Matheussi escala o Grid e vence em Spa Francorchamps.

A terceira etapa da Dalla M4 GT3 Cup chegou a Bélgica no excelentíssimo autódromo de Spa Francorchamps, com um grid de 30 carros, a etapa foi um grande desafio com os pilotos tendo de lutar com inicio conturbado e 3 bandeiras amarelas, mas com uma prova cheia de ultrapassagens mas também acidentada, ainda mais com mais um big one realizado, o terceiro em três etapas, ao melhor estilo NASCAR.

QUALIFICAÇÃO.
Lucas Murno (Bravo Racing Team) que vinha como substituto do português Jonathan Holohan, cravou a pole com 2:14.634, sendo também o pole na AM Cup colocando mais de 1.275s para Pedro Santos da VOLTZ e-Racing Team sendo o segundo locado.
Jeferson Brito (4EverBr Racing) fez 2:16.673, o que fez o tempo ser 2.039s mais lento que o pole.
Alisson Borges da HammerTime ainda fechou a segunda fila.
Leonardo de Souza, Ernesto Brock, Vinicius Ritter, Thallisson Santos, Renan Mello e Filipe Barreto foram o top 10 dos 30 carros em pista.


CORRIDA.
A etapa começou com Lucas Murno e Pedro Santos saindo a frente, quando passou Jeferson Brito e Leonardo de Souza (Kemba Racing) pegando o anti-cut, ai o que se viu foi mais uma vez o caos com mais de 20 carros se envolvendo em batidas, rodadas e pancadas.
Primeira amarela agitada, quem largou dos boxes, acabou levando a melhor, por passar em segurança.
Logo na segunda relargada, foi a vez de André Brito (4EverBr MotorSport) ficar na Eau Rouge, causando nova amarela.
Nova relargada, e foi a vez de Thiago de Battisti (CR Motorsport) ficar na curva, causando nova amarela, onde a grande maioria do grid seguia relutante em parar nos pits, para tentar levar até um ponto que desse combustível até o final.
Lucas Murno seguia liderando com Martin Rossi (Rossi Competicione) que vinha em corridaça depois de escapar do acidente inicial, com nova amarela por causa de Maurindo Paes (Force One Racing Team) foi onde os pits lotaram de carros indo para a sua parada, e quem ficou na pista levou uma melhor, sendo Leonardo de Souza, Emerson Czerkawski (HVM Racing Team), Vinicius Ritter (Escuderia BR) Filipe Barreto (Escuderia BR) assim como Victor Angel da VOLTZ e-Racing Team 2 e Dani Gomes da Chrome Racing, Pedro Santos e Cyro Santana (4EverBr) que ficaram na pista.
Dada a relargada Emerson Czerkawski partiu para cima de Leonardo de Souza e fez a ultrapassagem, enquanto isso Fabricio Matheussi (4EverBr) e Lucas Murno vinham passando todo mundo no grid.
Na 16ª volta Murno assume a ponta, deixando Emerson Czerkawski para o segundo lugar, com Leonardo de Souza ainda em terceiro, mas ambos não tinham combustível para ir até o fim.
Mas foi onde a estratégia de Murno fez ele perder a vitória, quando o piloto desacelera, e espera Czerkawski e Matheussi chegar e começa a fazer uma pilotagem de forma perigosa, tentando reduzir o ritmo dos pilotos seguintes, com a ida de Czerkawski aos boxes a 2 minutos do final, Matheussi pula para o segundo lugar, de onde em em duas voltas leva 7 segundos de Murno que a minutos antes estava lento sendo atacado por Czerkawski....
No final Lucas Murno cruzou a linha de chegada em primeiro, mas com a punição de 30 segundos por atitude anti-desportiva, a vitória ficou com Fabricio Matheussi se recuperando e retornando a briga pelo campeonato, com Henrique Oliveira em segundo lugar, e também levando a vitória na AM Cup, Alexandre Oliveira que debutou na etapa foi o terceiro colocado.
Filipe Sacca, Lucas Murno, Luciano Rocha, Emerson Czerkawski, Leonardo de Souza, Renan Mello e Alcides Ino completaram o top 10 dis 18 carros que finalizaram a etapa belga.


PROTESTOS E PUNIÇÕES.
P – Renan Mello > Alisson Borges [50:18] Acidente - +20s, N2
P – Renan Mello > Emerson Czerkawski [68:52] Acidente – INDEFERIDO.
P – Emerson Czerkawski > Lucas Murno [58:56] Atitude antidesportiva - +30s, N3
P – Direção > Vinicius Ritter [Pós] Uso de MP a admin para reclamação com uso de palavras inapropriadas a piloto do grid – N1

Piloto Vinicius Ritter ficará suspenso por uma etapa, por uma atitude antidesportiva grave durante a corrida, como não foi feito o protesto por parte do atingido, mas foi capturado a situação, a liga optou por dar suspensão de uma etapa, ao invés do banimento imediato.

