Na terra dos cangurus, Endurance Series Oceania começa com surpresas.

A Primeira etapa da Cisco Air Endurance Series Oceânia aconteceu em Eastern Creek no traçado australiano localizado em Sidney, contando com uma pista de quase 4 km foram 26 carros, contando com as classes DPi e GTD.

Com duas amarelas, a prova teve um final bem interessante com uma relargada a 5 minutos do final.

QUALIFICAÇÃO.
A qualificação em volta única, contou 21 pilotos realizando tempos.
DPi.
Na DPi a pole ficou com Fabricio Matheussi (4EverBr) que cravou o tempo de 1:17.048, tendo Leonardo de Souza da Kemba Racing vindo na segunda colocação com 1:17.139.
Ernesto Brock e Gabriel Pecly completaram os pilotos que fizeram tempo.

GTD.
Já na GTD, a pole ficou com Luiz Lemos (Cisco Air Racing 2) que fez 1:25.190, colocando quase 1 segundo de vantagem em Renan Mello da 4EverBr que fez 1:26.079.
Julio Cesar, Elisio Netto e Alexandre Oliveira completaram o top 5 na categoria.


CORRIDA.
DPi.
Na classe mais rápida, a corrida foi intensamente movimentada, contando com 3 lideres diferentes, entre eles a briga mais intensa entre Fabricio Matheussi e Leonardo de Souza, a sequencia trouxe Ernesto Brock andando bem com sua HVM Racing Team, mas dificuldades quando Gabriel Pecly (Hoperarios Bravo Racing) assumiu a ponta e vinha se defendendo dos ataques do gaúcho.
Ao final de 58 voltas Gabriel Pecly se aproveitou bem das situações e leva a primeira etapa, com Leonardo de Souza em segundo e Ernesto Brock em terceiro após herdar a terceira posição do punido Fabricio Matheussi que foi o quarto. Francisco Costa ainda colocou a Cisco Air em quinto dos que terminaram na classe.

GTD.
A categoria também teve uma corrida movimentada, contando com 3 lideres diferentes, e foi bem constante durante a prova, com Luiz Lemos liderando a primeira parte, na sequencia sendo superado por Julio Cesar.
A partir da volta 24 quem veio para a liderança foi Elisio Netto (Cisco Air Racing 3) que acabou indo até o final, após um azar duplo de Julio Cesar e Luiz Lemos que tiveram de ir aos boxes com ele ainda fechado por pane seca. Com isso Elisio Netto cruzou a linha de chegada em primeiro, vencendo a abertura da temporada, seguido de Julio Cesar que fez um final de prova insano e se recuperou para fechar em segundo lugar. Renan Mello havia sido o terceiro, mas acabou punido e caiu para 8º, com isso Marcio Rocha foi o terceiro e, seguindo completando o top 10: Cyro Santana, Luiz Lemos, Alexandre Oliveira, Jonatan Brochier, Renan Melo, Vinicius Gonçalves e Victor Angel.


PROTESTOS E PUNIÇÕES.
P – V.Angel > F.Barreto [45:35] Indeferido, não foi encontrado nada no lance. Provável erro de informação.
P – A.Oliveira > F.Barreto [60:59] +20s, N2 – Acidente.
P – L.de Souza > F.Matheussi [77:46] +10S, N1 – Não respeitar o limite de velocidade imposto pelo diretor de prova, e acabou saindo de 80 a 114km/h na reta antes de entrar nos boxes.
P – F.Costa > G.Alves [03:58] +30s, N3 – Largada sem limitador, considerado lance antidesportivo por tentar se beneficiar se utilizando de artificio errado.
P – M.Rocha > J.Cesar [92:16] Indeferido, apesar da mudança de direção, o piloto estava atacando o da frente e não se defendendo dele.
P – M.Rocha > R.Mello [92:16] +10s, N1 – Mudança de trajetória mais de uma vez (esquerda, direita e voltando a esquerda)
P – F.Costa > G.Alves [22:57] +30s, N3 – o piloto executa um Bump Draft em 1 carro da GTD para tentar auxilia-lo a ultrapassar outro GTD. Manobra totalmente ilícita e com isso antidesportiva.
P – Direção > J.Palauro [22:57] 40s, N4 – Ultrapassagem irregular + atitude antidesportiva por se aproveitar do Bump Draft e ultrapassar o outro GTD.

*Em virtude dos 60s na carteira o piloto Gustavo Alves foi desclassificado da corrida.
**Em virtude dos 2 incidentes considerados antidesportivos o piloto Gustavo Alves está excluído do campeonato, e para participar deste tipo de evento/campeonato novamente precisará de permissão especial.
***Filipe Barreto, ficará sem qualy na próxima etapa. Pois pelo abandono não teve sua punição adicionada ao tempo final de prova.

PONTOS NA CARTEIRA
Gustavo Alves > 6 pts
John Palauro > 4 pts
Filipe Barreto > 2 pts
Fabricio Matheussi > 1 pt
Renan Melo > 1 pt

PONTUAÇÃO DPI.
PILOTOS.
Gabriel Pecly inicia a temporada como líder do campeonato com 15 pontos, seguido de Leonardo de Souza com 12 e Ernesto Brock com 10.


EQUIPES.
A Hoperários Bravo Racing sai como líder com 15 pontos, empatada com a HVM Racing Team. Em terceiro lugar vem a Kemba Racing com 12 pontos.


PONTUAÇÃO GTD.
PILOTOS.
Elisio Netto é líder com 15 pontos, seguido de Julio Cesar que inicia com 12.
Marcio Rocha é o terceiro colocado com 10.


EQUIPES.
A Cisco Air Racing 2 começa como líder, com 16 pontos. A equipe Cisco Air Racing 3 aparece com 15 empatada com a 4EverBr.


PROXIMA ETAPA.
Agora a categoria vai ao desafio no traçado de Adelaide, circuito de rua, com trechos bem interessantes passando do travado, a uma reta com uma curva super perigosa.


VT da ETAPA.