Reta
final de campeonato! A Vorc Series realizou nesta sexta feira (24/03/2017) a
penúltima etapa da temporada da Clio Cup nas ruas de Surfers Paradise, subúrbio
da cidade de Gold Coast na Austrália. Vinte e um pilotos deixaram as belíssimas
praias australianas de lado para se aventurar entre os apertados muros e
chicanes deste desafiador circuito de rua em duas baterias agitadíssimas. Em
jogo nada mais que a possibilidade título antecipado para Gustavo Frigotto.
Classificação
O elevado nível de dificuldade imposto pelo traçado de
Surfers Paradise provocou a maior diferença de desempenho vista nos tempos de
volta entre os pilotos até aqui. Embora os ponteiros, como de costume, tenham
mantido um desempenho muito próximo, a diferença entre a volta da pole e volta
mais lenta dada durante a classificação ficou na casa de 7 segundos.
Entre os ponteiros Gustavo Frigotto, único piloto com
possibilidade de sagrar-se campeão por antecipação nesta etapa, começou bem a
noite e faturou a pole position com uma impecável volta de 1:21.845 ampliando
ainda mais sua vantagem ao conquistar o ponto extra pela volta mais rápida,
Rafael Borgosman fechou a primeira fila com uma volta de 1:21.946. Caio Russi
abriu a segunda fila com o tempo de 1:22.046, tendo ao seu lado Leandro Werle
(1:22.133). Carlos Barreto (1:22.178), Thiago Procópio (1:22.914), Anderson
Medeiros (1:23.164), Emerson Czerkawsky (1:23.615), Diogo Souto (1:24.250) e
Ricardo Senior (1:25.287) fecharam o top 10.
1ª Bateria
A primeira bateria começou com Rafael Borgosman pulando bem
na largada e assumindo a liderança seguido de perto por Gustavo Frigotto, Caio
Russi e Carlos Barreto. Apesar da largada relativamente tranqüila não demorou
muito para que os primeiros incidentes começassem a surgir.
Ainda no giro inicial Diogo Souto inaugurou os trabalhos e
espancou sua HVM no muro ao errar a tangência de uma curva, na volta seguinte
foi a vez de Geraldo Max e Roni Champ baterem praticamente ao mesmo tempo no
ponto de saída da chicane após a reta principal. Emerson Czerkawsky, Thiago
Procópio e Carlos Barreto engordaram a lista de acidentes nas voltas iniciais.
A primeira bateria se tornou uma corrida de sobrevivência e
nem mesmo Gustavo Frigotto escapou ileso. O líder do campeonato, em sua
perseguição a Rafael Borgosman, se tornou mais uma vítima da temida chicane e
capotou. Por sorte o piloto conseguiu continuar na corrida, ainda que como
carro bastante avariado e agora ocupando a sexta posição.
Beneficiado pelo acidente de Frigotto, Caio Russi assumiu a
segunda posição e sentiu que era a o momento certo de apertar o ritmo para
pressionar o líder. Volta a volta o piloto do Racer Clube vinha tirando a
vantagem construída por Rafael Borgosman, que acabou errando e tocando o muro
na saída da chicane abrindo espaço para a manobra de ultrapassagem de Caio
Russi.
O novo líder da corrida, um dos poucos pilotos a completar a
prova com o carro intacto, mostrou ter mais ritmo e abriu considerável vantagem
nos minutos finais para garantir a vitória na primeira bateria, além de
conquistar o ponto extra pelo maior número de voltas lideradas (10). Rafael
Borgosman e Medeiros completaram em segundo e terceiro respectivamente. Thiago
Procópio resistiu à pressão final de Gustavo Frigotto para cruzar a linha de
chegada em quarto, enquanto o piloto da Minardi Team HVM encerrou sua participação na
corrida inicial na quinta posição e garantiu o ponto adicional pela volta mais
rápida da corrida (1:21.680). Carlos Reina, Leandro Werle e Tarso Marques
completaram os oito primeiros que inverteram o grid para segunda bateria da
noite.
O ponto extra pelo maior número de posições ganhas durante a
corrida foi para Wendel George (9 posições).
Abandonos: Carlos Barreto, Ricardo Senior, Júnior Ferreira,
Geraldo Max, Roni Champ, Raphael Arqueti, Neto Silva e Wendel George.
No dia seguinte ao evento a administração da liga aplicou as
seguintes penalizações por excessos quanto ao uso da pista além de seus
limites na curva 1.