Mediante conduta em uma estreia e como piloto substituto ainda por cima, com uma situação que podia causar algo pior ou interferência no campeonato, a liga não aceitará inscrições do piloto Lucas Murno pelos próximos 3 meses vencendo essa vedação a partir de 09/12/2022. A equipe também ficará até o final da Dalla M4 GT3 Cup, sem direito a piloto substituto. podendo por na Clio Cup normalmente em caso de necessidade.

CORTES DE LINHA DA SAIDA DOS BOXES.
Filipe Barreto [30:27] +10s, N1
Paulo Willami [30:29] +10s, N1
Vinicius Ritter [30:45] +10s, N1
Fabio Minski [42:25 e 51:23] +20s, N2

QUEIMA DE RELARGADAS. (*Foi dado uma margem de 2 km/h, ou seja foram computados a partir de 81 km/h)
Martin Rossi [16:27] 82 km/h - +30s, N3
Marco de Andrade [16:29] 81 km/h - +30s, N3
Filipe Barreto [16:36] 81 km/h - +30s, N3
Pedro Santos [26:13] 81 km/h - +30s, N3
Alisson Borges [26:23] 83 km/h - +30s, N3
Fernando Esquitino [45:26] 83 km/h - +30s, N3

Para ver analise de protesto AQUI
Para ver analise de saída dos boxes AQUI
Para ver analise de queima de largada AQUI

CARTEIRA PUNITIVA.
Guilherme Semi > 9 pts
Rian Gustavo > 8 pts
Victor Angel > 8 pts
Emerson Czerkawski > 7,75 pts
Henrique Oliveira > 7 pts
Paulo Willami > 7 pts (largará dos boxes)
Cyro Santana > 6,75 pts
Fabio Minski > 6,5 pts
André Brito > 6 pts
Filipe Barreto > 6 pts (largará dos boxes)
Vinicius Ritter > 6 pts
(suspensão + largará dos boxes)
Fabricio Matheussi > 5,25 pts
Alisson Borges > 5 pts
Márcio Rocha > 4,5 pts
Dani Gomes > 3,25 pts
Alex Dance > 3 pts
Fernando Esquitino > 3 pts
Lucas Murno > 3 pts
Marco de Andrade > 3 pts
Martin Rossi > 3 pts
Pedro Santos > 3 pts
Thiago de Battisti > 3 pts
Ernesto Brock > 2,75 pts
Thallisson Santos > 2,5 pts
John Palauro > 2,25 pts
Carlos Vinicius > 2 pts
Gabriel Pecly > 1,75 pts
Leonardo de Souza > 1,75 pts
Vinicius Gonçalves > 1,75 pts
André Sutti > 1,5 pts
Elisio Netto > 1,5 pts
Gustavo Alves > 1,5 pts
Jonatan Brochier > 1 pt
Júlio Rodrigues > 1 pt
Renan Mello > 1 pt
Jonathan Holohan > 0,75 pt
Julio Cesar > 0,75 pt
Marco Parma > 0,75 pt
Luiz Lemos > 0,5 pt
Luiz Schmitz > 0,5 pt
Alexandre Oliveira > 0,25 pt
Paulo Rodrigues > 0,25 pt

PUNIÇÕES PRÓXIMA ETAPA.
Guilherme Semi > +15 posições.
Paulo Willami > largará dos boxes.
Filipe Barreto > largará dos boxes.
Vinicius Ritter > suspensão + largada dos boxes na ultima etapa.
Alisson Borges > sem qualificação.
Fabio Minski > largará dos boxes.

CAMPEONATO DE PILOTOS.
Leonardo de Souza sai de Spa ainda como líder do campeonato com 47 pontos conquistados, enquanto Fabricio Matheussi que se recuperou bem com a vitória vem logo atrás com 45. E coladinho neles, vem Henrique Oliveira com 45 pontos conquistados, ou seja, 3 pontos separando o top 3 do campeonato.


CAMPEONATO DE EQUIPES.
A Bravo Racing Team é a líder com 62 pontos conquistados, enquanto a 4EverBr é a vice líder com 52 pontos, enquanto a Kemba Racing tem 47 até o momento.


CAMPEONATO AM CUP
Henrique Oliveira vem líder com 50 pontos conquistados, enquanto Pedro Santos se coloca a 2 pontos dele vindo na vice liderança.
Filipe Sacca está próximo a 8 pontos do líder ainda muito vivo na disputa.


PROXIMA ETAPA.
Agora a categoria vai para o México para a etapa do continente Norte Americano, onde correrá no autódromo de Hermanos Rodriguez.

VT DA ETAPA.