A quarta edição da Rio 400 Km (Anteriormente Rio 200 milhas) foi realizada ontem (28/10/22) com um grid de 19 carros em uma etapa que prometia muito, por ser a primeira vez que seria realizada com setup aberto. As 133 voltas prometiam muitas emoções.
QUALIFICAÇÃO.Victor Angel (VOLTZ e-Racing Team) fez a pole position com 40.177, seguido por seu companheiro de equipe Rian Gustavo que largaria em segundo, mas um problema fez o piloto não largar para a corrida.
João Hebert (M Tech Sports) e Alexandre Oliveira atual campeão (HVM Racing Team) formaram a segunda fila.
Leonardo de Souza, Luiz Lemos, Márcio Rocha, Ernesto Brock, Jonatan Brochier e Dani Gomes completaram o top 10 do grid.
CORRIDA.
A prova começou com uma confusão logo na largada, Victor Angel não se entendeu com a largada e acabou ficando fora de posição e largando mal, o que acabou gerando um acidente logo na largada envolvendo alguns carros.
Dada a relargada, Alexandre Oliveira começou a imprimir um ritmo na liderança, mas acabou sofrendo uma quebra de motor o que fez abandonar a prova.
João Hebert e Luiz Lemos (Cisco Air Racing) começaram a lutar pela ponta, enquanto a prova começava a ganhar longos stints em bandeira verde, com os pilotos inclusive tendo de ir aos boxes em verde mesmo.
A partir da 30ª volta quem começa a mostrar um domínio na ponta é Leonardo de Souza que começa a mostrar um domínio na ponta, enquanto João Hebert e Luiz Lemos ficam andando próximos.
Amarela a parte, os pilotos aproveitavam para ir aos boxes, o que fazia o grupo ficar próximo por mais tempo.
na 96ª volta, Leonardo de Souza vai aos boxes, onde João Hebert assumia a ponta enquanto Emerson Czerkawski (HVM Racing Team) que saiu de ultimo, vinha subindo posições e já vinha em terceiro.
Após as paradas, João Hebert deu o pulo do gato, e apareceu na liderança de onde não saiu mais até o final, após 133 voltas em quase 2 horas de corrida, o piloto baiano da M Tech Sports, venceu com propriedade, enquanto Leonardo de Souza foi o segundo e Emerson Czerkawski em terceiro.
Jonatan Brochier, Marco de Andrade, Philipe Pacheco, Ernesto Brock, Marcelo Vieira e Paulo Rodrigues foram os 9 pilotos que levaram ao final da prova.
Não houve protestos.
RESULTADO FINAL.