Em meio a caos, Ernesto Brock leva titulo da USF 2000, depois de drama próprio e com todos os seus concorrentes.

A grande final da Cisco Air USF 2000 chegou a pista de Laguna Seca onde a pista difícil e icônica podia mudar o cenário da prova com Alexandre Oliveira (HVM Racing Team) Ernesto Brock (HVM Racing Team), Márcio Rocha (Cisco Air Racing) Cassio Zpointer (Dubla Racing) e Vinicius de Oliveira (Cisco Air Racing) lutando pelo titulo com chances matemáticas.
Ao todo 16 pilotos participaram da grande final mesmo sendo em uma data de feriadão para alguns pilotos.

QUALIFICAÇÃO.
Luiz Lemos (Cisco Air Performance) cravou a pole com 1:19.285, seguido por Matheus Santos também da CAP, Márcio Rocha fez 1:19.479. Alexandre Oliveira então líder em quarto.
Jesus Neto, Leon Lima, Ernesto Brock, Francisco Costa, Emerson Czerkawski e Cyro Sant'Ana completaram o top 10.


CORRIDA 1.
A largada para a etapa foi feito um acordo para uma largada de segurança, mas os três pilotos da Cisco Air acabaram punidos pelo simulador por queima de largada.?
Após pagarem suas punições de Drive Thru, Alexandre Oliveira assumiu a liderança e uma briga pelo segundo lugar ficou entre Ernesto Brock e Jesus Neto, até que um erro de ambos, cada um rodando isolado juntos no mesmo momento. porém com Brock conseguindo voltar no segundo lugar.
Enquanto isso Emerson Czerkawski (CTE Racing HVM) sofria com ataques de Cassio Zpointer pelo podio.
Após 19 voltas, Alexandre Oliveira vence a primeira bateria e aumentaria sua vantagem em 4 pontos, para Ernesto Brock que foi o segundo colocado!
Cassio Zpointer conquistando o terceiro lugar no final, e mantendo chances de brigar pelo titulo.
Emerson Czerkawski, Matheus Santos, Tarso Marques, Jesus Neto, Vinicius de Oliveira, Francisco Costa e Márcio Rocha completaram o top 10 da prova.


CORRIDA 2.
A segunda corrida, fez novamente o top 3 ter carros do grupo Cisco Air, com Márcio Rocha em primeiro, e Francisco Costa (Project Cisco Air) e Vinicius de Oliveira em terceiro.
Desta vez largando certo Márcio Rocha liderou o começo da prova, vendo Jesus Neto pular ao segundo lugar depois de uma confusão entre Francisco Costa e Tarso Marques (Chrome Racing) que acabou gerando mais envolvidos no incidente.
Matheus Santos pulou ao terceiro lugar com Alexandre Oliveira vindo ao quarto lugar, o que lhe garantia o titulo, até que um erro do piloto o jogou a um setor da pista que havia um bug, o que fez o piloto ter seu carro danificado, tendo de ir aos boxes.
Com isso Ernesto Brock passava a brigar pelo titulo!
Na 14ª volta Matheus Santos assume a ponta com Jesus Neto em segundo e Márcio Rocha no terceiro lugar.
Até que um acidente bizarro acontece, Matheus Santos não se atenta as amarelas e ao carro de Emerson Czerkawski parado e bate em cheio no carro do piloto da CTE, com isso quem pula para a ponta foi Jesus Neto.
De onde não saiu mais e venceu depois de 20 voltas completadas, com Ernesto Brock cruzando em segundo e completando o que precisava para o titulo e Luiz Lemos em terceiro fechando o pódio.
Márcio Rocha, Leon Lima, Francisco Costa, Cassio Zpointer, Cesar Emilio, Matheus Santos e Cyro Sant'Ana fechando o top 10.


PROTESTOS E PUNIÇÕES.
Corrida 1.
P - C.Santana > L.Lima [08:00] Indeferido.

Corrida 2.
P - C.Santana > C.Zpointer [05:52] Indeferido.

ANALISE PROTESTOS > AQUI.

CARTEIRA PUNITIVA.
César Emilio > 5.00 pts
Alexandre Doro > 3.50 pts
Achylles Junior > 2.00 pts
Ernesto Brock > 2.00 pts
Pedro de Oliveira > 2.00 pts
Pedro Nosaki > 1.50 pts
Dani Gomes > 1.00 pts
Victor Angel > 1.00 pts
Márcio Rocha > 0.50 pts
Cassio Zpointer > 0.50 pts

PONTUAÇÃO PILOTOS.
Ernesto Brock sai com o titulo com uma única vitória, mas sendo sempre constante nos podios. Fez 118 pontos, enquanto Alexandre Oliveira ficou com 110 pontos, e Márcio Rocha fechou em terceiro com 100 pontos conquistados.


PONTUAÇÃO EQUIPES.
A HVM Racing Team sai como campeã de equipes, com 228 pontos conquistados, enquanto a Cisco Air Racing fecha com 163 pontos, e completando o top 3 a Dubla Racing com 117 pontos.


QUALIFING HOT LAP CHALLENGE.
01º - Márcio Rocha > 5:34.716
02º - Alexandre Oliveira > 5:35.514 (+0.798)
03º - Ernesto Brock > 5:36.076 (+1.360)
04º - Jesus Neto > 5:37.141 (+2.425)
05º - Luiz Lemos > 5:38.208 (+3.492)

PROXIMA TEMPORADA.
Agora seguindo o cronograma, a categoria vai ser substituida por sua evolução que será a USF PRO 2000, com os antigos carros da Star Mazda e também chamada de Indy PRO 2000, um carro mais veloz que o atual, porém parecido tecnicamente.

VT DA ETAPA.