A Vorc realizou nesta última quarta
feira, em terras brasileiras, a segunda etapa do campeonato da Cart Series e o
palco desta emocionante disputa foi o saudoso circuito de Jacarepaguá, em seu
traçado oval, batizado de Emerson Fittipadi. A pista oferece uma interessante
mescla de curvas, sendo duas delas feitas em altíssima velocidade, nos moldes
dos circuitos ovais e outras duas com características de circuito misto, bem
fechadas, com forte frenagem e reduções de marcha.
Classificação
Durante a
sessão de classificação vimos um dominante Bruno Miranda acelerar fundo e
cravar a pole em 39.630, seguido de perto por Diego Said (39.872) e Pedro
França (39.941), únicos pilotos a girarem na casa de 39 segundos.
Na quarta
colocação largou Rafael Gonçalves (40.211), em quinto Levi Ávila (40.269), logo
a frente de Yannes Zola (40.377) sexto colocado. Na quarta fila Emerson
Czerkawsky (40.406) e Rodrigo Oliveira (40.426) e fechando o grupo dos dez
pilotos mais rápidos, Dann Murilo (40.443) e Ricardo Prediger (40.594).
Corrida
Antes do
início da prova, ainda durante a volta de apresentação, num breve momento de
falta de concentração, Rodrigo Oliveira reacelerou bruscamente seu carro,
provavelmente buscando o melhor aquecimento dos pneus, mas acabou errando a mão
da manobra e bateu na traseira de Yannes Zola, perdendo o bico de seu carro e
precisando voltas aos boxes para efetuar os reparos.
Quando o
safety car recolheu e as luzes verdes se acenderam a largada se deu de forma
tranquila. Bruno Miranda se manteve por um curto momento na liderança sendo
pressionado por um Diego Said bem posicionado se aproveitando do vácuo para no
início da volta dois fazer a ultrapassagem.
Ricardo
Prediger, em espetacular largada pulou de décimo para terceiro, enquanto Levi
Ávila ganhou uma posição e se colocou em quarto. O breve momento de disputas
acirradas na pista foi interrompido pela primeira bandeira amarela da noite,
Rodrigo Garcia causou um acidente de grandes proporções ao errar o ponto de
frenagem de uma curva e bater forte contra os carros de Dann Murilo, Emerson
Czerkawsky e Paulo Maeda. Garcia ainda bateu contra o muro e capotou, provocando
a entrada do carro de segurança.
A corrida foi
retomada restando 40 minutos para o encerramento da prova, e ao agitar da
bandeira verde Bruno Miranda relargou melhor que Diego Said e mergulhou já na
primeira curva para retomar a liderança. Em bandeira verde a corrida novamente
não durou mais que duas voltas; os pilotos estavam encontrando dificuldades
para encontrar o ponto correto de frenagem nas curvas de baixa e os acidentes
seguiam acontecendo. Desta vez Dann Murilo bateu na traseira de Wagner Antonelo
e perdeu a roda e logo em seguida Wendel George foi quem passou reto e acertou
em cheio a traseira de Pedro França, perdendo as asas dianteira e traseira,
causando assim nova entrada do safety car.
Na segunda
relargada da noite Diego Said apareceu novamente à frente de Bruno Miranda, no
inicio da prova os dois pilotos demonstravam ter mais condições de se destacar
e brigar pela vitória e ficavam se alterando na liderança.
Restando 34
minutos para o fim da prova o carro de Neto silva destracionou sozinho na saída
da curva 2 e rodou na pista, enquanto Pedro de Oliveira, que vinha logo atrás
não conseguiu desviar e ambos colidiram. Com o acidente Neto Silva perdeu o
bico do carro e tentou levar seu veículo até os pits, contudo antes que pudesse
chegar o piloto acabou escapando reto e batendo contra o muro, perdendo desta
vez sua asa traseira e acionando novamente a bandeira amarela em todo o
circuito.
Na relargada
Pedro França, que estava posicionado em pista logo atrás dos dois líderes, mas
de fato estava uma volta atrás, aproveitou a bandeira verde e fez um movimento
ousado para ultrapassar os ponteiros e retirar a volta que estava em
desvantagem. A presença de Pedro França logo a frente do líder causou certo
alvoroço na corrida, pois o piloto não tinha ritmo para abrir dos ponteiros,
com isso o pelotão se agrupou e Levi Ávila se assanhou para fazer ultrapassagem
e assumir a segunda posição, quase no mesmo instante uma batida envolvendo dois
dos postulantes à vitória; Diego Said e Ricardo Prediger. O piloto da Schnell
chegou muito forte no ponto de frenagem, tentou jogar seu carro para esquerda
para evitar uma colisão com Said, mas logo a sua frente vinha outro carro e
Prediger fez novamente o movimento para a direita, deixando Said sem
possibilidade de reação. A colisão foi responsável pelo quarto safety car da
noite.
