A VORC
Series desembarcou na Flórida, Estado Unidos, para realizar as 2 horas de
Daytona, evento com os carros da IMSA e simulando uma prova de 24 horas.
No total 20
pilotos compareceram, sendo 11 protótipos e 9 GTDs, mas André Sutti da Parma
Motorsport acabou desistindo por estar com o pé quebrado, sendo assim um GTD a
menos na pista.
QUALIFICAÇÃO:
Na
sequência vieram Tarso Marques, Cristiano Gomes, Fábio Santos, Moacyr Silva,
Marco de Andrade, Daniel Luzia, Marcelo Nunes, Carlos E Maciel e Luciano Rocha.
GTD:
Na
sequência vieram João Hebert, Vinícius Gonçalves, Michel Oliveira, Thallisson
Santos, André Sutti, Emerson Czerkawski e Cadu Maciel.
CORRIDA:
Na largada
as primeiras posições de cada classe se mantiveram inalteradas, mas no
complemento da primeira volta Ernesto Brock assumiu a ponta entre os Dpi
enquanto logo atrás Tarso Marques (Chrome Racing), Cristiano Gomes (Calango
Racing) e Fábio Santos (#268 Racing) trocavam tinta na disputa pelo segundo
lugar.
Ricardo
Prediger na tentativa de recuperar a ponta roda na entrada do oval e cai para a
sexta posição. Logo depois numa disputa com Luciano Rocha (#268 Racing) acaba
perdendo o ponto de frenagem e jogando o adversário na barreira de pneus. Com o
toque, Prediguer rodou caindo para a sétima posição enquanto Luciano, com o
carro totalmente avariado retornou logo atrás, em oitavo.
Nos Gts o
destaque era Cadu Maciel (BSP Racing) que vinha subindo e iniciava uma bela
disputa com Vinícius Gonçalves (BMRS E-Sports) e Michel Oliveira (#268 Racing)
pela terceira posição.
A noite
começava a cair em Daytona e nos protótipos Ernesto Brock liderava com folga
enquanto Fábio Santos se enroscava com Tarso Marques na disputa pela vice
liderança. Bom para Cristiano Gomes que assistiu de camarote o toque entre os
dois e assumiu a segunda posição.
Na volta 14
tivemos o primeiro abandono na prova, Marco de Andrade (M Tech Sports) e seu
Cadillac Dpi
Na primeira
rodada de pit stops Ricardo Prediguer teve problemas e abandonou ainda nos
boxes, mas seu carro saiu andando sozinho, desgovernado, indo parar no meio da
pista provocando a primeira bandeira amarela.
Luciano
Rocha que era o único que ainda não havia feito o pit stop e vinha na liderança
dos protótipos acabou abandonando e quase ao mesmo tempo, André de Carli que
liderava tranquilo nos GTs também abandonou.
A relargada
aconteceu quase na metade da prova e nos protótipos Ernesto Brock era o líder
seguido de Cristiano Gomes, Tarso Marques, Fabio Santos, Carlos E Maciel,
Marcelo Nunes e Daniel Luzia.
Ja nos GTs
João Hebert era o novo líder, seguido por Michel Oliveira, Cadu Maciel,
Vinícius Gonçalves, Thallisson Santos e Emerson Czerkawski.
Brock,
Gomes e Marques vinham num duelo sensacional pela ponta com direito a três
carros andando lado a lado na escuridão do oval americano. Alheio a tudo isso,
Fábio Santos veio no vácuo deles e passou todo mundo, assumindo a ponta da
prova.
Nos GTs
Cadu Maciel ultrapassou João Hebert, mas foi para os boxes pagar um drive thru.
Então foi a vez de Michel Oliveira partir para o ataque e ganhar a posição de
Hebert, sendo o novo líder.
Foi quase
10 minutos com as posições estabilizadas até que Hebert reassumiu a ponta
enquanto nos Dpi Cristiano Gomes ultrapassava Fábio Santos e era o novo líder.
A maldição
da liderança não demorou a fazer mais vítimas com Cristiano Gomes errando
sozinho e perdendo duas posições enquanto nos GTs João Hebert abandonava a
prova. Com isso Tarso Marques era o novo líder geral e Michel Oliveira voltava
a liderança nos GTs, mas não por muito tempo já que algumas voltas depois foi
ultrapassado por Cadu Maciel que não mais perdeu a posição.
Começava a
amanhecer quando os pilotos foram para a terceira rodada de pit stops e dessa
vez Fábio Santos deu o pulo do gato ao não trocar pneus, retornando em
primeiro, 12s a frente de Tarso Marques.
Faltando
cerca de 30 minutos para o final, Marcelo Nunes bateu seu Acura Dpi na proteção
de pneus e abandonou a prova, causando uma nova bandeira amarela.
Com exceção
de Vinícius Gonçalves, os demais pilotos fizeram pit stop e não precisariam
mais parar até o final.
Na
relargada Tarso Marques assumiu a ponta deixando Fábio Santos numa disputa com
Cristiano Gomes pelo segundo lugar. Na volta seguinte os dois se tocam na
primeira curva e quem se da bem é Ernesto Brock que de quarto pula para a
segunda posição. Cristiano teve um pneu furado no toque tendo que ir aos boxes
para reparos.
Nos GTs,
Cadu Maciel seguia em primeiro enquanto um toque entre Vinícius Gonçalves e
Michel Oliveira fazia o piloto da #268 Racing cair para terceiro.
A maldição
da liderança ataca novamente e dessa vez foi Tarso Marques que rodou sozinho
caindo para terceiro.
Logo depois
foi a vez do novo líder, Ernesto Brock pegar na zebra da chicane e rodar,
também sendo ultrapassado por Fábio Santos e Tarso Marques.
Faltando 9
minutos para o final da prova, Cristiano Gomes roda na mesma chicane e bate no
muro, abandonando a corrida e provocando mais uma bandeira amarela.
Ernesto
Brock foi o único protótipo a parar apostando nos pneus novos para a relargada
que se deu com o cronometro zerado restando apenas uma volta para o final.
Tarso
Marques colocou por dentro na curva um e seguiu trocando tinta com Fábio Santos
na disputa pela vitória. Enquanto isso, Ernesto Brock se aproveitou da briga e
ultrapassou os dois, assumindo a ponta para não mais perder. Tarso ainda tentou
um ataque na reta final, mas Ernesto Brock venceu por apenas 0,055s sobre Tarso
Marques e com Fábio Santos fechando o pódio. Carlos Maciel terminou em quarto e
Daniel Luzia foi o último protótipo sobrevivente, em quinto.
Ja nos GTs
mais uma vitória para a carreira de Cadu Maciel com Michel Oliveira em segundo
e Vinícius Gonçalves, que rodou na última volta, em terceiro. Thallisson Santos
fechou na quarta posição e Emerson Czerkawski foi o quinto.
Dos 19
carros que largaram, 10 completaram a prova sendo 5 de casa classe.
Resultado final DPi:
Resultado final GTD:
VT DA ETAPA: