Rodrigo Vicente vence em San Jose e conquista título da Champ Car.



A quinta etapa da Champ Car foi disputada nesta quinta-feira (30/05) e já se sabia das dificuldades do estreito, ondulado e curto circuito americano, a etapa contou com 13 carros, onde já se sabia do duelo pelo título entre Vicente e Said poderia definir o título, o destaque inicial ficou pela pole de Alexandre Oliveira o “Zé da Meia”.

QUALIFICAÇÃO:
A grande surpresa do treino foi Alexandre Oliveira (HVM Racing Team) que cravou a pole com o tempo de 48,065, na sequencia veio Ricardo Prediger (Team Schnell) com o tempo de 48,381, a segunda fila foi composta pelos postulantes ao título Rodrigo Vicente (BSP Racing) e Diego Said (Black Wings RT).
Ainda completaram o TOP 10: Cadu Maciel, Nathan Marchon, Emerson Czerkawsky, Luiz Gustavo, Fabio Marques e Paulo Rodrigues.


CORRIDA:
A largada de segurança deu a corrida um pouco de tranquilidade em seu inicio, com os pilotos conseguindo manter os espaços, Diego Said e Cadu Maciel (BSP Racing) enfrentaram problemas e deram adeus a prova, com isso Rodrigo Vicente garantia o título logo de cara na corrida.
Na terceira volta Alexandre Oliveira roda na penúltima curva e ai o caos se instaurou, a pista ficou fechada e com isso ninguém conseguia passar, Ricardo Prediger, Emerson Czerkawsky, Nathan Marchon e os demais pilotos acabaram ficando enroscados atrás do bolo de carros e tendo de esperar e assim iniciando a primeira bandeia amarela, Felipe Lima foi uma das vitimas do acidente.
Na sequencia a briga pela liderança ficou entre Emerson Czerkawsky (HVM Racing Team) e Rodrigo Vicente, o piloto da HVM conseguiu uma ultrapassagem por fora no hairpin conquistando a liderança da prova, que passava a seguir em ritimo normal sem maiores problemas.
Os primeiros pit-stops foram em bandeira verde mesmo, onde Vicente por muito pouco não tomou a ponta da corrida.
Até que na volta 32 Rodrigo Vicente assume a ponta com uma ultrapassagem no Hairpin, e com Emerson Czerkawsky cometendo um erro. Uma volta depois, foi a vez de Vicente errar e Emerson Czerkawsky assumir a ponta, naquele momento os dois pilotos eram os únicos na volta do líder.
Na volta 35 acabou o sonho de Emerson Czerkawsky conquistar sua primeira vitória em formulas, o piloto raspou o muro da ultima curva pegando um desnível e tendo sua roda arrancada, com isso nova amarela é agitada na corrida.
Com a relargada e Vicente com uma volta de vantagem a briga da prova ficou entre Alexandre Oliveira que apesar dos problemas vinha em segundo e Ricardo Prediger.
Ao final de 67 voltas, Rodrigo Vicente venceu a terceira corrida na temporada, com Ricardo Prediger conquistando o segundo lugar na prova, tendo Alexandre Oliveira em terceiro, dos 13 carros que largaram 6 finalizaram a corrida.
Com a vitória, Rodrigo Vicente foi campeão antecipado, deixando Said com o vice campeonato praticamente certo, considerando o numero de carros das ultimas provas precisará apenas largar, a briga pelo terceiro está em aberto com pelo menos 5 pilotos com chances.


PROTESTOS E PUNIÇÕES
L.Gustavo > C.Gomes – N2, +20s – Toque causando danos ao adversário.

CARTEIRA:


PONTUAÇÃO PILOTOS:


PONTUAÇÃO EQUIPES:


PRÓXIMA ETAPA:
A próxima etapa da temporada, será no oval de Las Vegas, em uma corrida noturna, a expectativa é de uma boa corrida, pelo fato do traçado favorecer varias variáveis de traçados.


VT DA ETAPA