A Vorc realizou nesta Ășltima quarta
feira, em terras brasileiras, a segunda etapa do campeonato da Cart Series e o
palco desta emocionante disputa foi o saudoso circuito de JacarepaguĂĄ, em seu
traçado oval, batizado de Emerson Fittipadi. A pista oferece uma interessante
mescla de curvas, sendo duas delas feitas em altĂssima velocidade, nos moldes
dos circuitos ovais e outras duas com caracterĂsticas de circuito misto, bem
fechadas, com forte frenagem e reduçÔes de marcha.
Classificação
Durante a
sessão de classificação vimos um dominante Bruno Miranda acelerar fundo e
cravar a pole em 39.630, seguido de perto por Diego Said (39.872) e Pedro
França (39.941), Ășnicos pilotos a girarem na casa de 39 segundos.
Na quarta
colocação largou Rafael Gonçalves (40.211), em quinto Levi Ăvila (40.269), logo
a frente de Yannes Zola (40.377) sexto colocado. Na quarta fila Emerson
Czerkawsky (40.406) e Rodrigo Oliveira (40.426) e fechando o grupo dos dez
pilotos mais rĂĄpidos, Dann Murilo (40.443) e Ricardo Prediger (40.594).
Corrida
Antes do
inĂcio da prova, ainda durante a volta de apresentação, num breve momento de
falta de concentração, Rodrigo Oliveira reacelerou bruscamente seu carro,
provavelmente buscando o melhor aquecimento dos pneus, mas acabou errando a mĂŁo
da manobra e bateu na traseira de Yannes Zola, perdendo o bico de seu carro e
precisando voltas aos boxes para efetuar os reparos.
Quando o
safety car recolheu e as luzes verdes se acenderam a largada se deu de forma
tranquila. Bruno Miranda se manteve por um curto momento na liderança sendo
pressionado por um Diego Said bem posicionado se aproveitando do vĂĄcuo para no
inĂcio da volta dois fazer a ultrapassagem.
Ricardo
Prediger, em espetacular largada pulou de décimo para terceiro, enquanto Levi
Ăvila ganhou uma posição e se colocou em quarto. O breve momento de disputas
acirradas na pista foi interrompido pela primeira bandeira amarela da noite,
Rodrigo Garcia causou um acidente de grandes proporçÔes ao errar o ponto de
frenagem de uma curva e bater forte contra os carros de Dann Murilo, Emerson
Czerkawsky e Paulo Maeda. Garcia ainda bateu contra o muro e capotou, provocando
a entrada do carro de segurança.
A corrida foi
retomada restando 40 minutos para o encerramento da prova, e ao agitar da
bandeira verde Bruno Miranda relargou melhor que Diego Said e mergulhou jĂĄ na
primeira curva para retomar a liderança. Em bandeira verde a corrida novamente
nĂŁo durou mais que duas voltas; os pilotos estavam encontrando dificuldades
para encontrar o ponto correto de frenagem nas curvas de baixa e os acidentes
seguiam acontecendo. Desta vez Dann Murilo bateu na traseira de Wagner Antonelo
e perdeu a roda e logo em seguida Wendel George foi quem passou reto e acertou
em cheio a traseira de Pedro França, perdendo as asas dianteira e traseira,
causando assim nova entrada do safety car.
Na segunda
relargada da noite Diego Said apareceu novamente Ă frente de Bruno Miranda, no
inicio da prova os dois pilotos demonstravam ter mais condiçÔes de se destacar
e brigar pela vitória e ficavam se alterando na liderança.
Restando 34
minutos para o fim da prova o carro de Neto silva destracionou sozinho na saĂda
da curva 2 e rodou na pista, enquanto Pedro de Oliveira, que vinha logo atrĂĄs
nĂŁo conseguiu desviar e ambos colidiram. Com o acidente Neto Silva perdeu o
bico do carro e tentou levar seu veĂculo atĂ© os pits, contudo antes que pudesse
chegar o piloto acabou escapando reto e batendo contra o muro, perdendo desta
vez sua asa traseira e acionando novamente a bandeira amarela em todo o
circuito.
Na relargada
Pedro França, que estava posicionado em pista logo atrĂĄs dos dois lĂderes, mas
de fato estava uma volta atrĂĄs, aproveitou a bandeira verde e fez um movimento
ousado para ultrapassar os ponteiros e retirar a volta que estava em
desvantagem. A presença de Pedro França logo a frente do lĂder causou certo
alvoroço na corrida, pois o piloto não tinha ritmo para abrir dos ponteiros,
com isso o pelotĂŁo se agrupou e Levi Ăvila se assanhou para fazer ultrapassagem
e assumir a segunda posição, quase no mesmo instante uma batida envolvendo dois
dos postulantes Ă vitĂłria; Diego Said e Ricardo Prediger. O piloto da Schnell
chegou muito forte no ponto de frenagem, tentou jogar seu carro para esquerda
para evitar uma colisĂŁo com Said, mas logo a sua frente vinha outro carro e
Prediger fez novamente o movimento para a direita, deixando Said sem
possibilidade de reação. A colisão foi responsåvel pelo quarto safety car da
noite.