Punições da 1ª Bateria
Rafael Borgosman = acréscimo de 50 segundos
Gustavo Frigotto = acréscimo de 45 segundos
Diogo Souto = acréscimo de 15 segundos
Neto Silva = acréscimo de 10 segundos
Anderson Medeiros = acréscimo de 5 segundos
Thiago Procópio = acréscimo de 5 segundos
Já computadas as penalizações o
resultado oficial da 1ª Bateria foi:
2ª Bateria
Pilotos
a postos para o início da segunda bateria. Tarso Marques e Leando Werle
encabeçando o pelotão. As luzes verdes se acendem e Tarso Marques fez uma
belíssima largada, pulando a frente com propriedade. Leando Werle não
comprometeu e manteve a segunda posição, enquanto Gustavo Frigotto assumiu o
terceiro posto ao largar melhor que Carlos Reina. O grid se agigantava para
cima da temida chicane e, desta vez, a confusão foi grande. Em um acidente
múltiplo, Thiago Procópio, Rafael Borgosman e Caio Russi se enroscaram e o
carro de Borgosman acertou a barreira, seu carro ficou atravessado na pista e
foi atingido em seguida por outros carros. Os pilotos seguiram, mas com seus
carros bastante danificados, já Thiago Procópio acabou abandonando.
Ainda
na primeira volta uma seqüência de eventos definiria o futuro da corrida. O
líder, Tarso Marques enfrentou problemas de conexão e caiu do servidor, com
isso Leandro Werle assumiu a ponta por alguns segundos, isso porque o piloto
atacou demais a zebra, seu Clio inclinou sobre duas rodas e foi escorar no
muro, com isso Gustavo Frigotto, que vinha em terceiro, ganhou duas posições de
mão beijada e assumiu a liderança da corrida. Leandro Werle ainda perdeu
posição para Anderson Medeiros e Carlos Reina em virtude do erro cometido.
A
segunda bateria seguiu tão acidentada quanto a primeira. Após parar nos boxes
para reparar seu carro, Borgosman se acidentou novamente, desta vez sozinho e
abandonou a prova.
Após
os conturbados primeiros cinco minutos de corrida os pilotos se realocaram na
pista e a distância entre eles ficou um pouco mais espaçada do que na bateria
anterior. Algumas disputas por posições aconteciam em pontos específicos, como
na quinta posição em uma briga caseira entre as BSP de Atos Domani e Neto
Silva. O campeão da temporada passada, mesmo com carro avariado conseguiu
pressionar seu parceiro de equipe e efetuar corajosa manobra de ultrapassagem
para assumir a quinta colocação.
Outro
foco de disputa se desenhava na sétima posição com Wendel George sendo seguido
de perto por Emerson Czerkawsky e Carlos Barreto. No fim da reta principal
Czerkawsky se lançou para fazer ultrapassem sobre Wendel, contudo a manobra de
ultrapassagem foi concluída apenas parcialmente, pois o Clio de Emerson chegou
muito veloz na chicane e tocou o anti cut vindo a capotar de forma espetacular.
Na
volta seguinte Anderson Medeiros também sofreu ao passar por um anti cut na
mesma chicane e viu seu carro sob duas rodas. Melhor para Leandro Werle, que
perseguia o piloto de perto e assumiu a segunda colocação.
Com
a corrida se aproximando do fim, Gustavo Frigotto e Caio Russi, embora em
pontas opostas do grid, por estarem com pista livre a sua frente estabeleceram
uma disputa acirrada para ver quem ficava com a volta mais rápida da bateria. E
quem levou a melhor foi o bicho papão da categoria, Gustavo Frigotto ficou com
os pontos extras pela volta mais rápida (1:21.907) e o maior número de voltas
lideradas (19) e, como não poderia deixar de ser venceu a segunda bateria com
imensa tranqüilidade, sagrando-se assim, de forma antecipada o grande campeão
da temporada.
Leandro
Werle terminou em segundo, com Anderson Medeiros em terceiro fechando o pódio.
Neto Silva completou a prova na quarta colocação, seguido por Wendel George,
Atos Domani, Carlos Barreto, Caio Russi, Wagner Antonelo e Raphael Arqueti
fechando o top 10.
Carlos
Barreto garantiu a pontuação extra como top climber da bateria (16 posições).
Não
completaram a etapa: Thiago Procópio, Tarso Marques, Rafael Borgosman, Diogo
Souto, Ricardo Senior, Alisson Zanoni e Carlos Reina.
No dia seguinte ao evento a administração da liga aplicou as
seguintes penalizações por excessos quanto ao uso da pista além de seus
limites.
Punições da 2ª Bateria
Gustavo Frigotto = acréscimo de 20 segundos
Anderson Medeiros = acréscimo de 10 segundos
Emerson Czerkawsky = acréscimo de 5 segundos
Já computadas as penalizações o
resultado oficial da 2ª Bateria foi:
No campeonato de pilotos Frigotto confirmou seu título, porém ainda há uma forte briga em aberto entre Caio Russi, Neto Silva e Carlos Barreto pela briga do vice campeonato.
No de equipes a Minardi Team HVM também saiu com o título sendo o terceiro título consecutivo de uma equipe da HVM Racing.
A Vorc Series retorna no dia 07/04 para a última etapa do
campeonato no circuito de Nurburgring na Alemanha.
Texto por Raphael Arqueti.
VT da Etapa: