram separados por apenas quatro segundos durante boa parte da etapa final. Muitos pilotos arriscaram mais na segunda bateria e o ritmo forte das disputas cobrou seu preço, apesar do baixo número de acidentes houve um número elevado de quebras do conjunto câmbio/motor, ocasionados em sua maioria pelas bruscas reduções de marchas.
Enquanto isso Caio Russi andou forte e constante para se destacar do pelotão, liderou o maior número de voltas (15) , fez a volta mais rápida da corrida (1:39.383) e coroou seu excelente desempenho com a merecida vitória na segunda bateria. Gustavo Frigotto levou a melhor sobre Neto Silva e ficou com a segunda posição. O atual campeão fechou o pódio nas duas baterias e sai de Eastern Creek consciente de que enfrentará adversários duríssimos para tentar manter seu título.
Emerson Czerkawsky também demonstrou bom ritmo e constância, fechando as duas baterias na quarta posição. Carlos Barreto, Ricardo Senior, Samuel Pontes, Ernesto Brock, Israel Mufatto e Tarso Marques completaram o top 10.
Destaque para o top climber da bateria, Gilson Rodrigues, que galgou incríveis 20 posições.
Gustavo Frigotto deixa a primeira etapa como líder do campeonato, mas o grid em alto nível e a pluralidade de pilotos com reconhecida capacidade de vencer deverão garantir altas doses de emoção e uma disputa ferrenha até a última etapa pelo campeonato deste ano.


Na classificação de pilotos, Gustavo Frigotto sai como lider do campeonato após os 2 pódios

Enquanto no campeonato de equipes a Minardi Team HVM começa a temporada como lider do campeonato.


A vorc series volta dia 10/02 com a etapa de Laguna Seca, certamente para mais duas baterias eletrizantes. Até lá pilotos!

Texto por Raphael Arqueti.

VT de Eastern Creek