A primeira etapa da Lancer Cup Sudam da VORC Series chegou com 22 carros para a primeira etapa, contando com uma novidade que é a corrida de 50 minutos divididos em duas categorias com pilotos usando os Lancer RS e R para o campeonato.
QUALIFICAÇÃO.A pole ficou Jesus Neto (BSP Racing) que fez o tempo de 1:57.403, enquanto Pedro de Oliveira também da BSP e retornando a VORC Series fechou a segunda fila com 1:57.575.
Ernesto Brock (HVM Racing Team) e Alexandre Oliveira (CTE Racing HVM) formaram a segunda fila.
Leonardo de Souza, Paulo Rodrigues, Dani Gomes e Emerson Czerkawski completaram os 8 carros da categoria RS.
Na R a pole ficou com Gefferson Pereira (Team Brasil Racing) que fez 2:03.343, seguido pelo argentino Martin Rossi (Rossi Competicione) que correu em seu pais.
Cassio Zpointer (Dubla Racing) e o peruano Alex Dance (Tacna Racing) formaram a segunda fila.
Cyro Santana, Thiago de Battisti, Philipe Pacheco, Cesar Emilio, Marcelo Vieira e Rodrigo Volek completaram os 10 dos, 14 carris da R que estavam no grid.
CORRIDA.
Com largada tranquila nas primeiras curvas, os pilotos da RS saíram ilesos, já na R um incidente entre Marcelo Vieira (Parma Motorsports) e Rodrigo Volek (Kemba Racing) que acabou gerando os abandonos de Emerson Barina (Herdez Competition), André Sutti (Parma Motorsports) César Emílio (Dubla Racing) e o próprio Volek.
Nessa bandeira amarela, os únicos a ir nos boxes foi Emerson Czerkawski (HVM Racing Team) e o acidentado Marcelo Vieira que podiam tentar estratégias diferentes.
Com a relargada Pedro de Oliveira e Jesus Neto conseguiram disparar na frente onde ficaram por vezes revezando a ponta da prova trocando vácuo e se ajudando a distância na frente.
Com o inicio das paradas os pilotos começaram os dilemas das estratégias, o primeiro a ir aos boxes foi Ernesto Brock que trocou 4 pneus, com a sequencia Leo de Souza (Kemba Racing) indo para a troca apenas dos dianteiros.
Quanto isso Emerson Czerkawski vinha tentando levar seu carro até o final sem parar, com as paradas de Jesus Neto e Pedro de Oliveira Alexandre Oliveira virava uma incógnita por levar o carro adiante.
Enquanto isso na R um duelo entre Gefferson Pereira e Martin Rossi ganhou forma durante o início de prova com a parada de Martin Rossi deu tranquilidade ao piloto da Team Brasil Racing.
Cassio Zpointer e Cyro Sant’Ana (4EverBr e-Sports) chegaram a andar em segundo antes das suas paradas.
Ao final de 52 minutos de corrida, Pedro de Oliveira foi o vencedor na RS com 25 voltas completadas, enquanto Jesus Neto e Alexandre Oliveira completando o pódio na RS.
Dani Gomes, Leonardo de Souza, Ernesto Brock, Paulo Rodrigues e Emerson Czerkawski completaram a etapa na RS.
Gefferson Pereira foi o vencedor na RS, com uma corrida impecável e sem fazer parada, enquanto Martin Rossi foi o segundo colocado em casa, fechando o pódio, o piloto Cassio Zpointer completou.
Marcelo Vieira, Cyro Sant’Ana Márcio Rocha, Thiago de Battisti, André Sutti, Philipe Pacheco completaram a prova.
PROTESTOS E PUNIÇÕES.
Não houve protestos e punições.
PONTUAÇÃO CARTEIRA PUNITIVA.
João Pedro > 2 pts
Martin Rossi > 1,75 pts
Emerson Czerkawski > 0,88 pts
Rodrigo Volek > 0,75 pts
Ernesto Brock > 0,50 pts
Gabriel Pecly > 0,38 pts
Gustavo Alves > 0,38 pts
Marco Parma > 0,38 pts
Vinicius Ritter > 0,25 pts
Fabricio Matheussi > 0,25 pts
Thiago de Battisti > 0,25 pts
PONTUAÇÃO
CATEGORIA RS PILOTOS.
Pedro de Oliveira começa como líder da temporada com 25 pontos, seguido por Jesus Neto com 20 e Alexandre Oliveira com 16 pontos conquistados.
CATEGORIA RS EQUIPES.
A BSP Racing começa como líder do campeonato com 45 pontos, enquanto a HVM Racing Team vem com 18 pontos conquistados e a CTE Racing HVM com 16 pontos.
CATEGORIA R PILOTOS.
Gefferson Pereira começa com 25 pontos, contra 20 de Martin Rossi e 16 pontos para Cassio Zpointer.
CATEGORIA R EQUIPES.
A Team Brasil Racing começa como líder com 25 pontos, e a Rossi Competicione fez 20 pontos conquistados, e a Parma Motorsports vem na terceira posição com 19 pontos.
PRÓXIMA ETAPA.
Agora a categoria atravessa as cordilheiras e vai ao Chile para a segunda etapa em Interlomas, um circuito relativamente curto com 2.745 km, um circuito com bastante elevações que deve dar trabalho para os pilotos nas ultrapassagens.
Link para transmissão segunda etapa: AQUI
VT DA ETAPA.