Alexandre Paumgartten não vence, mas pontua bem e pula para liderança da TCR USA.

 


A terceira etapa da Auto Mecânica Parma TCR USA, andou em seu segundo Roval na temporada, desta vez no acanhado e pequeno circuito de Gateway, que em sua versão Roval, gerava voltar em menos de 1 minuto, além de ser um traçado técnico, difícil e que consumia muitos pneus, onde os pilotos tiveram de dar um dobrado para trabalhar seus acertos para a etapa. 
E em uma corrida com muitas situações, o que se viu foi o campeonato mudar de mãos na liderança, mas ir a Barber muito embolado para as etapas finais do campeonato.

QUALIFICAÇÃO
Ricardo Santos foi o pole com sua Target Racing, ao fazer 57.672, com Alexandre Paumgartten (Melissa Competições) vindo no segundo lugar com 57.696.
A segunda fila foi formada por Henrique Moreira (Target Racing) e o então líder do campeonato Jesus Neto da BSP Racing.
Fernando Esquitino, Renzo Melzi, Marco Parma, Ricardo Salgueirinho, Pedro Nosaki e Leandro Massari completaram o top 10 dos 18 carros.



CORRIDA 1.
A primeira corrida da noite, começou com Ricardo Santos mantendo a ponta, enquanto Jesus Neto pulou logo na largada na segunda posição.
Alexandre Paumgartten que sofre por não ter um pedal de embreagem em seu equipamento, acabou largando mal e caindo ao 6º lugar.
Ainda na largada também houve um incidente forte, que envolveu Marco Parma (Parma Motorsports), Emerson Czerkawski (HVM Racing Team) e Rodrigo Vieira (W3 Race) que se tocaram ainda envolvendo o carro de Ricardo Salgueirinho (Nitro E-Sports).
Ricardo Santos colocava seu ritmo a toda prova, com Jesus Neto vindo em segundo, enquanto o Peruano Renzo Melzi (Branca Sport Team) vinha no terceiro posto, onde ficou até a 5ª volta quando abandonou.
Mais atrás Paumgertten e Henrique Moreira começavam um duelo pelo terceiro lugar, onde logo atrás Fernando Esquitino (Branca Sport Team) e Ernesto Brock da CTE Racing HVM vinham na sequência.
Até que na 21ª volta um acidente de Brock com Lucas Moraes (Sueze Racing Team) que vinha como retardatário, acabou retirando o gaúcho da disputa.
No final de 26 voltas de corrida, Ricardo Santos liderou todas as voltas e venceu mais uma na temporada, tendo Jesus Neto em segundo lugar, ainda sendo líder, enquanto Alexandre Paumgartten depois de duelo intenso, conseguiu o terceiro lugar.
Henrique Moreira, Fernando Esquitino, Pedro de Oliveira, Cesar Emílio, Emerson Czerkawski, Rodrigo Vieira e Marco Parma completaram o top 10, dos 2

 carros que completaram a corrida 1.



CORRIDA 2.
A segunda prova, começou no entardecer, com Marco Parma e Rodrigo Vieira na primeira fila por causa da inversão de grid.
Logo na largada, Rodrigo Vieira se sai melhor e assume a ponta na curva 1, com Emerson Czerkawski logo no segundo lugar.?
Mais atrás uma confusão, Ricardo Santos acaba se tocando com uma BSP Racing e ao rodar e bater de frente no muro capota seu Seat Cupra Leon, onde Ernesto Brock ao não conseguir desviar é mais um que acaba capotando seu carro em uma confusão generalizada, mas logo a frente, Rodrigo Vieira perdeu o carro na primeira chicane e acabou rodando e indo ao muro antes mesmo da metade da primeira volta.
Com isso tudo, quem se alçou a líder foi Emerson Czerkawski, seguido por Cesar Emílio (Dubla Racing, que ficou em segundo até a 3ª volta.
Pedro de Oliveira foi ao segundo posto e começou a tentar se aproximar de Czerkawski, mas foi quando ao aplicarem uma volta em Jesus Neto que vinha de parada nos boxes, o piloto se atrapalhou ao deixar Czerkawski passar, e acabou acertando Pedro de Oliveira quando rodou na pista.
Melhor para Alexandre Paumgartten que pulou ao segundo lugar.
A partir dai começou uma caçada a Emerson Czerkawski que liderava de pneus Macios e via Alexandre Paumgartten de médios ir se aproximando aos poucos.
Nas voltas finais a situação ficou bem indefinida quando na mesma imagem se via os 3 primeiros colocados muitos próximos.
E no final de mais 26 voltas, Emerson Czerkawski suportou a pressão de Alexandre Paumgartten para vencer a primeira dele na TCR USA, desta temporada, sendo Paumgartten o maior pontuador da etapa. e Pedro de Oliveira fechando com um pódio! mesmo depois do acidente com Jesus Neto.
Henrique Moreira foi novamente o quarto colocado, com a sequencia do top 10 sendo: Renzo Melzi, Fernando Esquitino, Pedro Nosaki, Nicolas Noto, Rodrigo Vieira e Ricardo Salgueirinho.


PROTESTOS E PUNIÇÕES.
Não houve protestos.

CARTEIRA PUNITIVA.
Gustavo Frigotto > 2.50 pts
Fabricio Matheussi > 2.02 pts
Gabriel Pecly > 1.53 pts
Martin Rossi > 1.11 pts
Cassio Zpointer > 1.00 pts
Cristiano Possobon > 1.00 pts
Rodrigo Vieira > 1.00 pts
Leonardo de Souza > 0.75 pts
Alexandre Oliveira > 0.50 pts
Alex Pereira > 0.50 pts
Jackson de Souza > 0.50 pts
Ernesto Brock > 0.41 pts
Gefferson Pereira > 0.38 pts
Gilson Rodrigues > 0.25 pts
Lucas Moraes > 0.25 pts
Thiago de Battisti > 0.21 pts
Bruno Póvoa > 0.13 pts
Emerson Czerkawski > 0.06 pts
Rodrigo Volek > 0.05 pts
Gustavo Alves > 0.03 pts
Marco Parma > 0.03 pts
Vinicius Ritter > 0.02 pts

PONTUAÇÃO PILOTOS.
Com 30 pontos marcados em Gateway, Alexandre Paumgartten alçou a liderança do campeonato, indo a 80 pontos somados, enquanto Jesus Neto com os problemas da segunda bateria e apenas o 11º lugar, foi a 78 pontos ficando com o vice, e o português Ricardo Santos vem com 71 pontos no terceiro posto.


PONTUAÇÃO EQUIPES.
A Target Racing continua líder do campeonato, mas com 132 pontos, quatro a mais que a BSP Racing que tem 128 pontos, enquanto mesmo sozinho no grid, Alexandre Paumgartten coloca a Melissa Competições no terceiro lugar com 80 pontos conquistados.


PROXIMA ETAPA.
Agora a categoria vai ao desafiador circuito de Barber Motorsports Park, que com difíceis curvas, e variação de relevo, promete dar muito trabalho aos pilotos nas disputas.

VT DA ETAPA