Sem a
perseguição de Diego Said, Bruno Miranda se viu livre na relargada para impor
um ritmo forte e abrir vantagem sobre Levi Ávila, o segundo colocado. A corrida
enfim fluía por mais tempo em bandeira verde, as disputas de posição aconteciam
sem maiores problemas e, Emseron Czerkawsky, em excelente corrida de
recuperação conseguia assumir a terceira posição nos dezoito minutos finais de
prova.
A corrida
encaminhava-se para seus treze minutos finais quando Levi cometeu um pequeno
erro e abriu uma brecha para que Emerson aproveitasse da situação e assumisse o
segundo posto, seguido bem de perto por Pedro de Oliveira.
Wagner
antonelo e Rodrigo Oliveira na disputa pela sétima posição se enroscaram em uma
batida forte e pela quinta vez o carro de segurança precisou entrar na pista.
Na relargada
Bruno Miranda se deu bem e deixou um retardatário (Pedro França) entre ele e os
demais pilotos que degladiavam-se pela segunda posição. A presença incomoda do
retardatário num ponto tão crítico de disputa de posições cobrou seu preço e
mais um acidente de grandes proporções ocorreu nos cinco minutos finais.
Emerson Czerkawsky tentava se livrar do retardatário quando França bateu em sua
traseira, jogando a HVM de Emerson contra o muro. Também danificado Pedro
França ainda se envolveu em outro acidente quase que imediatamente; o piloto
seguiu lento na pista enquanto Tarso Marques contornava uma curva de alta e não
teve tempo de desviar do retardatário, acertando em cheio seu carro e
provocando mais uma bandeira amarela em todo o circuito. Outros pilotos também
não conseguiram desviar dos destroços e também de envolveram em acidentes
menores.
O safety car
recolheu para que os pilotos tivessem a ultima volta de prova sob bandeira
verde e apesar de os pilotos terem sido arrojados para tentar ganhar alguma
posição no final a última volta ocorreu sem incidentes.
Bruno de
Oliveira então sagrou-se o grande vencedor da noite, registrando ainda o maior
número de voltas lideradas (38), em segundo lugar Pedro de Oliveira e
completando o pódio Ricardo Prediger. Em quarto lugar chegou Rafael Gonçalves
seguido por Diego Said e Yannes Zola; em sétimo Paulo Maeda, oitado Emerson
Czerkawsky, nono Levi Ávila, detentor da melhor volta da corrida (40.296) e
completando os dez primeiros Silvio Cividini.
Abandonaram:
Tarso Marques, Pedro França, Rodrigo Garcia, Rodrigo Oliveira e Dann Murilo.
A Cart Series
volta no dia 24/05 para a terceira etapa, iniciando a reta final do campeonato,
no circuito de Mid Ohio, Estados Unidos.
Bruno Miranda dispara na liderança do campeonato com 65 pontos, Diego Said segue na vice liderança mas agora 13 pontos atras, e Ricardo Prediger ainda em terceiro mas agora empatado com Levi Avila seu companheiro de equipe.
A BMRS Motorsports assumiu a liderança do campeonato de equipes, Black Wings RT vice lider, seguida da Team Schnell que caiu para terceira no campeonato de equipes.
Texto por
Raphael Arqueti.
Protestos e Punições
Diego Said > Ricardo Prediger
Prediger punido em 13s conforme o regulamento, ao bater em Said ainda que sem intenção, causou prejuízo a Said
Diego Said > Ricardo Prediger
Prediger punido em 13s conforme o regulamento, ao bater em Said ainda que sem intenção, causou prejuízo a Said
Paulo Maeda > Tarso Marques
Advertência Tarso Marques, o incidente não causou um acidente, porém o piloto fica de observação após o incidente. Situação que seria totalmente resolvida conversando no pós race e não com protesto.
Advertência Tarso Marques, o incidente não causou um acidente, porém o piloto fica de observação após o incidente. Situação que seria totalmente resolvida conversando no pós race e não com protesto.
Paulo Maeda > Neto Silva
Em ovais os pilotos não são obrigados a dar passagem, cabe o bom senso, no lance reclamado houve uma divisão de curva na 1 nenhum toque ou acidente.
Emerson Czerkawsky > Pedro França
Pedro França punido ao bater em Czerkawsky ainda mais sendo retardatário, como houve abandono o piloto ficará sem qualificação na proxima etapa. (Caso o piloto não compareça a etapa a punição fica para o carro #99 cujo ele fazia substituição)
Em ovais os pilotos não são obrigados a dar passagem, cabe o bom senso, no lance reclamado houve uma divisão de curva na 1 nenhum toque ou acidente.
Emerson Czerkawsky > Pedro França
Pedro França punido ao bater em Czerkawsky ainda mais sendo retardatário, como houve abandono o piloto ficará sem qualificação na proxima etapa. (Caso o piloto não compareça a etapa a punição fica para o carro #99 cujo ele fazia substituição)
VT da Etapa