A quarta e penúltima etapa da Cisco Air Racing Indy Lights, chegou no difícil traçado de Barber onde a categoria prometia muitos desafios, em meio a suas subidas, descidas e curvas de alto, mesclado a curvas cegas.
Com 18 carros, Romulo Silveira (Sinister Project) conseguiu se manter lider mesmo com a falta em Gateway, o que deixou a briga interessante já que desta vez quem não compareceu foi Jesus Neto (BSP Racing) então vice líder do campeonato.
QUALIFICAÇÃO.
Romulo Silveira foi o pole com 1:06.867, enquanto Alexandre Oliveira (HVM Racing Team) fez 1:07.287, saindo com o segundo lugar.
Thiago Barbosa da Sinister Race Team e Ernesto Brock da CTE Racing HVM formaram a segunda fila.
Matheus Santos, Márcio Rocha, Vinicius de Oliveira, Gustavo Lacerda, Vini Del Vechio e Emerson Czerkawski completaram o top 10.
CORRIDA.
O inicio de prova Romulo Silveira tentou abrir vantagem sobre Alexandre Oliveira que vinha no segundo lugar, seguido por Alexandre Oliveira que se manterem enquanto Ernesto Brock conseguia subir ao terceiro posto na largada.
A primeira amarela da prova veio quando um acidente no esse de alta fez a situação ficar bem complicada precisando da intervenção.
Na relargada Márcio Rocha (Project Cisco Air) que vinha como retardatário largou melhor que Romulo, o que na curva 1, fez a situação embolar e Alexandre Oliveira tocar o piloto da Sinister Project, levando ambos para fora da pista e Ernesto Brock subindo a liderança e Matheus Santos (Cisco Air Racing) e Leonardo Lopes (Sinister Race Team) que vinha em ascensão épica saindo lá dos boxes.
A corrida ainda foi tendo mais bandeiras amarelas, em variados acidentes envolvendo os pilotos, onde em um deles, Emerson Czerkawski (HVM Racing Team) tocou em Gustavo Lacerda (Midas Sanfre Racing Team) onde ficou parado em ponto cego sendo atingido por seu companheiro Vini Del Vechio, Cesar Emilio (Dubla Racing) na sequência.
Na 28ª volta Matheus Santos conseguiu ultrapassar Ernesto Brock que vinha sofrendo com os pneus, e passou a ser atacado por Leonardo Lopes que vinha em forte subida no grid.
Depois de 34 voltas Matheus Santos venceu a corrida, com Leonardo Lopes em segundo lugar muito próximo, Emerson Czerkawski havia completado em terceiro mas sendo punido ao final, com isso Ernesto Brock fechou no podio em sua recuperação no campeonato.
Vinicius de Oliveira, Emerson Czerkawski, Márcio Rocha, Gustavo Lacerda, Pedro Nosaki, Luciano Rocha e César Emílio fechando o top 10.
PROTESTOS E PUNIÇÕES.
N - L.Rocha > T.Barbosa [31:39/43:30] Notificação de Auto Punição.
P - E.Czerkawski > V.de Oliveira [21:07] +10s, N1.
P - M.Rocha > E.Czerkawski [04:32] Indeferido.
P - G.Lacerda > E.Czerkawski [32:30] +30s, N3.
P - Direção > M.Rocha [22:53] +20s, N2.
ANALISE PROTESTO - AQUI
PONTUAÇÃO PUNITIVA.
Cássio Zpointer > 6.13 pts*
Leonardo Lopes > 6.00 pts*
Pablo Parucci > 6.00 pts*
Márcio Rocha > 5.13 pts**
Vinicius de Oliveira > 4.00 pts
Emerson Czerkawski > 3.00 pts
Luciano Rocha > 3.00 pts
Paulo Gouvêa > 3.00 pts
João Belle > 1.50 pts
Jonatan Brochier > 1.50 pts
César Emílio > 1.25 pts
Alexandre Doro > 0.86 pts
Achylles Junior > 0.50 pts
Ernesto Brock > 0.50 pts
Pedro de Oliveira > 0.50 pts
Pedro Nosaki > 0.38 pts
Dani Gomes > 0.25 pts
Victor Angel > 0.25 pts
*Os pilotos que atingiram mais de 6.00 pts na carteira com isso, terão de largar dos boxes na próxima etapa.
**Os pilotos que atingiram mais de 5.00 pts na carteira com isso, terá de não fazer qualificação na próxima etapa.
PONTUAÇÃO PILOTOS.
Vinicius de Oliveira agora é líder com 44 pontos, enquanto Matheus Santos vem na vice liderança com 40 e Emerson Czerkawski vem com 39 pontos no campeonato.
PONTUAÇÃO EQUIPES.
A Cisco Air Racing é já campeã de equipes com 84 pontos, enquanto a HVM Racing Team vem com 44 pontos, e a Project Cisco Air vem no terceiro lugar com 39.