Depois de um breve intervalo a Vorc
Cart Series está de volta para a T2/2017. O campeonato será disputado em tiro
curto, com quatro etapas de tirar o fôlego. E para dar boas vindas a esta nova
temporada foi escolhido o circuito de rua de Long Beach (Estados Unidos),
representando um enorme desafio para os pilotos domarem estas feras de quase
900hp com motor V8 Turbo enquanto disputam posições entre os apertados muros do
circuito.
Classificação
Durante a
sessão de classificação destaque para a pole position de Diego Said (52.164)
que travou acirrada disputa com Bruno Miranda (52.203) e Cristiano Bohessef (52.396).
O trio ainda teve a companhia de Marcos Furriel (52.848) andando abaixo dos 53
segundos.
Dann Murillo (53.160)
ficou com a quinta posição e abriu a terceira fila. Ao seu lado largou Victor
Espíndola (53.374), seguido por Rafael Gonçalves (53.823), Ricardo Prediger (53.874),
Emerson Czerkawsky (54.014) e Silvio Cividini (55.361) fechando o top 10.
Corrida
Os pilotos
partiram para a volta de apresentação e, ao recolhimento do safety car, foi
dada a largada. Diego Said acabou fazendo uma largada conservadora, foi atacado
e caiu para terceiro. Bruno Miranda e Cristiano Bohessef aproveitaram a
oportunidade para assumir a primeira e segunda posição respectivamente.
O restante do
grid também fez uma largada exemplar. Os pilotos não se afobaram e fizeram as
primeiras curvas sem registrar nenhum acidente. Contudo, tão logo os carros se
encaixaram em seus espaços e os pilotos começaram a se sentir confortáveis para
apertar o ritmo e planejar ultrapassagens os primeiros incidentes começaram a
acontecer. Marcos furriel foi a primeira vítima dos muros de Long Beach, o
piloto se acidentou sozinho, perdeu as duas asas de seu carro e teve muita
dificuldade para conduzir até os boxes.
Na briga pela
liderança Bruno Miranda era seguido de perto por Cristiano Bohessef e Diego
Said; os três pilotos demonstravam claramente ter ritmo superior aos demais
adversários e gradativamente começavam a se desgarrar do pelotão.
Bohessef
forçando o ritmo acabou errando o ponto de frenagem e bateu de frente no muro,
por sorte o piloto não danificou muito seu carro e conseguiu seguir na corrida,
mas como conseqüência de seu acidente o piloto foi ultrapassado por Said e
passou a receber pressão de Dann Murillo.
Na quinta
posição também havia briga das boas, Rodrigo Garcia, Victor Espíndola e Ricardo
Prediger seguiam separados por menos de um segundo.
Restando 44
minutos para o fim da corrida Marcos Furriel envolveu-se em novo acidente e
desta vez o piloto se viu forçado a abandonar. Por questões de segurança foi
necessária a entrada do safety car, com isso o pelotão se compactou mais uma
vez.
Na relargada
Bruno Miranda manteve a ponta, Cristiano Bohessef conseguiu se recuperar e
pulou novamente para segunda colocação, já Diego Said teve problemas de ritmo
novamente durante a relargada e perdeu a terceira posição para Ricardo
Prediger.
Na luta pela quarta
posição Victor Espíndola ensaiava uma pressão contra Rafael Gonçalves, mas o
piloto acabou errando sozinho ao forçar e bater contra o muro; seu carro ficou
bastante danificado e bloqueou momentaneamente a pista, causando uma colisão
secundária entre seu carro e outros três pilotos que vinham logo atrás na pista
(Levi Ávila, Emerson Czerkawsky e Raphael Arqueti).
Os contornos
da corrida projetavam uma briga intensa pela vitória entre os pilotos Bruno
Miranda e Cristiano Bohessef, contudo uma infelicidade; Bohessef acabou
dividindo curva com um retardatário e acabou sendo prejudicado; a colisão entre
os carros acabou acontecendo e Bohessef ainda foi jogado no muro, danificando
significativamente seu carro custando-lhe várias posições e, futuramente, seu
abandono.
Com Bruno
Miranda seguindo a passos firmes rumo a vitória, a disputa mais importante em
pista se tornou a pela segunda colocação. Ricardo Prediger entrou na alça de
mira de Diego Said, demonstrando ter mais carro para a parte final da corrida o
piloto da Black Wings estudou o melhor momento e conseguiu concretizar a
ultrapassagem em uma manobra por fora sobre Prediger nos minutos finais.
A última
disputa da noite foi pela sétima posição, com Emerson Czerkawsky pressionando o
piloto da Sinister, Rodrigo Garcia e encontrando dificuldades para fazer a
ultrapassagem. Contudo, num lance cerebral, Czerkawsky notou aproximação do
líder da corrida para aplicar-lhe uma volta; o piloto da HVM abriu para o líder
e ficou embutido na sua traseira, quando Rodrigo Garcia recebeu bandeira azul e
foi obrigado a ceder passagem para o líder, a HVM de Czerkawsky mergulhou junto
aproveitando o momento para fazer a ultrapassagem.
E assim a
corrida seguiu para seu fim, com Bruno Miranda conquistando a vitória e ficando
também com o maior número de voltas lideradas (54), em segundo Diego Said, dono
da melhor volta (52.853), completando o pódio Ricardo Prediger. Em quarto Dann
Murillo, seguido por Levi Ávila e Raphael Arqueti. Em sétimo, Emerson
Czerkawsky, acompanhado de perto por Rodrigo Garcia, Victor Espíndola e Rafael
Gonçalves para fechar o Top 10.
Os top climbers da etapa foram Levi Ávila e Raphael Arqueti, ambos conquistando sete posições ao longo da corrida.
Bruno Miranda já começa como lider do campeonato. Said vem como vice lider do campeonato.
A Team Schnell assumiu a ponta do campeonato após os bons resultados da primeira etapa
A Cart Series
volta no dia 10/05 para a segunda etapa, desta vez em terras brasileiras, no
circuito de Jacarepaguá.
Texto por Raphael Arqueti.
Texto por Raphael Arqueti.