MENU

Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

Com show em pista, Alexandre Oliveira e John Martins vencem no Chile.

A segunda etapa do Cisco Air Marcas Sudam chegou ao Chile, em um apertado traçado de rua, o mesmo utilizado pela Formula E. com pouco espaço e chicanes apertadas, ao todo 27 carros vieram para a etapa, que contou também com show de dedicação de John Martins que literalmente participou de 2 eventos ao mesmo tempo.

QUALIFICAÇÃO.
Alexandre Oliveira (CTE Racing HVM) cravou a pole position, com o tempo de 1:20.398, contra o argentino Fernando Esquitino da Branca Sport Team que fez 1:20.510.
Seu companheiro Tonga Guardia e Ernesto Brock da HVM Racing Team fechando a segunda fila.
Thiago de Battisti, Jorge Dillerva, Gilson Rodrigues, Hélio Vamberto, Rodrigo Volek e Felipe Granado completaram o top 10 do grid.


BATERIA 1.
A primeira bateria começou com uma largada boa, onde os pilotos conseguiram encontrar o espaço necessário, na sequencia foi onde começaram os incidentes. Com Jorge Dillerva (SurPeru Motorsports) capotando seu carro no hairpin.
Alexandre Oliveira se aproveitava da situação e disparava na frente enquanto Fernando Esquitino mesmo depois de largar mal, vinha se recuperando, quem vinha dando um show a parte, era John Martins (#268 Racing) que saiu do fundo do grid e vinha ganhando posições, vale lembrar que John estava em outro evento, e chegou encima da hora para fazer a corrida, e na sequencia retomar o carro que era dividido com outro piloto na outra corrida.
Ao final de 16 voltas, Alexandre Oliveira vence a primeira bateria no Chile, com Fernando Esquitino cruzando a linha em segundo e o peruano Alex Dance (Tacna Racing) conquistando o terceiro lugar.
Emerson Czerkawski, Martin Rossi, Rodrigo Volek, John Martins, Thiago de Battisti, Paulo Rodrigues e Marco Parma completaram o top 10 dos 16 pilotos que terminaram a primeira bateria.


BATERIA 2.
Com a inversão do grid a primeira fila foi formada por Marco Parma (Parma Motorsports) e Paulo Rodrigues da Time XtraBe que também havia feito uma super corrida de recuperação na primeira bateria.
Marco Parma foi seguindo na liderança, enquanto John Martins já vinha em crescente chegando ao segundo lugar, enquanto Rodrigo Volek (ROVO Motorsports) vinha brigando e se enroscando com os sulamericanos Martin Rossi, Fernando Esquitino e Alex Dance.
Um acidente na volta 5 chegou a fechar a pista, com Alexandre Oliveira levando a pior e caindo para 13ª posição, ao mesmo tempo que John Martins conseguia assumir a liderança encima de Marco Parma.
Ernesto Brock que largou em 25º vinha forte e já ocupava a 10ª posição.
Nos 6 minutos finais, as primeiras posições viraram um MMA com os pilotos indo forte nas disputas trazendo muitos toques e acidentes.
Ao final de mais 16 voltas, John Martins vence a segunda bateria, com Ernesto Brock cruzando em segundo lugar em uma ótima recuperação, porém uma punição pós race fez o piloto cair posições, com isso Fernando Esquitino foi o segundo colocado e Alex Dance conquistando o segundo pódio da noite assim como Esquitino, formando um pódio sul-americano nas duas baterias.
Marco Parma, Tonga Guardia, Dani Gomes, Emerson Czerkawski, Ernesto Brock, Paulo Rodrigues e Alexandre Oliveira foram o top 10 dos 17 que completaram a bateria 2.


PROTESTOS E PUNIÇÕES.
Bateria 1.
Direção > J.Dillerva [N2 +20s] Permanecer em pista sem asa traseira.

Bateria 2.
F.Esquitino > G.Granado [N1 +10s] bandeira azul.
J.Dillerva > E.Brock [N1 +10s] Defesa de posição perigosa.
J.Dillerva > A.Sutti [N1 +10s] bandeira azul.
J.Dillerva > J.Alkorta [N2 +20s] Reversivo #84 – Incidente em pista. *

*O piloto J.Alkorta, sai do traçado para dar passagem ao Dillerva, mas o mesmo segue o piloto indo atrás pegando vácuo sendo que o Alkorta estava com pneus furados, com isso foi considerado o #84 culpado por assumir o risco de pegar vácuo do #17.

PONTUAÇÃO PUNITIVA.
Jorge Dillerva +4 pts
João Pedro +3 pts
Alessandre Silva +3 pts
Martin Rossi +2 pts
André Sutti +2 pts
Bruno Mali +1,5 pts
Gabriel Granado +1 pt
Ernesto Brock +1 pt
Marcio Rocha +0,75 pt
Alex Dance +0,75 pt

PONTUAÇÃO PILOTOS.
John Martins segue líder do campeonato, com 79 pontos, enquanto Fernando Esquitino é o segundo colocado com 77 pontos, já Alexandre Oliveira vem em terceiro com 58 pontos vindo logo atrás.


PONTUAÇÃO EQUIPES.
A Branca Sport Team assume a liderança com 106 pontos, com a #268 Racing vindo ao segundo lugar com 102 pontos.
Bem distante atrás na classificação vem a CTE Racing HVM com 62 pontos.


PONTUAÇÃO MONTADORAS.
01º - Ford - 82 pts
02º - Toyota - 77 pts
03º - Renault - 68 pts
04º - Honda - 50 pts
05º - Mitsubishi - 40 pts
06º - Chevrolet - 25 pts

PRÓXIMA ETAPA.
Agora a categoria vai ao Equador, para a etapa no veloz traçado de Ibarra.


VT DA ETAPA.