Sem a
perseguição de Diego Said, Bruno Miranda se viu livre na relargada para impor
um ritmo forte e abrir vantagem sobre Levi Ăvila, o segundo colocado. A corrida
enfim fluĂa por mais tempo em bandeira verde, as disputas de posição aconteciam
sem maiores problemas e, Emseron Czerkawsky, em excelente corrida de
recuperação conseguia assumir a terceira posição nos dezoito minutos finais de
prova.
A corrida
encaminhava-se para seus treze minutos finais quando Levi cometeu um pequeno
erro e abriu uma brecha para que Emerson aproveitasse da situação e assumisse o
segundo posto, seguido bem de perto por Pedro de Oliveira.
Wagner
antonelo e Rodrigo Oliveira na disputa pela sétima posição se enroscaram em uma
batida forte e pela quinta vez o carro de segurança precisou entrar na pista.
Na relargada
Bruno Miranda se deu bem e deixou um retardatårio (Pedro França) entre ele e os
demais pilotos que degladiavam-se pela segunda posição. A presença incomoda do
retardatĂĄrio num ponto tĂŁo crĂtico de disputa de posiçÔes cobrou seu preço e
mais um acidente de grandes proporçÔes ocorreu nos cinco minutos finais.
Emerson Czerkawsky tentava se livrar do retardatårio quando França bateu em sua
traseira, jogando a HVM de Emerson contra o muro. Também danificado Pedro
França ainda se envolveu em outro acidente quase que imediatamente; o piloto
seguiu lento na pista enquanto Tarso Marques contornava uma curva de alta e nĂŁo
teve tempo de desviar do retardatĂĄrio, acertando em cheio seu carro e
provocando mais uma bandeira amarela em todo o circuito. Outros pilotos também
não conseguiram desviar dos destroços e também de envolveram em acidentes
menores.
O safety car
recolheu para que os pilotos tivessem a ultima volta de prova sob bandeira
verde e apesar de os pilotos terem sido arrojados para tentar ganhar alguma
posição no final a Ășltima volta ocorreu sem incidentes.
Bruno de
Oliveira entĂŁo sagrou-se o grande vencedor da noite, registrando ainda o maior
nĂșmero de voltas lideradas (38), em segundo lugar Pedro de Oliveira e
completando o pódio Ricardo Prediger. Em quarto lugar chegou Rafael Gonçalves
seguido por Diego Said e Yannes Zola; em sétimo Paulo Maeda, oitado Emerson
Czerkawsky, nono Levi Ăvila, detentor da melhor volta da corrida (40.296) e
completando os dez primeiros Silvio Cividini.
Abandonaram:
Tarso Marques, Pedro França, Rodrigo Garcia, Rodrigo Oliveira e Dann Murilo.
A Cart Series
volta no dia 24/05 para a terceira etapa, iniciando a reta final do campeonato,
no circuito de Mid Ohio, Estados Unidos.
Bruno Miranda dispara na liderança do campeonato com 65 pontos, Diego Said segue na vice liderança mas agora 13 pontos atras, e Ricardo Prediger ainda em terceiro mas agora empatado com Levi Avila seu companheiro de equipe.
A BMRS Motorsports assumiu a liderança do campeonato de equipes, Black Wings RT vice lider, seguida da Team Schnell que caiu para terceira no campeonato de equipes.
Texto por
Raphael Arqueti.
Protestos e PuniçÔes
Diego Said > Ricardo Prediger
Prediger punido em 13s conforme o regulamento, ao bater em Said ainda que sem intenção, causou prejuĂzo a Said
Diego Said > Ricardo Prediger
Prediger punido em 13s conforme o regulamento, ao bater em Said ainda que sem intenção, causou prejuĂzo a Said
Paulo Maeda > Tarso Marques
AdvertĂȘncia Tarso Marques, o incidente nĂŁo causou um acidente, porĂ©m o piloto fica de observação apĂłs o incidente. Situação que seria totalmente resolvida conversando no pĂłs race e nĂŁo com protesto.
AdvertĂȘncia Tarso Marques, o incidente nĂŁo causou um acidente, porĂ©m o piloto fica de observação apĂłs o incidente. Situação que seria totalmente resolvida conversando no pĂłs race e nĂŁo com protesto.
Paulo Maeda > Neto Silva
Em ovais os pilotos nĂŁo sĂŁo obrigados a dar passagem, cabe o bom senso, no lance reclamado houve uma divisĂŁo de curva na 1 nenhum toque ou acidente.
Emerson Czerkawsky > Pedro França
Pedro França punido ao bater em Czerkawsky ainda mais sendo retardatårio, como houve abandono o piloto ficarå sem qualificação na proxima etapa. (Caso o piloto não compareça a etapa a punição fica para o carro #99 cujo ele fazia substituição)
Em ovais os pilotos nĂŁo sĂŁo obrigados a dar passagem, cabe o bom senso, no lance reclamado houve uma divisĂŁo de curva na 1 nenhum toque ou acidente.
Emerson Czerkawsky > Pedro França
Pedro França punido ao bater em Czerkawsky ainda mais sendo retardatårio, como houve abandono o piloto ficarå sem qualificação na proxima etapa. (Caso o piloto não compareça a etapa a punição fica para o carro #99 cujo ele fazia substituição)
VT da Etapa