Com final digno de filme de suspense, Andre de Carli vence em Road America e sai como lider da temporada.


A VORC Series chegou a clássica pista de Road América, localizada em Elkhart Lake, para realizar a segunda etapa do campeonato Ford x Ferrari e que contou com 30 pilotos no grid. Contando com um traçado dotado de muitas retas, a tendencia de uma corrida em full green se colocou em pratica, com o final de prova sendo de forma alucinante em virtude das estratégias na corrida.

Qualificação:
Depois de um domínio da Ford na primeira etapa, John Martins (#268 Motorsport) colocou a Ferrari na ponta no treino classificatório, com o tempo de 1:58.015, seguido do até então líder do campeonato, Fabrício Matheussi (V-Horse Racing Team) com seu Ford.
Quase 1s atrás, na segunda fila, tínhamos Ricardo Prediguer (Ford) e Alisson Borges (Ferrari) e André de Carli (Ford) com Jesus Neto (Ferrari) na terceira. Cadu Maciel (Ford), Thallisson Santos (Ferrari), Ernesto Brock (Ferrari) e Tonga Guardia (Ferrari) fechavam os 10 primeiros dos 22 que registraram tempos.



Corrida:
Antes mesmo da largada tivemos a primeira baixa, com a Ferrari de Jesus Neto (BSP Racing) não conseguindo alinhar e ficando de fora.
A largada ocorreu sem grandes problemas apesar de algumas pequenas rodadas e batidas e ainda na primeira volta Fabrício Matheussi (Ford) assumiu a ponta ao ultrapassar John Martins (Ferrari). As disputas seguiam intensas, principalmente no meio do grid e na oitava volta Marcelo Nunes (Ford) recolheu aos boxes e abandonou a prova.
Quase na metade da prova tivemos a primeira rodada de pit stops, mas sem grandes alterações nas posições. Jonathan Brochier (Ferrari) foi mais um que teve que abandonar, pois teve problemas em seu pit stop e não conseguiu reabastecer seu carro.
Na metade da prova os dez primeiros eram Fabrício Matheussi (Ford), John Martins (Ferrari), Ricardo Prediger (Ford), André de Carli (Ford), Cadu Maciel (Ford), João Hebert (Ford), Ernesto Brock (Ferrari), Thallisson Santos (Ferrari), Tonga Guardia (Ferrari) e Eduardo Melo (Ferrari).
Na 18.ª volta foi a vez de Carlos Maciel (Ford) recolher aos boxes e abandonar depois de uma batida no muro.
Com 15 minutos para o final começou a segunda rodada de pit stops e a dúvida era fazer apenas um splash and go ou trocar os pneus também. Tiago Pizane (Ford) não fez nenhum dos dois e abandonou com pane seca.
Na penúltima volta instaurou o caos na pista, começando com Ricardo Prediger (ford) que era o segundo colocado e teve um pneu traseiro furado. Logo na sequência, o líder Fabrício Matheussi (Ford) teve o mesmo destino. Na última volta foi a vez de João Hebert (Ford) e Vinícius Gonçalves (Ford) abandonarem por pane seca.
Assim, depois de toda essa confusão e com 31 voltas completadas, André de Carli (Kings of Asphalt) levou a Ford a mais uma vitória, assumindo a liderança do campeonato. John Martins (#268 Motorsport) foi a única Ferrari no pódio com a segunda posição e Cadu Maciel (Ford) foi o terceiro, também com um pneu furado após se envolver em um acidente com Ricardo Prediger (Ford) na reta oposta. Na sequência vieram Eduardo Melo (Ferrari), Luciano Rocha (Ford), Ernesto Brock (Ferrari), Fabrício Matheussi (Ford), Tonga Guardia (Ferrari), Alisson Borges (Ferrari) e Thallisson Santos (Ferrari) fechando os 10 primeiros que pontuaram na etapa.
Um total de 23 carros cruzaram a linha de chegada numa prova com disputas do início ao fim e sem bandeira amarela.

André de Carli falou sobre a vitória.

"Foi uma corrida muito difícil. Andei economizando a corrida inteira pensando numa estratégia de uma para, e conforme foi chegando ao final vi que não iria ser possível. Por sorte, economizando combustível, também economizei pneu, e isso foi o que no final acabou me dando a vitória.

Gostaria de agradecer ao meu time, a Kings of Asphalt, a minha família, a Aldrey e os nossos patrocinadores."



Protestos e Punições:
C.Gomes > M.Rossi - [+20s, N2] Toque em outro piloto o fazendo rodar.
E.Barina > F.Paredes - [Indeferido] O piloto estava com um problema técnico, nao foi feito uso de farol de forma proposital.


Carteira de punições:



Pontuação pilotos:

André de Carli se aproveitando bem de sua estratégia assumiu a liderança do campeonato com 27 pontos, enquanto Fabricio Matheussi agora vem com 19 pontos na vice liderança. Luciano Rocha aparece em terceiro no campeonato com 14 pontos.



Pontuação equipes:

A Kings of Asphalt assume a liderança do campeonato com 27 pontos, enquanto V-Horse Racing Team aparece na vice liderança com 19, a #268 Racing é a terceira colocada com 14 pontos conquistados.



Próxima etapa:
Agora a categoria vai a Europa para a Itália casa da Ferrari, com a etapa em Mugello que é um traçado bastante técnico e com certeza dará uma corrida super movimentada, tanto em pista, quanto nas estratégias.