Noite
de sexta feira, carnaval e uma grata surpresa, a Vorc Series continua
impactando positivamente o universo do automobilismo virtual com a sua Clio
Cup. Nada menos que 32 pilotos deixaram de lado o primeiro dia de folia e
estiveram presentes em terras hermanas para disputar a etapa de Buenos Aires no
polivalente autódromo Oscar Alfredo Gálvez (Traçado nº 9), demonstrando o
quanto esta categoria caiu no gosto dos amantes da velocidade.
Classificação
Com traçado bem mais curto que as etapas anteriores a disputa
pela pole position foi acirrada e teve muitos postulantes. Ao fim da sessão
classificatória 12 pilotos se mantiveram no mesmo segundo de diferença para a
volta mais rápida. Como um grid repleto de pilotos de alto nível quem se
destacou desta vez foi Pedro de Oliveira, com uma volta impecável em 1:22.583 o
piloto registrou a pole position garantindo assim um ponto extra.
Gustavo Frigotto mostrou que estava disposto a defender a
liderança do campeonato e com uma excelente volta (1:22.692) fechou a primeira
fila. Logo atrás vieram Marcos Furriel
(1:22.755) e Caio Russi (1:22.862) completando o grupo dos ponteiros.
Carlos Barreto (1:23.036), Rafael Borgosman (1:23.137),
Samuel Pontes (1:23.140), Neto Silva (1:23.290), Emerson Czerkawsky (1:23.419)
e Enzo Sofiato (1:23.502) fecharam o concorridíssimo top 10.
1ª Bateria
Carros alinhados, expectativa de uma bateria alucinante, grid
cheio, pista curta, pilotos disputando espaço para conquistar cada metro de
pista. Ainda assim os pilotos conseguiram fazer uma largada sem acidentes, com
Pedro de Oliveira se mantendo a frente e Gustavo Frigotto sustentando a segunda
posição. Caio Russi teve dificuldades para encontrar uma boa posição para
tangenciar as primeiras curvas e acabou ficando com o lado de fora do traçado,
espalhou e por duas vezes chegou a beliscar a brita e perdeu algumas preciosas
posições logo no início da corrida.
No transcorrer das primeiras voltas Marcos Furriel, Rafael
Borgosman e Samuel Pontes chegaram em Gustavo Frigotto, que teve que começar a
pensar em defender posição ao invés de atacar o líder da bateria, com isso
Pedro de Oliveira teve um pequeno alívio e conseguiu abrir vantagem mínima,
nada que fosse o suficiente para lhe dar uma corrida tranquila, mas o simples
fato de não precisar defender posição toda curva permitiu que o piloto
desenvolvesse melhor seu ritmo de prova.
Rafael Borgosman errou ao tentar atacar Marcos Furriel,
colocou as rodas na grama e perdeu o controle do carro e rodou sozinho, apesar
de ter perdido poucas posições e ter voltado em sexto, a dificuldade em escalar
novamente o grid acabou tirando o piloto da briga pela vitória.
Enquanto isso, no pelotão intermediário a resistência para
negociar ultrapassagens fez com que alguns pilotos arriscassem um pouco além da
conta e se envolvessem em alguns acidentes. Abandonaram por quebras em
decorrência de acidentes os pilotos Tarso Marques, Daniel Gomes, Gilson
Rodrigues, Marco de Andrade e Rodrigo Rocha.
Apesar de muita pressão na luta por posições a corrida se
desenvolveu sem maiores alternâncias entre os líderes. Pedro de Oliveira venceu
de ponta a ponta, levando assim o ponto extra pelo maior número de voltas
lideradas (18) e outro ponto extra pela volta mais rápida da corrida (1:22.747).
Gustavo Frigotto conseguiu segurar os consecutivos ataques de
Marcos Furriel e terminou em segundo, com o piloto da HVM fechando o pódio.
Samuel Pontes, Carlos Barreto, Rafael Borgosman, Enzo Sofiato e Endrigo de
Castro fecharam o top 8 para inversão de grid na segunda bateria da noite.
Os top climbers da primeira bateria foram Felipe Granado e
Edgar Horst Jr, ambos conquistaram 12 posições ao longo da corrida.
2ª Bateria
Com a inversão de grid Endrigo de Castro e Enzo Sofiato
dividiam a primeira fila, mas quando as luzes verdes se acenderam o carro de
Endrigo largou muito mal, teve uma perda brusca de rotação na troca de marchas
e o piloto caiu da primeira para a quarta posição na largada.
Enzo Sofiato assumiu a liderança apenas por alguns segundos,
isso porque Rafael Borgosman, que vinha de terceiro fez excelente largada e se
posicionou melhor para tomar a liderança antes da primeira curva.
Como sempre acontece nas baterias com grid invertido os
ataques para escalar posições eram muito mais intensos, Enzo não conseguiu se
manter entre os primeiros e perdeu várias posições, caindo para nono. Carlos
Barreto, sempre fazendo corridas seguras e longe dos acidentes conseguiu se
posicionar em segundo enquanto Gustavo Frigotto se apressou em negociar ultrapassagens
e rapidamente conquistou a terceira posição.
Na luta pela quarta posição Endrigo de castro e Pedro de
Oliveira se envolveram em um acidente, o piloto da BSP ao atacar Endrigo
provocou uma batida por trás, fazendo o carro de Endrigo rodar e ir para a
grama, perdendo várias posições. Quem se deu bem foi Caio Russi, que aproveitou
o enrosco para assumir a quarta posição.
Na metade da corrida Rafael Borgosman seguia na liderança mantendo
confortável vantagem sobre o segundo colocado. A briga do momento era entre
Caio Russi, Marcos Furriel e Emerson Czerkawsky. Furriel aproveitou-se de uma
embarrigada de curva de Caio para assumir o quarto posto, contudo nas voltas
seguintes Caio Russi conseguiu devolver a ultrapassagem reassumindo a quarta
posição.
Gustavo Frigotto seguia agressivo para conseguir a segunda
posição, fez a aproximação sobre Carlos Barreto e se lançou ao ataque, chegou a
ultrapassar, mas tomou um belíssimo X de Carlos Barreto na defesa de posição,
neste que foi um dos momentos mais belos da corrida. O líder do campeonato
ainda tentou diversas vezes fazer a ultrapassagem, mas Barreto sempre defendia
com sucesso.
Quem agradeceu tamanha disputa pela segunda posição foi
Rafael Borgosman, o piloto venceu a segunda bateria de ponta a ponta e ganhou o
ponto extra pelo maior número de voltas lideradas (19). Carlos Barreto, com
todos os méritos, terminou em um excelente segundo lugar. Gustavo Frigotto
fechou o pódio e cravou a melhor volta da segunda bateria (1:22.683) também
levando para casa mais um precioso ponto extra.
Na eletrizante disputa pela quarta posição, Caio Russi foi
definitivamente superado por Marcos Furriel e Emerson Czerkawsky. Neto silva
terminou na 7ª posição, seguido por Samuel Pontes, Carlos Reina e Enzo Sofiato
no top 10.
Os top climbers da segunda bateria foram Wendel George e
Daniel Gomes, ambos conquistaram 14 posições ao longo da corrida.
Após três etapas Gustavo Frigotto sai ainda mais líder com 41 pontos de vantagem sobre Neto Silva.
Já no campeonato de equipes, a Minardi Team HVM sai ainda mais líder com 45 pontos de vantagem sobre a BSP Racing.
VT da Etapa
A Vorc Series cruza o mundo e retorna no dia 10/03 com a
etapa de Suzuka East no Japão para a segunda metade do campeonato.
Texto por Raphael Arqueti.