Sejam
todos novamente bem vindos! A Vorc Series deu início à T2 2017 da Clio Cup. Com visual repaginado a liga trouxe para seus pilotos um
novo mod com física de pneus modelada especificamente para o simulador
Automobilista. O desafio de compreender o comportamento e as necessidades do
novo carro deu uma embaralhada no grid, deixando a corrida inaugural no anel
externo de Curitiba muito competitiva e democrática.
Classificação
A sessão de classificação, com apenas duas voltas lançadas
para cada piloto, aumenta a pressão e não permite erros. Neste cenário o piloto
que melhor conciliou precisão e velocidade foi Pedro de Oliveira, o piloto
marcou a pole position com o tempo de (50.593) e de quebra ficou com o ponto
extra conferido ao detentor da posição de honra no grid.
A seu lado, compondo a primeira fila, esteve Anderson
Medeiros (50.739). Logo atrás a segunda fila foi composta por Marcos Furriel
(50.851) e Neto Silva (50.874). Em quinto largou Gilson Rodrigues (51.049),
seguido por Ricardo Senior (51.107), Ernesto Brock (51.344), Carlos Reina
(51.398), Atos Domani (51.502) e Emerson Czerkawsky (51.518) completando o
grupo dos dez mais rápidos.
1ª Bateria
Quando as luzes verdes se acenderam Pedro de Oliveira largou
bem e conseguiu manter a ponta. Embora Anderson Medeiros tenha emparelhado e
feito a chicane lado a lado, o líder conseguiu prevalecer e manter a liderança.
A largada se deu sem acidentes e os carros completaram a
primeira volta com comportamento exemplar.
Na segunda volta, em disputa pela segunda e terceira
posições, Gilson Rodrigues aproveitou o vácuo para atacar Neto Silva e Anderson
Medeiros jogando seu carro por dentro na freada da chicane, contudo o piloto
chegou forte demais na curva e não conseguiu segurar seu Clio no freio, batendo
na lateral de Anderson, empurrando seu carro para a grama, o piloto ainda
voltou para a pista trocando tinta de seu Clio com Gilson, mas acabou indo para
fora da pista nvoamente e perdendo muitas posições. Neto Silva, tentando se
livrar do salseiro precisou tirar o pé e com isso Gilson acabou assumindo a
segunda colocação. Em seguida, Ernesto Brock se aproveitou do momento de
instabilidade no ritmo dos ponteiros e ultrapassou Neto Silva para assumir a
terceira posição.
Os pilotos seguiam trabalhando o vácuo para decidir as
ultrapassagens nas frenagens e foi assim que Carlos Reina conseguiu ultrapassar
Marcos Furriel para conquistar a quinta posição. Da mesma forma Neto Silva
conseguiu se recuperar sobre Ernesto Brock para reassumir a terceira colocação.
Restando 18 minutos para o fim da bateria o líder, Pedro de
Oliveira, cometeu um erro sozinho ao tocar um anti cut da pista e perdeu
momentaneamente o controle de seu carro. O piloto voltou para a pista, mas
acabou caindo para a quarta posição, exatamente a frente da maior briga do
momento, que evolvia Carlos Reina, Marcos Furriel e Emerson Czerkawsky. Neste
momento Reina errou a tangência da curva zero, abriu demais e foi jogado contra
o muro, danificando seu carro e perdendo muitas posições.
O ritmo intenso de prova fazia com que os erros individuais
aparecessem sempre que alguém tentava ir um pouco além do limite. E foi assim,
num erro de Neto Silva, que Ernesto Brock conseguiu novamente assumir a segunda
posição, colocando agora em sua alça de mira o líder Gilson Rodrigues.
Pedro de Oliveira, tentando se recuperar do prejuízo causado
pelo seu erro, veio reconquistando terreno e com ritmo mais forte encostou nos líderes.
Neto Silva foi sua primeira vítima, nas voltas seguintes quem sucumbiu a seus
ataques foi Ernesto Brock, mas não sem antes oferecer muita resistência; assim
Pedro de Oliveira assumia a segunda posição e via crescer novamente suas
chances de vitória.
Gilson Rodrigues, que havia aproveitado bem os momentos de
liderança em virtude dos problemas enfrentados pelos pilotos que estavam com
ritmo mais forte nesta bateria, não teve forças suficiente para se manter e
perdeu a liderança para Pedro de Oliveira; logo após cometeu um erro e foi
ultrapassado também por Ernesto Brock e Neto Silva.
