A espera acabou! Foi dada a largada para a T1/2017 da Vorc
Series Clio Cup e o palco da etapa inaugural foi o seletivo circuito australiano
de Eastern Creek, que em seus 3.930m possui o traçado mais longo da temporada. A
etapa marcou ainda o inÃcio dos trabalhos da liga no simulador Automobilista e
contou com um excepcional grid de 32 pilotos.
Classificação
A sessão de classificação apenas escancarou a já conhecida
competitividade da categoria. Gustavo Frigotto mostrou força e estabeleceu a
pole position com o tempo de 1:39.741, seguido no mesmo décimo de segundo pelos
pilotos Anderson Medeiros (1:39.745) e Caio Russi (1:39.793). Por sua vez Samuel
Pontes (1:39.917) e o atual campeão Neto Silva (1:39.935) fecharam o grupo dos
cinco primeiros ficando apenas a dois décimos da pole position.
1ª Bateria
Mesmo com grid cheio e a tensão natural que se faz presente no
inicio de qualquer campeonato os pilotos deram um exemplo de maturidade e
fizeram uma largada sem incidentes. A corrida foi marcada pelo baixo número de
abandonos e acirradas disputas por posições em todos os pontos da pista.
Gustavo Frigotto demonstrou excelente desempenho, ditou o
ritmo da 1ª Bateria liderando o maior número de voltas (16) e acabou ficando
com a vitória, seguido de perto por Anderson Medeiros, segundo colocado, dono
da melhor volta da corrida (1:39.453). Neto Silva também subiu ao pódio
fechando a bateria na terceira posição, enquanto Emerson Czerkawsky, Felipe
Porto, Caio Russi, Ricardo Senior e Kleber Stippi completaram o grupo dos oito
primeiros que são afetados pela regra de inversão de grid para a 2ª Bateria.
No meio do pelotão, destaque para a excelente corrida de
recuperação de Samuel Pontes (9º), a segura atuação de Tarso Marques (11º) e
para o top climber da etapa, Raphael Arqueti (15º) que optou por não registrar
tempo na classificação e subiu 18 posições durante a corrida.
2ª Bateria
A 2ª Bateria foi ainda mais emocionante que a primeira. Na
largada Kleber Stippi aproveitou-se da falta de tração do carro de Ricardo
Senior e não encontrou dificuldades para contornar as primeiras curvas
liderando o pelotão, contudo o piloto não resistiu aos ataques de Caio Russi e
foi ultrapassado pelo piloto da Racer Clube ainda na primeira volta. Enquanto
isso, Neto Silva e Gustavo Frigotto travavam, curva a curva, uma linda batalha
pela segunda posição.
Já pelo meio do grid a emoção também estava garantida e muitas
disputas também ferviam, o tráfego era intenso e dez pilotos ficaram separados
por apenas quatro segundos durante boa parte da etapa final. Muitos pilotos
arriscaram mais na segunda bateria e o ritmo forte das disputas cobrou seu
preço, apesar do baixo número de acidentes houve um número elevado de quebras
do conjunto câmbio/motor, ocasionados em sua maioria pelas bruscas reduções de
marchas.
Enquanto isso Caio Russi andou forte e constante para se
destacar do pelotão, liderou o maior número de voltas (15) , fez a volta mais
rápida da corrida (1:39.383) e coroou seu excelente desempenho com a merecida vitória
na segunda bateria. Gustavo Frigotto levou a melhor sobre Neto Silva e ficou
com a segunda posição. O atual campeão fechou o pódio nas duas baterias e sai
de Eastern Creek consciente de que enfrentará adversários durÃssimos para
tentar manter seu tÃtulo.
Emerson Czerkawsky também demonstrou bom ritmo e constância,
fechando as duas baterias na quarta posição. Carlos Barreto, Ricardo Senior,
Samuel Pontes, Ernesto Brock, Israel Mufatto e Tarso Marques completaram o top
10.
Destaque para o top climber da bateria, Gilson Rodrigues, que
galgou incrÃveis 20 posições.
Gustavo Frigotto deixa a primeira etapa como lÃder do
campeonato, mas o grid em alto nÃvel e a pluralidade de pilotos com reconhecida
capacidade de vencer deverão garantir altas doses de emoção e uma disputa
ferrenha até a última etapa pelo campeonato deste ano.
Na classificação de pilotos, Gustavo Frigotto sai como lider do campeonato após os 2 pódios
Enquanto no campeonato de equipes a Minardi Team HVM começa a temporada como lider do campeonato.
A vorc series volta dia 10/02 com a etapa de Laguna Seca,
certamente para mais duas baterias eletrizantes. Até lá pilotos!
Texto por Raphael Arqueti.
VT de Eastern Creek
VT de Eastern Creek