Na classificação, Ernesto Brock
começou distribuindo as cartas e marcou a pole position com 1:59.137 contra
1:59.167 de Jesus Neto que ficou com a segunda posição. A segunda fila ficou
com mais BSPs com Anderson Medeiros e Gilson Rodrigues.
Na primeira bateria John
Martins larga bem e assume a ponta até a primeira curva, onde errou e perdeu
várias posições. Brock mantém a ponta com o trio da BSP logo atrás. Czerkawsky
com problemas na largada caiu para 17º....
Vamos abrir um parêntesis para
a situação do Czerkawsky. Com problemas no seu computador, teve que voltar ao
seu velho guerreiro Notebook para encara a última etapa, pois era o líder até
então.
Duas voltas depois, Jesus
passou o Brock e Felipe Granado assumiu a terceira posição com o enrosco da
dupla da BSP com John Martins, que se deu mal e bateu forte. No meio do grid
como sempre corrida agitada com Paulo Rodrigues, Fernando Esquitino, Jonathan
Brochier, Tito Tomey, Marcelo Vieira e Cesar Bergesch. Destaque para a manobra
do Marcelo que fez uma dupla ultrapassagem no fim da reta dos boxes. O Brock
estava tirando muita diferença para o Czerkawsky na pontuação, mas faltando 6
minutos uma sequencia de rodadas fez o piloto mexico-polonês sair de 12º para 7º, quando
Esquitino, João Hebert, Tito, Brochier, Marcelo deram aquela
“colher de sopa” na segunda chicane. Logo após, Granado errou duas vezes e
perde o pódio para Gilson. Brock venceu com certa tranquilidade após
ultrapassar Jesus em um pequeno deslize,
Neto abriu passagem para Gilson e
fechou o pódio. Destaques para o quarto e quinto de Paulo Rodrigues e Cesar
Bergesch. Czerkawsky foi o sexto e John Martins foi apenas o décimo-quinto.
Mas no final Gilson foi desclassificado pelo não envio do LOG obrigatório aos dois melhores de cada bateria.
A segunda bateria foi marcada
por muitos incidentes nas primeiras curvas, porém foi mais quente em disputas,
muitas delas mais acirradas. Dani Gomes assumiu a ponta e abriu certa vantagem.
Brock que saiu de décimo para segundo, destaque também para Werner Marote, que
depois de faltar a primeira bateria, largou em vigésimo e já se encontrava em
nono. Na metade da bateria os postulantes ao título Brock era o terceiro,
Czerkawsky em quinto e John Martins em sexto. Faltando perto 5 minutos para o
fim, Czerkawsky cometeu um erro na Ascari e perdeu posições importantes para a
manutenção da liderança do campeonato. Faltando 1:30 para o fim Brock perdeu a
terceira posição para Gilson Rodrigues. A corrida estava se desenhando muito
bem para a primeira vitória de Dani Gomes,
porém na última volta, Jesus Neto
concretiza uma linda ultrapassagem por fora na primeira Dilesmo e vence a bateria.
Dani ficou com a segunda posição e Gilson foi o terceiro. Destaque para a
quinta posição de Brochier que brigou bastante com Czerkawsky, John e Hebert,
mas este último teve que pagar um drive-Thru na última volta e perdeu várias
posições.
No final Dani Gomes foi o vencedor, após a desclassificação por LOG de Jesus Neto.
Já a derradeira foi igualmente
emocionante já no anoitecer italiano. Com a inversão Marco Parma e Cesar
Bergesch dividiram a primeira fila. Parma largou bem, mas foi acertado pelo
Brock na curva 1 e a outra Parma do Marcelo Vieira também se envolveu em
confusão com John Martins. Com isso, Brock pulou pra ponta, trazendo Bergesch,
Medeiros e Hebert. Mesmo com toda a confusão na primeira volta, o postulante
Czerkawsky não aproveitou quase nada, pois seus problemas de máquina o fizeram
largar dos boxes. Na volta seguinte Brock cometeu um erro e perdeu a ponta para
Medeiros.
Enquanto Medeiros começava a se distanciar, Bergesch cometeu um erro
e atrasou um pouco mais o Brock e fez com que Medeiros ficasse mais tranquilo
ainda na ponta da prova. Enquanto isso, Emerson Czerkawsky se aproveitando dos
abandonos do Marco de Andrade e Jorge Dillerva e a batida de John Martins
estava em décimo quinto na metade da bateria. O final da bateria foi marcado
pelo embate forte pela décima posição com Paulo Rodrigues, Jesus Neto e Cesar
Bergesch. Destaque para Granado que realizou ultrapassagens importantes
fechando na terceira posição e quase ultrapassou Brock que fechou na segunda
posição, já que Medeiros sumiu na frente e venceu a bateria. Mas como nem tudo
são flores, Medeiros ao não enviar o LOG obrigatório como prevê o regulamento,
foi desclassificado e com Brock herdou a vitória, com Granado em segundo e
Werner em terceiro.
Depois dessa epopeia, Brock é o
campeão com 201 pontos, Czerkawsky o segundo com 193 pontos e John Martins foi o terceiro com 164 pontos marcados.
Pelas equipes, a CTE Racing HVM
é a grande campeã com 260 pontos, seguida por HVM Racing Team e BSP Racing 2 com 238 e 177 pontos.
E pelos fabricantes, a Alfa Romeo leva
o caneco com 310 pontos, seguido por VolksWagen com 263 e Opel com 220 pontos.
A próxima temporada será em terras sul-americanas, porém só no início de
2019. Enquanto vamos ficando com aquela saudade, a VORC tem campeonatos e
eventos especiais que prometem muita emoção nesse fim de 2018. Você - é claro,
não pode perder essa! Acompanhe nosso site e a página do Facebook para ficar
por dentro dos detalhes!
Vt da Etapa