Romulo Silveira vence a final, mas quem leva é Vinicius de Oliveira a temporada da Cisco Air Indy Lights


A Ultima etapa da Cisco Air Indy Lights, enfim chegou ao belo traçado de Watkins Glen, um traçado icônico de curvas que vão de rapidas a lentas, e ainda com a alta velocidade em seu DNA.

Com 18 carros na etapa final, 10 pilotos tinham alguma chance matemática delo titulo.

QUALIFICAÇÃO.
Romulo Silveira (Sinister Project) era um dos principais postulantes, e fez a pole com um temporal de 1:28.606, enquanto seu companheiro da Sinister Race Team Thiago Barbosa fez 1:29.014.
A segunda fila teve Jesus Neto (BSP Racing) e Ernesto Brock da CTE Racing HVM.
Matheus Santos, Alexandre Oliveira, Vinicius de Oliveira, Tarso Marques, Vini Del Vechio e Leon Lima completaram o top 10.


CORRIDA.
Dada a largada as tradicionais confusões da curva 1 começou quando Ernesto Brock bateu na traseira de Thiago Barbosa e acabou gerando um super acidente envolvendo varios carros.
Com a amarela, os carros puderam  se reagrupar, e com a nova largada, parece que não era dia de Ernesto Brock que ao se assustar com um carro que se moveu, se perdeu na freada e tentou jogar na parte interna da pista, mas rodando, acabou indo em cheio no carro de Leon Lima (Project Cisco Air) gerando mais uma confusão.
Na sequencia nova amarela, depois que Jesus Neto pegou uma zebra e bateu forte ficando no meio da pista e não tendo espaço para desviar, Luciano Rocha (#268 Racing) acertando o piloto mineiro.
Com isso a corrida ia se amarrando e ajudando aos pilotos tentarem a estratégia de não parar até o final da corrida.
Dada a relargada, Romulo Silveira seguia lider, enquanto Matheus Santos vinha em segundo e Vinicius de Oliveira (Cisco Air Racing) no terceiro posto, e lutando de forma direta com Romulo Silveira pelo titulo.
Com a amarela do acidente de Cesar Emilio (Dubla Racing) os pilotos tiveram a certeza que iriam até o fim com seu combustivel.
Dada a relargada começou a parte final da prova, onde Romulo Silveira não dava espaço para perder a liderança e via Vinicius de Oliveira sendo escoltado por Márcio Rocha (Project Cisco Air) que via uma forte aproximação de Emerson Czerkawski, onde se o piloto da HVM Racing Team conseguisse passar pelos 2, o titulo iria para as mãos de Romulo.
Só que ai na volta 22 um toque entre Czerkawski e Márcio Rocha deixou Vinicius mais tranquilo nesse parte.
Pouco depois foi a vez de Jair Oliveira (Soul Drivers Team AV) bateu forte na ultima curva, causando nova amarela, e assim celando o final da prova.
Romulo Silveira sai como vencedor, com Matheus Oliveira em segundo e Vinicius de Oliveira em terceiro e mesmo sem vitórias saindo como campeão!
Luciano Rocha em boa recuperação foi o quarto colocado.
Alexandre Oliveira, Pedro Nosaki, Gustavo Lacerda. Leon Lima, Cassio Zpointer e Márcio Rocha completaram o top 10, dos 13 pilotos que fecharam a corrida.



PROTESTOS E PUNIÇÕES.
P - M.Rocha > E.Czerkawski [48:50] +30s, N3.
P - L.Lima > E.Brock [13:24] +20s, N2.
P - L.Lima > A.Oliveira [45:41] Indeferido.
P - Direção > T.Barbosa [04:33] DQ (capotagem)

ANALISE PROTESTO - AQUI

CARTEIRA PUNITIVA.
Cássio Zpointer > 6.13 pts
Emerson Czerkawski > 6.00 pts
Leonardo Lopes > 6.00 pts
Pablo Parucci > 6.00 pts
Márcio Rocha
 > 5.13 pts
Vinicius de Oliveira > 4.00 pts
Luciano Rocha > 3.00 pts
Paulo Gouvêa > 3.00 pts
Ernesto Brock > 2.50 pts
João Belle > 1.50 pts
Jonatan Brochier > 1.50 pts
César Emílio > 1.25 pts
Alexandre Doro > 0.86 pts
Achylles Junior > 0.50 pts
Pedro de Oliveira > 0.50 pts
Pedro Nosaki > 0.38 pts
Dani Gomes > 0.25 pts
Victor Angel > 0.25 pts

PONTUAÇÃO PILOTOS.
Vinicius de Oliveira mesmo sem vencer, mas com boa consistência no campeonato, saiu campeão com 58 pontos, enquanto Romulo Silveira ficou a um misero ponto de conquistar o titulo em sua estréia na VORC Series.
Matheus Santos completou em terceiro lugar no campeonato com 56 pontos.



PONTUAÇÃO EQUIPES.
A Cisco Air Racing saiu campeã com 114 pontos, com o dobro de pontos que a Sinister Project ficando com 57 e a HVM Racing Team fechando a temporada com 56 pontos conquistados.



PROXIMA TEMPORADA.
Agora a categoria dá lugar enfim a Indycar Series, que virá com o Dallara IR18 depois de 3 eventos com o carro ao longo de 2023.
A categoria virá com setup fixo em sua primeira temporada e corridas pulando de 50 minutos para 60 minutos.

VT DA ETAPA.