E assim a primeira bateria se encaminhou para o fim, com
Pedro de Oliveira conquistando a vitória para a BSP, dividindo com Gilson
Rodrigues o maior número de voltas lideradas, em segundo lugar a HVM de Ernesto
Brock e fechando o pódio, Neto Silva. Em quarto completou Gilson Rodrigues
seguido por Lucas Berti, Atos Domani, Emerson Czerkawsky e Raphael Arqueti,
fechando assim grupo dos oito primeiros que invertem o grid para a segunda
bateria.
O ponto extra pela volta mais rápida da primeira bateria
ficou com Pedro de Oliveira (50.654)
O top climber da etapa foi Lucas Berti, conquistando 6
posições.
Não houve abandonos.
2ª Bateria
Com a inversão de grid para a segunda bateria Raphael Arqueti
e Emerson Czerkawsky dividiram a primeira fila. Logo atrás vieram Atos Domani e
Lucas Berti. Na terceira fila Gilson Rodrigues e Neto silva, na quarta fila
Ernesto Brock e Pedro de Oliveira.
Assim como na primeira bateria os pilotos se respeitaram e
fizeram um inicio de prova sem acidentes. Raphael Arqueti largou bem e manteve
a liderança seguido por Emerson Czerkawsky, Neto Silva e Lucas Berti, que logo
na segunda volta conseguiu fazer duas ultrapassagens e pular para a segunda
colocação. Contudo, a alegria do piloto durou pouco, logo após ser novamente
ultrapassado por Emerson Czekawsky, Lucas Berti errou o ponto de frenagem,
tocou no carro da HVM, acabou rodando e batendo forte nos muros do circuito de
Curitiba; com isso o piloto se viu forçado a abandonar a prova em virtude dos
danos na suspensão de seu Clio.
Nas voltas seguintes Neto Silva emparelhou com Raphael
Arqueti na reta principal e os pilotos dividiram a chicane, com o piloto da BSP
completado a ultrapassagem. Emerson Czerkawsky aproveitou da manobra de Neto e
também mergulhou para dividir a chicane com Arqueti, que acabou trocando tinta
com Emerson, que chegou a ficar com seu Clio de lado na pista; com isso Arqueti
teve que tirar o pé para não terminar de rodar o carro de Emerson e perdeu
várias posições para os pilotos que vinham logo atrás.
As disputas por posições seguiam acirradas, com alguns toques
e porta a porta. E neste cenário Ernesto Brock e Pedro de Olivera acabaram se
tocando, com o piloto da BSP levando a pior, ficando rodado na pista com seu
carro na contramão.
Na briga pelas primeiras posições Carlos Reina, que vinha em
quarto, errou na entrada da curva zero ao tentar manobra sobre Neto Silva e
Anderson Medeiros, com isso o piloto foi mais um a bater forte no muro e sofrer
grande prejuízo. Emerson Czerkawsky, com bom ritmo assumiu a liderança restando
quinze minutos para o fim da etapa, mas logo em seguida começou a sofrer forte
pressão de Anderson Medeiros, que havia conseguido se desgrudar um pouco da disputa
que antes vinha travando com Neto Silva.
A pressão de Anderson em cima do líder era tamanha que depois
de muitas voltas resistindo Emerson acabou errando num pronto de frenagem e deu
uma pequena escapada, brecha suficiente para o piloto da BSP assumir a
liderança. Emerson ainda tentou atacar bravamente nas voltas seguintes
ensaiando novos ataques e quase completando a ultrapassagem, mas Anderson soube
resistir.
Enquanto isso Raphael Arqueti e Marcos Furriel disputaram
intensamente por várias voltas a sexta posição. Furriel chegou a ultrapassar na
chicane, tomou o troco de Arqueti na curva zero, mas conseguiu entrar bem no
vácuo da reta principal para consolidar a sua ultrapassagem novamente na chicane.
A corrida se encaminhou para o fim com a vitória de Anderson
Medeiros, com Emerson Czerkawsky em segundo (ambos dividindo o maior números de
volta na liderança), em terceiro Neto Silva, seguido por Gilson Rodrigues,
Marcos Furriel, Raphael Arqueti, Atos Domani, Ricardo Senior, Ernesto Brock e
Pedro de Oliveira fechando os dez primeiros.
Os pontos extra pela volta mais rápida (50.859) e top climber
(8 posições) ficaram com Anderson Medeiros.
Abandono apenas o de Lucas Berti (suspensão).
No campeonato de pilotos Neto Silva assumiu a liderança após duas baterias sendo constante, Anderson Medeiros se colocou em segundo na classificação e Gilson Rodrigues em terceiro!
No campeonato de equipes, a BSP Racing assumiu a liderança do campeonato com a sub-equipe 2 vindo na vice liderança e a HVM Racing com o terceiro lugar na classificação.
Texto por Raphael Arqueti.
VT da etapa