No dia 26 de outubro a IMSA se
reuniu em Indianapolis Road para a penúltima etapa, que poderia sagrar os dois
campeões dependendo dos resultados.
Um pequeno atraso devido à
instabilidades do servidor fez com que a corrida tivesse sua duração reduzida
para 1h15min, perdendo 15min de duração total.
Na qualificação os dois
protagonistas principais das disputas da classe DP, Fabrício Matheussi (RW) e
Bruno Miranda (BMRS) foram superados pelo outro protagonista da classe, Ricardo
Prediger (Schnell), que vinha fazendo uma temporada sólida, “quieta”, mas muito
efetiva, ainda estando também na briga do título, embolado com Bruno. Felipe
Lima (MS2) e Daniel Gomes (Chrome) fecharam os cinco primeiros.
Já pela classe dos GTs o líder
do campeonato, João Hebert (MTech), não foi protagonista. A pole provisória era
de Cadu Maciel (TechForce) que tinha uma punição de 10 posições para cumprir. John
Martins (HVM), que fez o segundo tempo, largou na pole, seguido de Edgar Horst
Junior (MTech) e João Hebert.
A largada foi muito tranquila,
com todos os pilotos buscando a corrida mas de modo extremamente limpo. Ernesto
Brock (HVM) e Cristiano Gomes (Calango) ensaiaram a primeira disputa forte da
corrida, com Brock atacando o piloto buscando escalar o grid. Outro que
escalava o grid após perder as 10 punições por punição era Cadu Maciel.
Restando 1h para o fim da etapa
Bruno dá um leve toque na traseira de Brock e Matheussi se aproveita e passa
pro Bruno. Devido à grande diferença de acerto dos dois pilotos, Bruno mesmo no
vácuo não consegue buscar Matheussi na reta, tendo que buscar a ultrapassagem
no miolo. Após grande pressão Fabrício comete um pequeno erro e Bruno o repassa.
Mas já na reta Matheussi devolve e os dois continuam a disputa acirradíssima e
com cada um tendo vantagem em “seu terreno”, Matheussi nas retas e Bruno nas
curvas.
Outra bela disputa aconteceu
entre Alisson Borges e Renzo Sanchez (Branca), com seus dois Lexus. Alisson era
outro piloto dos GTs que vinha fazendo etapa de recuperação e veio na reta no
vácuo de Renzo e deixou para frear “pra lá do Deus me livre” e executar uma
belíssima manobra por fora.
Outra bela disputa foi entre os
protagonistas da ponta dos protótipos. Bruno ainda em seu ataque incessante
coloca de lado na entrada da curva 3 e divide várias curvas em sequência com
Matheussi, conseguindo reassumir a posição.
Restando 38 minutos para o fim
da corrida um forte acidente envolvendo os dois líderes de suas classes. Fabrício
Matheussi roda e, ao tentar dar o zerinho para retornar para a prova é acertado
em cheio por João Hebert, que fica bastante danificado pelo incidente.
A disputa entre Cadu e Renzo
renasce e Cadu tem a mesma dificuldade de Bruno Miranda contra Matheussi, já
que Renzo também tem o carro menos carregado de asa frente ao acerto de Cadu.
Os dois vão dividindo curva por várias voltas, até que Cadu toca Renzo e roda
aos moldes de Vettel contra Ricciardo em Austin na Formula 1.
Restando 11 minutos para o fim da
etapa a primeira e única bandeira amarela da noite foi causada por Tito Tomey,
que saiu da pista na curva 1 e ficou parado na saída da curva em um ponto visto
pela direção como de possível risco.
A etapa terminou sob regime do
carro de segurança, com Bruno Miranda sagrando-se vencedor, seguido de Felipe
Lima na segunda posição e Daniel Gomes na terceira. Fabrício Matheussi mesmo
caindo no final da corrida garantiu o título antecipado da categoria.
Já pelos GTs a vitória foi de
John Martins, seguido de Alisson Borges e Edgar Horst Junior, deixando a
disputa do título para a última etapa.
Protestos e punições:
Direção > E.Horst Jr - DQ - Não enviou o log.
J.Hebert > F.Matheussi - N3, +30s Retorno de pista perigoso.
*Piloto que abandona a prova e tem punição, perde posições no próximo grid,
F.Santos > C.Maciel - N2, +20s Ultrapassagem sob safety car
F.Santos > R.Sanchez - N2, +20s Ultrapassagem sob Safety car
Direção > D.Gomes - N2, +20s Ultrapassagem sob Safety car
Punição próxima etapa.
Paulo Estevão > +5 posições
Fabricio Matheussi > + 15 posições
Classificação de Pilotos DP
Fabricio Matheussi Conquistou o título de forma antecipada fazendo 108 pontos, com Bruno Miranda retomando o segundo lugar no campeonato com 76, enquanto Ricardo Prediger segue em terceiro com 60 pontos.
Classificação de Equipes DP
Já nas equipes nada decidido, a RM Racing tem 108 pontos, 14 a mais que a BMRS Motorsports, a MS-2 Motorsports faz 73 até o momento e tem uma briga com a Team Schnell que tem 72 na briga pelo terceiro lugar.
Classificação de Pilotos GTD
João Hebert Santos mesmo com o azar, tem 84 pontos, colocando 9 pontos de vantagem para John Martins que tem 75 tentos, Alisson Borges tem 67 pontes e tem chance de titulos ainda que remotas.
Classificação de Equipes GTD
Nas equipes a M Tech Academy segue lider com 110 pontos, enquanto a CTE Racing HVM é a vice lider com 99 pontos, já a M Tech Sports vem na terceira colocação com 61 pontos.
A Próxima etapa do campeonato será a Grande final em Miller Motorsports Park no estado de Utah, a etapa ainda vale a briga pelo titulo da GTD, e o posicionamento no campeonato de equipes, vai definir as escolhas do próximo campeonato da IMSA.
Vt da Etapa